fbpx

3 coisas que você precisa saber sobre contabilidade para PMEs

 em Contabilidade

Saiba como a contabilidade para PMEs pode ajudar sua empresa a crescer

De ter uma ideia a transformá-la em realidade há um longo caminho a ser percorrido. Isso diz respeito não apenas às questões de validação de um produto, serviço, mercado ou modelo de negócio, mas também em relação às questões burocráticas que, em muitos casos, restringe a obtenção de sucesso pelo empreendedor.
Isso se deve ao fato na grande parte dos casos da falta de conhecimento do empreendedor sobre algumas questões legais e, por isso, as taxas de mortalidade de empresas em nível inicial são tão altas. Para que você fuja das estatísticas e obtenha sucesso em seu negócio, é preciso se informar e até mesmo contar com profissionais que detenham os entendimentos necessários para encontrar as melhores alternativas para que sua empresa decole.
Assim é com as questões contábeis e de abertura legal da empresa e, por isso, a figura de um contador é indispensável para o negócio. Pensando nisso, selecionamos 3 coisas sobre contabilidade para PMEs que você precisa saber:

O que nunca te falaram sobre contabilidade para PMEs

Toda empresa precisa de um contador

Toda empresa no Brasil precisa contar com uma pessoa que possua um CRC para ser a ponte entre o negócio e o governo. O CRC é o número do conselho regional que representa um profissional contábil. No caso das PMEs, é mais comum e indicado que se recorra a empresas especializadas, para reduzir custos operacionais.
Essa empresa ajudara nas questões burocráticas referentes ao negócio a fim de auxiliá-lo a obter os balanços financeiros necessários, declarações exigidas pelos órgãos governamentais, balanço patrimonial, dentre outras questões indispensáveis para acompanhar a saúde financeira do negócio.

É melhor ter um contador desde a abertura da empresa

Saber quais são os documentos necessários, o melhor regime tributário, como elaborar e o que deve constar no contrato social, saber as leis que regem cada modalidade de negócio para a emissão de notas fiscais, declaração de imposto de renda, dentre outros é uma tarefa bem complexa para quem não possui experiência contábil. Por isso, o melhor a se fazer é contar com um profissional contábil desde o momento de formalização do negócio.
Isso garantirá a redução do retrabalho e até mesmo dos impostos a serem pagos. Nesse sentido é válido buscar por empresas ou profissionais com expertise na área de atuação do seu negócio. Assim, garante conformidades com a lei e evita problemas de cunho legal que podem resultar em multas, por exemplo.

Organização contábil é indispensável para a saúde financeira do negócio

Sem organização não é possível acompanhar a saúde financeira do negocio. Por isso a contabilidade para PMEs tem um papel fundamental decisório para o futuro delas. Com o auxílio de um profissional contábil você garante que todos os controles de sua empresa sejam rigorosamente atualizados. Além disso, tem acesso a balanços financeiros, situação do capital de giro e acompanhamento do fluxo de caixa. Esses, auxiliarão na tomada de decisões sobre investimentos, necessidade de corte de gastos e até mesmo identificar problemas relacionadas à receita do negócio.


E você, como tem lidado com a contabilidade para PMEs? Já conta com um contador especializado em seu tipo de negócio para auxiliá-lo a alavancar a sua empresa? Aproveite os comentários abaixo para compartilhar e esclarecer dúvidas! Ajude a melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de um homem mexendo em documentos e olhando com lupa, representando o momento de regularizar sua empresaPessoas segurando uma faixa, representando a abertura de uma empresa