Branding para contabilidade: posicionamento de mercado

 em Contabilidade

Entenda qual a importância da ação de branding para contabilidade.

O conceito de “branding” vem de um conjunto de ações que auxiliam na gestão de uma marca.  Tratando-se de branding para contabilidade, é muito importante que a construção da sua marca seja um dos pontos iniciais para que se obtenha sucesso em um negócio.

Para familiarizar-se com o tema, vale ressaltar que a marca não é somente o seu logo, site ou nome mas tudo aquilo que remete a você e que te representa.

Mas por que o desenvolvimento do branding é importante para a contabilidade?

Se você é um contador e busca divulgar os seus serviços, é importante que esteja claro onde você está inserido no mercado sabendo identificar suas ambições, necessidades e o que desperta o interesse do seu cliente em prospectar seus serviços e saber qual é a percepção que o mundo externo tem acerca da sua marca.

O branding para contabilidade ajuda em conjunto com diversas estratégias de marketing para que seus serviços sejam divulgados de uma maneira correta e potencializam nas ações de vendas.

Também reforça a identidade e qual a mensagem que você, como profissional contábil, que passar com seus serviços.

Para começar a investir no branding para contabilidade, é importante para a criação e gestão de sua marca pessoal, existem 6 passos que você deve definir inicialmente.

Esses passos ajudam a traçar objetivo específico para o aperfeiçoamento dessa ação. São eles:

  • Missão: qual seu objetivo estratégico?
  • Posicionamento: onde você está inserido no mercado e o que te coloca a frente de seus concorrentes?
  • Visão: a longo prazo, o que você tem como objetivo?
  • Personalidade: ao que sua marca será associada?
  • Valores: quais os princípios éticos que sua marca propõe?
  • Promessa: qual solução você pode passar para seu cliente?

Após obter essas respostas para poder guiar seu desenvolvimento dentro da sua gestão de marca, é hora de colocar a mão na massa.

Foque em seus objetivos para que seus serviços fiquem cada vez mais evidente para quem o busca, fazendo com que seja cada vez mais reconhecidos pelo mercado.

E quando tudo for definido, o que fazer a seguir?

Está na hora de iniciar com tudo que de fato está ligado à sua marca pessoal. É necessário estar claro que o branding vai muito além da criação de um logo pois isso é somente parte do processo dessa criação.

Portanto, crie um planejamento estratégico para a aplicação do branding, onde será possível enxergar onde estão os acertos e erros da sua marca recém-criada e isso ajudará a deixar claro quais as alterações necessárias que deverão ser feitas dali em diante.

A partir disso, é só colocar em prática toda sua construção para que sua marca seja definitivamente inserida no mercado contábil.

Para isso, faça uma lista que ajude você na diminuição de falhas com 5 pontos mais importantes:

1 – Crie um cronograma para o desenvolvimento das suas ações pretendidas e tente ao máximo ser fiel o que é pretendido.

2 – Reúna as informações de uma maneira estruturada, com o auxílio de um programa interno que permita o monitoramento das ações em tempo real. (Ex: Google Drive)

3 – Adapta-se ao planejamento e faça mudanças quando necessário, afinal esse desenvolvimento não acontecerá da noite para o dia e requer flexibilidade.

4 – Não pense somente no resultado final. Mensure seus resultados diários, eles também são de extrema importância.

5 – Estude e esteja ciente dos possíveis erros que possam acontecer e o que pode ocasioná-los, cautela nunca é demais.

Tudo isso ajudará com que sua marca cresça e se estabeleça no mercado. Mas existe algumas ações de marketing que podem ajudar ainda mais a promover a sua marca e atrair novos clientes e parcerias.

Aqui temos 5 ações de marketing digital que permite que você cresça cada vez mais:

  • Crie uma lista de emails ou aumente ainda mais a sua

Essa é uma das maneiras mais eficazes de mostrar aos seus contatos o que você faz e o que você pode oferecer a eles. Se preocupe em aumentar cada vez mais a sua lista.

  • Foque em suas redes sociais

Nada melhor do que uma conexão direta com clientes em potencial, certo?

  • Aumento no tráfego direto

Apesar de ser uma coisa construída com o tempo e quando sua marca já está mais estabelecida, mas faça com que seja marcante o suficiente para que as pessoas procurem por ela e assim gere o tráfego direto.

  • Call to action (CTA)

O Call to action guia seu público a fazer o que você deseja, desde que você tenha um objetivo bem definido e siga alguns critérios básicos para que seja efetivo:

  1. Aumente a curiosidade do seu público. Encoraje-os a realizar uma determinada ação naquele momento e obtenha o resultado de maneira mais rápida.
  2. Se limite a utilizar de 90 a 150 caracteres. Um pedido simples mas que chame a atenção.
  3. Mostre resultados prévios e prove para seu novo público que essa ação já faz sucesso.
  • Pense além da internet

Esteja junto do seu público, conheça-os pessoalmente em eventos. Participe como palestrante ou apenas esteja presente, mas faça contato e conheça parceiros e clientes em potencial.

Todas as ações citadas aqui, quando postas para trabalhar em conjunto, gera um resultado maior para sua ação de branding para contabilidade e garante que pouco a pouco seu nome se destaque cada vez mais no mercado e se você se interessou e quer saber mais sobre Marketing para contadores, leia mais sobre aqui.


Gostou do conteúdo? Tem alguma dica sobre branding para contabilidade? Comente e colabore para melhorarmos cada vez os conteúdos aqui no Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

pessoas discutindo sobre o Encontro de Estudantes e Jovens Lideranças Contábeiscontadores conversando sobre ECF e EDC