Skip to content

Saiba como criar o business model canvas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A ferramenta é essencial para quem quer criar ou recriar seu negócio. Está pensando em desenvolver seu negócio? Entenda como criar business model canvas!

Business model canvas. Apesar do estrangeirismo, não é algo tão complicado quanto parece. Na verdade, trata-se de uma ferramenta (em português, quadro de modelo de negócio) que ajuda quem está precisando desenvolver uma ideia.

“.. descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização”, explica Alexandre Osterwalder, empresário suíço e criador do business model canvas.

É provável que se você chegou até aqui é porque está pensando em desenvolver um negócio e quer saber como business model canvas pode ajudar, certo? Saiba que está no lugar certo. Aqui você aprenderá:

  • O que é business model canvas?
  • Qual a importância do business model canvas?
  • Como usar a ferramenta?
  • Como criar um business model canvas?

Encontrou o tópico que procurava? Ótimo. Continue lendo as linhas abaixo e entenda como a ferramenta será útil na sua jornada empreendedora!

O que é business model canvas?

A ferramenta é desenvolvida em formato de quadro e é composta por diversas informações e respondendo todas as informações no quadro, o empreendedor terá respostas para diversas dúvidas, por exemplo:

  • O que vou fazer?
  • Quem vai consumir minha ideia?
  • Como vou fazer isso?
  • Quanto vou gastar?
  • Quanto vou ganhar?

Por que usar o business model canvas?

A ferramenta permite, a partir das informações mencionadas acima, ter um pensamento visual sobre o negócio. Isso porque o canvas é realizado em um quadro e as respostas são colocadas em diversos post-it.

Há também uma versão online, mas para quem deseja criar um negócio o recomendado é usar a ferramenta imprensa. Além do pensamento visual, há outras vantagens, como:

Viabilidade do negócio

Uma ideia pode ser incrível para quem a desenvolveu, mas, em alguns casos, pode ser que sua aplicação pode ser totalmente desastrosa. Desta forma, o quadro de modelo de negócio permite que o futuro empreendedor consiga ter uma visão sistemática da sua ideia.

Ele realmente entenderá se o negócio será viável, quanto precisará investir, quanto ganhará e muito mais. Ou seja, terá as informações básicas para conseguir tirar sua ideia do papel com mais segurança.

Plano de negócio

As informações que serão utilizadas no canvas serão essenciais para que no futuro o empreendedor consiga desenvolver um plano de negócio. O documento é fundamental para que o negócio consiga atuar de forma estratégica e ainda possa se desenvolver com mais consistência.

Reduz falhas

O empreendedor conseguirá empreender com muito mais segurança, pois terá uma visão tanto ampla quanto micro do seu negócio, algo fundamental para que ele consiga fazer escolher mais assertivas e ainda possa reduzir as probabilidades de falhas.

Apresentação para investidores

A estrutura do quadro permite a apresentação do negócio para investidores de forma organizada e consistente. Isso passa mais segurança e pode ser uma ótima forma de conseguir conquistar aporte financeiro.

Como criar o próprio business model canvas?

O quadro de modelo de negócio foi desenvolvido inicialmente pelo suíço Alexandre Osterwalder. Ele propõe que os futuros empreendedores criem um quadro com as seguintes informações: parceiros principais, atividades-chave, recursos principais, estrutura de custo, proposta de valor, relacionamento com o cliente, canais, segmento de clientes e formas de receita. Não entendeu exatamente do que se trata cada tópico? Fique tranquilo. Abaixo explicamos cada um!

Exemplo

Parceiros principais: é impossível desenvolver um negócio de sucesso sem parceiros. Desta forma, você precisará pesquisar possíveis parceiros que podem ser estratégicos para o seu negócio.

Atividades-chave: neste ponto, é necessário destacar todas as atividades necessárias para entregar uma proposta de valor que realmente atenda as necessidades do cliente.

Recursos principais: para realizar todas as atividades-chaves será necessário contar com recursos. Estes, por sua vez, precisarão ser detalhados aqui.

Estrutura de custo: nesta etapa, é importante calcular todos os custos que serão necessários para que a ideia realmente saia do papel e consiga prosperar.  

Proposta de valor: neste ponto, o empreendedor precisará descobrir qual é sua proposta de valor, ou seja, qual é o seu diferencial. Para responder o tópico, ele deve se questionar, por exemplo, qual problema ou necessidade do cliente será resolvido?  Qual o meu diferencial diante dos concorrentes?

Relacionamento com o cliente: um dos tópicos muito importantes, o relacionamento com o cliente deve abordar como o público interagirá com a sua marca. Qual será o ciclo dessa interação? Além disso, é interessante saber se a postura da empresa está realmente atendendo as demandas dos clientes.  

Canais: como o seu produto/serviço chegará até o seu cliente? A resposta deve constar no tópico canais e deve englobar fornecedores, ponto de vendas, redes sociais, site, blog etc.

Segmento de clientes: será necessário entender quem serão os clientes da sua ideia. Caso você não saiba, será necessário pesquisar, conversar com outras e também realizar uma pesquisa de mercado.

Formas de receita: destaque todas as receitas que serão conquistadas com o produto/serviço.

Fiz meu business model canvas, e agora?

Para finalizar, é fundamental mencionar que criar business model canvas é apenas o primeiro passo para o desenvolvimento de um negócio. Será necessário também ter um plano de negócio. Não sabe como criar o seu? Leia nosso artigo e confira como criar o seu do zero. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário