5 formas de conseguir capital para abrir o seu negócio

 em Planejamento e Finanças

A ausência de recursos financeiros é um dos principais problemas na hora de abrir um negócio próprio. Às vezes a empresa já está toda planejada, delineada e com a ideia pronta para ser um verdadeiro sucesso no mercado, mas o capital inicial se torna um grande entrave para este desenvolvimento.

E é por isso que existem várias formas de você obter o capital inicial para o seu negócio, especializados em fomentar o empreendedorismo e melhorar a economia do país. Se a sua empresa ainda não saiu do papel e você precisa de capital para começá-la, veja as nossas dicas para conseguir este investimento inicial:

Busque um sócio-investidor:

Por meio de contatos em feiras especializadas para empreendedores, você pode conseguir um sócio-investidor que compre a sua ideia e lhe ajude a abrir o seu negócio, mediante acordo firmado entre ambas as partes. Este capital fornecido pode ser de grande ajuda para iniciar o seu negócio. Para conseguir, prepare bem a apresentação da sua empresa, venda a sua ideia corretamente e chame atenção dos investidores.

Obtenha um empréstimo:

Uma forma de obter capital inicial para abrir o seu negócio é buscar um empréstimo em instituições financeiras. Esta modalidade, apesar de ser uma das mais comuns, pode ser mais arriscada se você não possui um planejamento a longo prazo da sua obtenção de recursos. Procure se informar sobre as linhas de crédito do BNDES, que oferecem juros menores e melhores condições para os empreendedores.

Procure agências de fomento/incubadoras:

A obtenção de recursos por meio de agências de fomento ou incubadoras é ideal para startups e projetos inovadores que precisam de um baixo investimento para começar. Para conseguir chegar lá, procure informações dessas instituições, faça bastante network e procure estar sempre antenado no mercado. Participe de eventos para novos empreendedores e de startups também para que você possa conhecer ainda mais desta modalidade.

Capital inicial próprio:

Juntar as economias, vender o carro, vender o imóvel e arrumar outras formas de obter capital por conta própria também é uma alternativa quando se trata de abrir o seu negócio. Talvez seja uma das maneiras mais demoradas de se obter capital, mas é uma das mais seguras, ainda mais por que você não estará devendo ninguém assim que começar a sua empresa. Apenas tenha moderação com a venda de imóvel próprio ou outros itens fundamentais para a sua sobrevivência ou da sua família.

Financiamento coletivo:

Existem portais de financiamento coletivo, ou Crowdfunding, em que você pode colocar a sua ideia, ou empresa, e solicitar a arrecadação para um grupo de pessoas, conhecidas ou não. Para obter recursos, neste caso, é preciso que a sua ideia/empresa, beneficie a vida de muita gente, para que elas se sintam verdadeiramente engajadas com a sua causa a fim de realizarem o investimento necessário.

Diante das possibilidades apresentadas, analise qual é a melhor para abrir o seu negócio, colocando na balança os aspectos positivos e negativos de cada uma dessas modalidades. Lembre-se de acionar uma assessoria especializada para tirar as suas dúvidas durante essa fase inicial e sucesso com o seu negócio!

Já conseguiu o seu capital inicial? Conhece outras dicas para ajudar novos empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto da mão de três pessoas manuseando planilhas e canetas, representando o fluxo de caixa passo a passoFoto de uma mão mexendo em alguns gráficos, representando o planejamento financeiro