fbpx

5 dicas para identificar se você contratou um bom contador

 em Contabilidade

Contratar um bom contador é indispensável para garantir que sua empresa continue regularizada e crescendo. Alguns indícios servem para mostrar se a atuação do profissional é ou não satisfatória e manter-se atento a essas indicações é indispensável para garantir a saúde do seu negócio. Um contador ruim substituído no momento certo pode mudar radicalmente os resultados da sua empresa, assim como mantê-lo também traz impactos.
Confira cinco dicas para identificar se você possui um bom contador na sua empresa!

Verifique a regularidade da empresa

A primeira dica é verificar a regularidade da empresa. Se a empresa está encarando problemas com o Fisco ou se constantemente se vê impedida de realizar uma transação devido a problemas de regularização então é sinal de que o contador contratado não foi uma boa escolha.
Um bom profissional de contabilidade é aquele que possui uma atuação de modo a garantir a regularidade total da empresa mediante a justiça e a Receita Federal em geral, permitindo a livre atuação do empreendimento.

Avalie o pagamento de tributos

Você também deve avaliar o pagamento dos tributos para saber se possui um bom contador, porque se eles estiverem em valores altos demais ou baixos demais há chances de que algo está sendo efeito erroneamente pelo profissional.
Embora tributos muito baixos sejam o sonho de qualquer empreendedor, com a carga tributária brasileira é impossível pagar um imposto muito pequeno – a menos que o contador não esteja atuando corretamente. Por outro lado, se os tributos estão consumindo quase todo o capital da sua empresa pode haver um problema na escolha do regime de tributação, fazendo com que a empresa precise pagar mais do que deveria.
Ambas as situações são prejudicais para os negócios e, portanto, indicam que o profissional não é tão bom contador quanto se esperava.

banner do ebook guia do empreendedor contábil

Pense em como é a comunicação

Contabilidade na maioria vezes significa comunicação: comunicar o que foi vendido, o que foi comprado, qual investimento foi feito e assim por diante. Se o contador nunca estiver disponível, como essa comunicação vai acontecer?
Por isso, mantenha sempre uma avaliação sobre a disponibilidade e comunicação com o contador. Se ele está disponível quando sua empresa precisa e mantém um bom canal informando sobre tudo o que está acontecendo, então esse é um sinal de que você contratou um bom contador.

Considere a tomada de decisão

A contabilidade de uma PME não é a mesma de uma empresa maior, assim como as decisões também são diferentes. Por isso, é muito importante considerar o papel do contador na tomada de decisão estratégica do negócio.
Se o contador oferece soluções voltadas especificamente para seu planejamento de negócios e se a sua atuação apoia a tomada de decisão estratégica, então esse é sinal de que você não contratou um bom contador – na verdade, você contratou um excelente contador.

Veja como é a atuação do profissional para saber se contratou um bom contador

Um contador que sempre procura se especializar e melhorar seus resultados e que sempre aparece com soluções e sugestões para a empresa definitivamente faz a diferença para o seu negócio, indo muito além da regularidade fiscal.
Por isso, outra dica para saber se a contratação foi ou não efetiva é avaliar como o contador age dentro do ambiente organizacional. Quanto mais envolvido e quanto mais em busca de melhores resultados ele estiver, mais benéfica é a sua contratação.
Um bom contador é aquele que garante regularidade Fiscal, escolha correta do regime de tributação, boa comunicação, apoio à tomada de decisão estratégica e a busca constante por melhorias. Dessa forma, você sabe que conta com um serviço contábil de qualidade e sabe que sua empresa tem um meio importante para crescer.
Como vê avalia se contratou um bom contador ou não? Conte para a gente nos comentários!

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de um rapaz digitando em um notebook e visualizando em uma tela de computadorFoto de um homem sorrindo e mexendo em um notebook. retirando seu certificado digital