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4 dicas para elaborar o budget anual da sua empresa

O que você verá neste artigo:

O budget anual de uma empresa é o orçamento previsto para o ano. Ou seja, a relação de todas as previsões de despesas, ganhos, lucros e investimentos que acontecerão naquele ano. Muito comum em grandes empresas, elaborar um budget anual é importante também para empresas de pequeno e médio porte.

Geralmente ele é elaborado no final de um ano, com o objetivo de antever o que acontecerá no ano seguinte. Por meio dele é possível enxergar melhor as finanças da empresa, aprender com os acontecimentos do ano que encerrou e, até mesmo, identificar oportunidades de crescimento. Veja 4 dicas para elaborar o budget anual da sua empresa.

4 DICAS INFALÍVEIS PARA ELABORAR O BUDGET ANUAL DA SUA EMPRESA COM SUCESSO!

Chame o contador para lhe ajudar a definir o budjet anual

É imprescindível que o contador faça parte da elaboração do documento. Envolvê-lo no planejamento anual deve ser o primeiro passo deste trabalho. Isso porque ele tem um conhecimento profundo acerca das finanças da empresa e poderá apontar caminhos estratégicos que ajudarão a aumentar os ganhos.  Da mesma forma, o contador poderá calcular as variações de receitas, despesas e taxas ao longo do ano.

Defina seu preço médio

Definir o preço médio envolve uma série de fatores externos à empresa. Ele representa o cálculo da média de preços do produto ao longo do próximo ano. Empresas de pequeno porte geralmente não controlam o preço do seu produto, pois estão sujeitas ao comportamento do mercado. Nestes casos, o contador auxilia em uma série de estudos que envolvem as variações do mercado, câmbio, taxas e impostos.

Estipule uma meta de vendas

A previsão de vendas do ano está diretamente ligada aos objetivos da empresa para aquele ano. Além de condições de mercado, ela envolve uma série de fatores internos. Para previsões de aumento nas vendas, é preciso estar atento à capacidade da empresa em gerir as mudanças na produção, logística, recursos humanos etc.

Nesta etapa é importante que empresário e contador estejam em posse de dados históricos sobre a empresa e o mercado. Sazonalidades e taxa esperada de crescimento serão fundamentais, assim como um plano de ação para o caso de demanda maior ou menor que a esperada.

Pense nos custos

A previsão de custos passa por todos os setores da empresa. Desde os custos fixos, como folha de pagamento, aluguel, impostos, até os custos que a nova meta de vendas trará. Portanto, o planejamento de gastos deve estar alinhado aos cenários previstos para todo o ano, respeitando metas, sazonalidades, previsões de inflação e outros custos ligados direta ou indiretamente à produção.

A partir destes passos, a elaboração de um plano anual de investimentos da sua empresa permitirá enxergar os rumos que o negócio tomará no ano seguinte, para fechar um budget anual. Quando bem desenvolvido, o planejamento anual trará diferentes cenários e qual a melhor forma de agir frente as seguintes situações: dentro da normalidade, crescimento acima do previsto e um cenário pessimista.  Preparar um plano anual ajuda a manter o objetivo da empresa sempre claro. Agindo desta forma, você terá segurança nos momentos de tomada de decisão.


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