Como um contador pode facilitar a sua vida e da sua empresa

 em Contabilidade

O contador é o profissional responsável por toda a área financeira, econômica, tributária e patrimonial de uma empresa. Sua atuação é indispensável dentro de qualquer tipo de organização. Desde a abertura de uma empresa, durante toda a sua vida longa e, até mesmo, no encerramento de suas atividades.
É comum que novos empreendedores queiram assumir todas as questões financeiras de sua empresa. Entretanto, a economia gerada pela não contratação do contador pode ter preços altos no futuro da empresa. Ele é uma importante peça para o crescimento rápido dos negócios. Entenda como um contador pode facilitar a sua vida e da sua empresa.

Gestão       

Toda a gestão financeira de uma empresa está a cargo do setor de contabilidade. Isso envolve a movimentação de caixa: contas, fluxo de caixa, investimentos e empréstimos. Assim como a elaboração de contratos de trabalho e a documentação envolvida nos processos de contratação e dispensa de funcionários. É também o profissional de contabilidade que fará o fechamento da folha de pagamento, contabilizando faltas e horas extras. Por fim, demonstrações financeiras obrigatórias, como o livro de caixa, cálculo e emissão de guias para pagamento de tributos completam as tarefas de gestão do contador.

Controladoria

O contador da controladoria atua de forma estratégica para a empresa. Por meio de dados sobre controle financeiro, fiscal e de performance, podem auxiliar os administradores da empresa nas tomadas de decisão com base no plano de investimento estabelecido previamente. É este profissional que apontará padrões de controle, assim como desvios de rota e possíveis soluções para estas situações.

Atuária também pode ser papel do contador

A atuária é o cálculo de riscos e expectativas na administração de um patrimônio. Ela existe para possibilitar a elaboração de planos de seguros, previdência e capitalização. No primeiro caso, o contador usa de probabilidade para calcular premiações e possíveis indenizações. Já no segundo, a avaliação da previdência é feita por meio de cálculos acerca dos fundos de investimento. Por fim, a pesquisa e o gerenciamento de fundos de investimento permitem ao contador atuar como consultor financeiro de capitalização.

Auditoria contábil

O objetivo da auditoria contábil é verificar se todas as demonstrações contábeis de uma empresa estão de acordo com a legislação. O auditor também está habilitado para verificar registros que alteram o patrimônio e a representação deste patrimônio. Todo este trabalho é desenvolvido com base na análise dos livros contábeis, registros, inspeções e obtenção de informações oriundas de fontes internas e externas. A auditoria contábil é uma poderosa ferramenta de prevenção de irregularidades e combate à fraude.

Perícia Contábil

O parecer técnico de um contador pode ser necessário em casos de processos judiciais, quando movimentações financeiras são usadas como evidências. A perícia contábil é um conjunto de procedimentos científicos e técnicos. Ela permite que o contador estabeleça se as movimentações contábeis em questão estão em conformidade com normas jurídicas, profissionais e legislativas. O contador indicado para executar a perícia deve ser isento de relações com as partes envolvidas no processo.
Contadores não são apenas os pagadores de impostos de uma empresa. Eles são profissionais completos e multidisciplinares, atuando em diversas áreas do mercado. Com sua assessoria, podem facilitar a sua vida e da sua empresa em instâncias muitas vezes complicadas aos leigos. A contratação de um profissional de contabilidade é um investimento no sucesso e crescimento da sua empresa.
Você conhecia todas as funções de um contador? Comente aqui!
 

Postagens Recentes
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe uma resposta

Foto de uma mulher formal checando um caderno com um notebook ao ladoMontagem com o escrito: Prazo para declaração do mei acaba no dia 31 de maio