Entenda todos os processos para abrir uma assistência técnica em informática

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Você está pensando em abrir uma assistência técnica em informática? A tecnologia da informação (TI) mudou totalmente a forma como as pessoas trabalham, se comunicam e se divertem. O computador tornou-se o personagem central do salto produtivo das empresas, da redução de custos de comunicação e da transmissão de conteúdos informativos e de entretenimento. Essa ligação entre as pessoas e o mundo tecnológico é um processo que não possui retrocesso e é justamente aí que surge uma grande oportunidade de negócios para técnicos e profissionais com formação em TI: assistência técnica em informática.

SOBRE O MERCADO

A dependência que as pessoas em geral possuem sobre os computadores e suas redes é enorme. Hoje, quem necessita desses meios tecnológicos não poupam esforços e nem recursos financeiros para investir em uma boa manutenção dos equipamentos para garantir um bom funcionamento do seu negócio. Além disso, o mundo digital vive um processo de renovação constante. Rotineiramente novos softwares são lançados, junto com novos recursos, novas formas de interatividade e novas necessidades, que acabam exigindo a atualização constante dos equipamentos.

O mercado de assistência técnica vem acompanhando o forte crescimento da venda de produtos e serviços de tecnologia da informação. De acordo com os dados da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, o mercado brasileiro de software e serviços ocupa hoje a 12ª posição no mercado mundial, tendo movimentado em 2008, aproximadamente US$ 15 bilhões. Deste total, foram movimentados US$ 5 bilhões em software e US$ 10 bilhões em serviços relacionados, incluindo assistência técnica em informática.

Segundo pesquisa do Sebrae-SP, foi constatado um crescimento de 57,1% em 5 anos neste mercado, bem como um crescimento de 60,2% em lojas que vendem produtos de informática. O varejo desse produto passou da 11ª para a 6ª colocação no ranking de micro e pequenas empresas. Analisando alguns dados, pode-se destacar que a informática é o segmento que mais cresce em 14 estados, extrapolando os grandes centros comerciais e alcançando as cidades menores do interior do país.

SAIBA TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA ABRIR UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INFORMÁTICA

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização do ponto comercial é uma das decisões mais relevantes para abrir uma assistência técnica em informática.

O ponto ideal para abrir uma assistência técnica em informática é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização da sua loja e fácil acesso para os clientes. Em grandes centros, dê preferência a locais próximos aos terminais de ônibus ou metrô. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar, se é próximo aos fornecedores e também se aquela região é segura. Se optar por bairros residenciais, é preciso pesquisar para saber se aquela região apresenta interesse e tendência de compra no seu segmento.

É necessário também ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua loja poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

O número de colaboradores vai depender do tamanho do empreendimento. Geralmente, a loja de assistência técnica exige a seguinte equipe:

  • Gerente: responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e da comercialização;
  • Recepcionista: responsável pelo atendimento presencial e telefônico aos clientes;
  • Técnico em informática: responsável pelo conserto dos equipamentos.

Lembre-se: O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empreendedor, visto que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com clientes e empresas, além de ajudar na indicação de novos clientes. A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal.

Imagem de um técnico em informática arrumando um computador de uma empresa para inspirar os profissionais que querem abrir uma assistência técnica em informática

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Para uma estrutura mínima de uma loja, estima-se ser necessária uma área de 150 m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Ao fazer o layout, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.

Os equipamentos necessários para abrir uma assistência técnica em informática seriam:

  • Computadores;
  • Estabilizadores;
  • Monitores;
  • Impressoras;
  • Multímetros;
  • Ferramentas (Chave Philips, chave de fenda, alicate, etc);
  • Software e sistemas operacionais;
  • Mesas;
  • Entre outros.

Não esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma assistência técnica em informática, a propaganda pode ser feita utilizando os mais variados meios de comunicação.

A comunicação deve ser veiculada em locais mais populares, e as mensagens devem transmitir quais são os diferenciais do seu negócio. As campanhas publicitárias devem ser adequadas ao orçamento da empresa, à sua região de abrangência e às peculiaridades do local. Por isso, o empreendedor deve investir na criação de um site e perfis em redes sociais, já que os meios digitais hoje são as maiores ferramentas de busca e referencias por algo. Invista também na criação de materiais impressos como folders e flyers para a distribuição em empresas, residências, etc. Participe de feiras relacionadas ao seu segmento e busque firmar parcerias que possam ser duradouras.

Como dica, destacamos que junto com o crescimento constante da tecnologia, o aumento da concorrência nesse segmento cresce por igual. Por isso, o empreendedor que vai iniciar nessa área deve fazer muita pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairros para a quantificação do mercado-alvo, pesquisas específicas em fontes especializadas, análise da concorrência e ver o que eles oferecem e qual a necessidade do consumidor que ainda não foi atendida e concentrar os seus esforços em especializar-se e capacitar aqueles que executaram seus serviços para destacar-se dos demais.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que a sua loja de assistência terá muito sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir assistência técnica em informática são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

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ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma assistência técnica em informática realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

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