fbpx

Aprenda a escolher um contador para a sua empresa com essas 4 dicas

 em Contabilidade

Quer escolher um contador mas não sabe ao certo como? Confira essas dicas
Toda empresa, independente do seu ramo de atuação e de seu tamanho, é composta por uma série de tarefas que demandam tempo, conhecimento e dedicação de seus administradores. Alguns desafios do dia-a-dia corporativo, como o controle e coordenação da contabilidade, exigem profissionais especializados em determinados assuntos, a fim de otimizar a rotina da empresa e buscar melhores resultados no mercado.
Exatamente por este motivo é que a figura do contador é tão importante na estrutura de um negócio. Reunimos aqui quatro preciosas dicas na hora de analisar o perfil e escolher um contador ideal para a sua empresa.

Conheça o perfil básico do contador

Para se tornar um profissional de contabilidade é necessário ter um diploma de ensino superior no curso de Ciências Contábeis – ou um diploma de curso técnico em Contabilidade, para aqueles graduados e registrados perante o Conselho Regional de Contabilidade até 2015.
Tanto o bacharel em Ciências Contábeis quanto o Técnico em Contabilidade precisam ser aprovados no exame de suficência do CRC para que possam exercer a profissão no Brasil de forma legal e regular. Por isso, para escolher um contador para a sua empresa, fique atento a esses detalhes.

Avalie as atribuições comuns de um contador

Em linhas gerais, o contador é o profissional responsável pelas rotinas do departamento contábil e fiscal e deve estar familiarizado com os procedimentos rotineiros envolvendo o controle do fluxo de caixa, cadeia de suprimentos, emissão e controle de notas fiscais, registros adequados dos livros e documentos exigidos pela administração pública, além de manter a vida financeira e orçamentária da empresa organizada e em dia.
Portanto, o conhecimento aprofundado sobre as normas contábeis e melhores práticas de controle e compliance são características indispensáveis a um profissional de contabilidade bem qualificado.

banner do ebook guia do empreendedor contábil

Conheça os diferenciais de atuação

Além de suas tarefas básicas, um bom contador é capaz de realizar um controle efetivo dos impostos que estão sendo pagos, bem como as melhores formas de promover uma economia fiscal efetiva para a empresa. O planejamento tributário de um negócio pode parecer tarefa simples para alguns, mas envolve o conhecimento de normas específicas da contabilidade e do direito, além das decisões dos tribunais e Conselho de Contribuintes que impactam na vida financeira da empresa.
Um contador que possui uma vasta experiência em tax planning e possui uma especialização em direito tributário, ou até mesmo uma segunda graduação em Direito, apresenta grandes diferenciais que fazem toda a diferença neste ramo profissional.

O que observar no momento de escolher um contador

Analisar o perfil do profissional que está se candidatando a uma vaga no departamento de contabilidade de uma empresa requer atenção a alguns pontos cruciais. Um dos quesitos mais importantes é observar seu histórico profissional, quais projetos ele desenvolveu, qual a extensão de sua experiência, se há algum assunto específico pelo qual o profissional se interessa ou possui expertise.
No entanto, é importante conhecer quais as habilidades que profissional deseja desenvolver ao longo de sua vida profissional, a fim de entender se a vaga é adequada ao seu perfil – e vice versa.
A melhor estratégia na hora de organizar o seu negócio é contar com uma assessoria contábil de confiança, que conte com profissionais altamente qualificados e que atue com profissionalismo e dedicação ao crescimento de sua empresa.
Você ainda tem alguma dúvida sobre como melhorar a gestão de sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários e ajuda a melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Homem com a mão na cabeça e expressão de preocupação, representando os erros contábeis mais comunsFoto de uma mão escrevendo em um papel e calculando notas, representando o momento de contratar uma contabilidade