Saiba como abrir uma pizzaria de sucesso | Abertura Simples

Quer abrir uma pizzaria e não sabe por onde começar? Saiba tudo o que é necessário!

Alguma vez você já pensou em abrir uma pizzaria? Pois saiba que, em 2016, foi levantado um dado revelando que todos os dias, mais de 1 milhão de pizzas são consumidas em todo o Brasil. Além disso, São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizzas em todo o mundo, ficando atrás apenas de Nova York.

Esses números impressionam qualquer pessoa que já tenha pensado em abrir uma pizzaria e qualquer outro tipo de restaurante ou fast food, pois o brasileiro é um grande consumidor de refeições fora do lar. Porém, deve-se ter em mente que para abrir esse tipo de negócio é necessário ter um bom diferencial e algum tipo de exclusividade, pois a concorrência nesse setor é acirrada. Por isso, explicaremos a seguir, passo a passo, quais são os aspectos que você precisa considerar para abrir uma pizzaria de sucesso. Continue lendo:

SAIBA TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA ABRIR UMA PIZZARIA DE SUCESSO!

SOBRE O MERCADO 

A pizza chegou ao Brasil trazida pelos imigrantes italianos. No início, era comum encontrá-las somente nos redutos e colônias italianas. Hoje, as pizzarias estão espalhadas por todo país e em diversos formatos e sabores. Podemos encontrar desde a pizzaria da esquina que vende fatias até a pizzaria sofisticada, em região nobre, que oferece uma diversidade maior de massas com ingredientes refinados.

O setor de Food Service no país tem crescido bastante nos últimos anos, conforme demonstra pesquisa feita pelo Instituto de Food Service Brasil (IFB), segundo a qual, no ano de 2012, cerca de 37% da população brasileira, nos grandes centros, fizeram suas refeições fora de casa ou compraram alimentos prontos e levaram para suas residências.

Analisando os dados apresentados na última pesquisa de orçamento familiar (POF), feita em 2009, mais de 1/3 das refeições nos grandes centros são consumidas fora do lar. A falta de tempo para preparação da comida em casa e a busca por maior conveniência foram fatores que incentivaram o crescimento da alimentação fora do lar.

SAIBA QUAIS SÃO OS MODELOS DESSE MERCADO

Existem diversos tipos de pizzaria, e cada uma delas é montada de forma diferente. O primeiro passo que o empreendedor precisa decidir ao abrir a sua, é a escolha do modelo que melhor se adéqua a você. Os principais modelos são:

  • A La Carte: O cliente escolhe a pizza de acordo com o cardápio e consome no local;
  • Rodízio: Possui preço fixo e oferece diversos sabores e tipos de pizza a vontade;
  • Delivery: Faz entregas em domicílio, com entregas por meio de telefone ou online;
  • Fast Food: Pizzas em pedaço para consumo imediato;

Cada um desses modelos possui uma característica diferente com graus de investimentos iniciais diferentes.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo os serviços e cardápios que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar os seus serviços, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

Definir a localização e escolher o imóvel para a instalação da loja é uma das decisões mais importantes para o negócio e é um dos fatores de sucesso do empreendimento.

É preciso que a localização da pizzaria seja próxima a grandes centros comerciais, shoppings, bairros e avenidas de movimento noturno ou residências. Mas, para isso, é necessário decidir qual será o público-alvo que você deseja atingir. Seus potenciais clientes buscam um ambiente descontraído e comida agradável, preferencialmente em um raio próximo da pizzaria, saindo daí a maior parte do movimento.

Então, quando o empreendedor vai escolher o local para abrir uma pizzaria, deve-se considerar: Qual é o seu objetivo; qual é o público-alvo que se quer atingir; a população dos arredores; a concorrência existente na região; as condições do imóvel e as vias de acesso.

Por isso, a procura do ponto deve considerar locais com grande fluxo de pessoas e de fácil acesso, observando que um acesso seguro, amplo, bem sinalizado e iluminado. Para um empreendimento como este, estacionamento é fator indispensável.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Imagem de um pizzaiolo abrindo a massa para ilustrar a atividade para quem deseja abrir uma pizzaria

COLABORADORES

A escolha dos colaboradores que irão trabalhar no empreendimento precisa ser feita com muita responsabilidade, pois são estes colaboradores que irão atender os clientes do novo empreendimento e fazê-los voltar ou não. Uma seleção acurada e um bom ambiente de trabalho terá reflexo direto na imagem da empresa aos olhos de todos. Para evitar um alto custo inicial com capacitação convém o empresário fazer uma seleção criteriosa de pessoas para sua equipe.

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima necessária para abrir uma pizzaria é de aproximadamente 50m², entretanto, se o estabelecimento estiver localizado em shopping center a área poderá ser menor, porque não precisará de banheiro para clientes e de espaço próprio para mesas e cadeiras. Uma Pizzaria requer uma cozinha semi-industrial, um espaço para receber clientes, espaço para bebidas e caixa, e um pequeno escritório.

Alguns dos equipamentos necessário para abrir uma pizzaria, entre eles:

  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Forno a lenha;
  • Mesas e cadeiras (se for atender os clientes);
  • Utensílios de cozinha;
  • Bandejas de pizza;
  • Cortador de frios;
  • Formas de pizzas;
  • Liquidificador industrial;
  • Amassadeiras;
  • Máquina de gelo;

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

FORNECEDORES

Para os ingredientes da pizza, será necessário obter produtos de boa qualidade. Muitas vezes, conseguir esses produtos no mercado pode sair mais caro, ou não ter o mesmo padrão de qualidade.

Para conseguir se destacar da concorrência, o elemento essencial para criar suas pizzas é conseguir um bom fornecedor que ofereça ingredientes frescos e de qualidade.

Na maioria das vezes, o sucesso de uma pizzaria vem da sua variedade de sabores. As pessoas gostam de saber que o cardápio oferece diversas opções para escolherem. Por isso, os ingredientes são muito importantes para esse tipo de negócio.

DIVULGAÇÃO E DICAS

Os meios para divulgação de pizzaria variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido. As ações devem ser feitas sob a ótica do cliente. Outras formas de propaganda são os anúncios em jornais de bairro, revistas locais, taxidoor e busdoor (buscando veículos que fazem rota nas imediações), banners e artes visuais para fixar a marca e chamar atenção do cliente. Investir no marketing digital também é uma ótima opção. Por isso, crie perfis nas redes sociais, faça e-mail marketing e um bom site.

Como dica, ressaltamos que a concorrência nesse mercado é muito grande e por isso, o empreendedor deve concentrar seus esforços em oferecer produtos de qualidade, variedade, exclusividade e algum ponto de diferenciação. Além disso, investir em um bom atendimento é imprescindível para que além das estratégias de marketing, os seus clientes façam a tradicional propaganda boca a boca.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma pizzaria são simples:

  • Registro de compra dos alimentos;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua pizzaria seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie sua pizzaria com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UMA PIZZARIA[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta