Como evitar os 6 erros mais comuns aos empreendedores ao abrir o seu negócio

 em Empreendedorismo

Abrir seu próprio negócio é um sonho de muitas pessoas. Porém, alguns erros de empreendedores podem acabar comprometendo o sucesso da empresa. Por isso, é necessário entender mais sobre o assunto e contar com a ajuda de profissionais especializados que possam fornecer orientação adequada. Confira a seguir seis erros de empreendedores mais comuns ao abrirem seu negócio.

Erros de empreendedores:

Atuar na informalidade

Em outras palavras, atuar como clandestino. A empresa que não possui CNPJ, para todos os efeitos, não existe – ela não poderá emitir nota fiscal, nem abrir conta bancária em seu próprio nome, nem solicitar empréstimos a juros menores, nem trabalhar com cartão de crédito. Apesar de livrar-se dos impostos, a empresa informal atua de forma ilegal e está sujeita a penalidades. O público em geral ficará desconfiado da idoneidade do empreendedor, afetando a quantidade e a qualidade dos clientes.

Incapacidade

É comum que se escolha abrir o seu negócio errado, incompatível com as habilidades do empreendedor. Pode acontecer ainda que ele disponha de conhecimento, mas não saiba gerir a empresa, atuar no mundo dos negócios, lidar com a concorrência e com as oscilações do mercado. Recomenda-se, portanto, aperfeiçoar-se, fazendo um curso de gestão administrativa que o capacite para aplicar seus conhecimentos no negócio.

Cálculo errado nos preços

Outro erro comum ao abrir o seu negócio é calcular errado o preço de seus produtos e serviços. Para fixar corretamente os preços é necessário calcular a margem de lucro. O valor de venda deve ser suficiente para cobrir as despesas e propiciar rentabilidade satisfatória. Se não souber calcular adequadamente, o empreendedor só terá prejuízos e se verá na contingência de tirar dinheiro de seu próprio bolso para cobrir despesas do negócio. Outro erro é definir uma margem de lucro muito alta, o que pode implicar em dificuldades nas vendas ou na solicitação de serviços.

Considere que existem negócios com grande concorrência e a questão do preço influi muito na decisão do cliente. Não se subestime, nem se superestime. Saiba calcular os preços com equilíbrio e bom senso.

Escolha errada de fornecedores

Escolha adequadamente seus fornecedores de modo a conseguir os melhores prazos e mercadorias. O fornecedor deve ser pontual e honesto. O fornecedor ruim, além de não trabalhar com bons produtos, visa somente seu lucro pessoal, sem se preocupar com o cliente.

Falta de divulgação

Todo negócio precisa de divulgação para se tornar conhecido. À medida que for crescendo, é necessário aumentar sua divulgação. Investir em marketing é importante para o empreendedor atingir um público maior.

Como faz para não cometer esses erros de empreendedores ao abrir o seu negócio? Comente abaixo, compartilhando um pouco de sua experiência com outros empreendedores e ajude a melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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