Saiba tudo para abrir uma lanchonete do zero, de maneira fácil e segura!

 em Novos Negócios

Você já pensou em abrir uma lanchonete? O crescimento do ramo alimentício é constante, alimentação é o segundo maior gasto do brasileiro. Por causa do cotidiano passamos a maior parte do tempo fora de casa, o que faz com que a alimentação na rua se torne comum. Entre padarias, restaurantes e food trucks, encontra-se também as lanchonetes, que suprem a necessidade de quem procura comida rápida e de fácil acesso.

Porém, deve-se ter em mente que para abrir qualquer negócio é preciso muito planejamento, e para esse em especifico, deve haver um bom diferencial, pois a concorrência nesse setor é acirrada. Por isso, explicaremos a seguir, passo a passo, como é possível abrir uma lanchonete de sucesso. Continue lendo:

Tudo o que você precisa saber para abrir uma lanchonete

Conheça os modelos

Existem diversos tipos de lanchonete, e cada uma delas é montada de forma diferente. O primeiro passo ao decidir abrir a sua é escolhendo o modelo que melhor se adéqua a você. Os principais modelos são:

  • Tradicional – Esse é o mais “comum”, feito geralmente em locais de grande movimentação. É necessário dispor de mais espaço para que os clientes comam tranquilamente. Exatamente por conta do ponto comercial e da estrutura serem maiores, esse modelo é o mais caro. Porém, se for bem estruturado, tendo um bom controle financeiro e precificação, o potencial também pode ser muito maior.
  • Móvel – Esse modelo está crescendo cada vez mais, principalmente porque o custo é menor e é possível atender diversos locais, a depender da movimentação e dos clientes que você deseja atender. Esse tipo de “ambulante” tende a ser menor, funcionando em um veículo adaptado, o que significa menos funcionários e também menos custos.
  • Delivery – Logo que não precisa acomodar os clientes, o delivery pode ser montado em um espaço menor. Porém, é necessário investir mais em publicidade, para tornar a lanchonete conhecida. Isso acontece porque o modelo tradicional atrai os clientes pelo ponto comercial e estrutura, o que não acontece no delivery.

Cada um desses modelos possui uma característica diferente, e graus de investimentos iniciais diferentes.

Faça um plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar sua lanchonete, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolha o local

A localização da lanchonete é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento da sua empresa, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a vizinhança. Se ao redor do local onde você deseja abrir uma lanchonete já tiver muitas outras, talvez seja um grande risco investir ali. Porém, o isolamento também pode ser perigoso. Se não há nenhuma lanchonete por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região.

É necessário, por fim, ficar atento também aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a lanchonete poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Equipamentos

Essa talvez seja a parte mais custosa de montar uma lanchonete, pois esses equipamentos geralmente são um pouco caros, mas isso varia dependendo do tamanho do seu negócio. Talvez sejam necessários mais equipamentos, por isso o ideal é guardar um bom valor para investir na estrutura.

Os equipamentos e máquinas iniciais para seu negócio serão:

  • Geladeira
  • Freezer
  • Fogão
  • Forno
  • Chapeira
  • Sanduicheira
  • Processador
  • Liquidificador
  • Balcão resfriado
  • Vitrines quentes e frias
Foto de uma lanchonete, representando como abrir uma lanchonete - Abertura Simples

Foto de uma lanchonete

Encontre fornecedores

Será necessário obter produtos e ingredientes de boa qualidade para sua lanchonete. Muitas vezes, conseguir esses produtos no mercado pode sair mais caro, ou não ter o mesmo padrão de qualidade. O essencial é conseguir um fornecedor que ofereça ingredientes frescos e de qualidade. Porém, deve-se ter o máximo de cuidado ao comprar alimentos como peixes, pois esses podem estragar fácil.

Na maioria das vezes, o sucesso de uma lanchonete vem da sua variedade no cardápio. As pessoas gostam de saber que o cardápio oferece diversas opções para escolherem. Por isso, os ingredientes são muito importantes para esse tipo de negócio.

Investimento

O ideal sobre os investimentos iniciais para abrir uma lanchonete é separar:

  • 50% para investimento fixo de equipamentos e materiais
  • 35% para o capital de giro, compra de mercadorias, materiais diretos, pagamento de mão-de-obra e custos fixos
  • 10% para reserva técnica
  • 5% para registro da empresa, divulgação e marketing, e outros custos

Geralmente, o retorno costuma chegar entre 1 a 3 anos.

Documentação necessária

Os documentos necessários para abrir uma lanchonete são simples:

  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Folha espelho do IRPF
  • IPTU do imóvel
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua lanchonete seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie sua lanchonete com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de um salão de beleza, representando como abrir um salão de beleza - Abertura SimplesMulheres em loja de cosmético, representando como abrir uma loja de cosméticos - Abertura Simples