fbpx

Entenda quando é hora de trocar a sua contabilidade

 em Contabilidade

Abrir uma empresa requer uma série de decisões e uma delas é a escolha de uma contabilidade de qualidade. O problema é que essa escolha pode não ser definitiva, já que com o tempo, as necessidades podem ser diferentes. Ficar atento aos sinais que o seu negócio dá é importante para prever a necessidade de troca de contabilidade. Para não errar no momento entenda quando é hora de trocar a sua contabilidade.

Há problemas com o Fisco

Se a empresa está experimentando problemas com o Fisco, como notificações de irregularidades fiscais, esse é um bom sinal de que a contabilidade não está mais dando conta do recado. Isso significa que: ou os dados não estão sendo utilizados corretamente ou que o sistema de tributação está errado.
Se esses problemas têm se tornado frequentes, há a necessidade de trocar a sua contabilidade. Do contrário, isso pode atrapalhar toda a operação da empresa, como a concorrência em licitações.

Há falta de comunicação ou indisponibilidade

Outro fator que pode apontar a troca da sua contabilidade é se há indisponibilidade do serviço ou problemas na comunicação. Como a empresa vive em um ambiente altamente dinâmico, a comunicação e a disponibilidade devem estar em bons níveis para que seja possível manter a adaptação às novas obrigações e às tomadas de decisão.
Para manter um diálogo melhor a contabilidade pode utilizar um sistema contábil na nuvem, que permite comunicação em tempo real. Se você encontra dificuldades com a comunicação, então essa pode ser a melhor saída.

A empresa mudou o ramo de atuação

Quando a empresa muda o ramo de atuação também deve ser modificada uma série de itens relativos à tributação. O CNAE, por exemplo, é definido de acordo com a área de atuação da empresa. Logo, algumas empresas não podem aderir ao Simples Nacional dependendo do seu tipo de negócio.
Por isso, se a empresa mudar de ramo de atuação, trocar a sua contabilidade é uma atitude compreensível para garantir a adaptação à nova realidade. Se a empresa se mantiver seguindo as mesmas regras anteriores invariavelmente ela terá problemas com a fiscalização.

Problemas no crescimento é um importante sinal para trocar a sua contabilidade

A contabilidade tem um papel estratégico e gerencial para o negócio, influenciando diretamente no crescimento da empresa. Assim, se a empresa está encontrando problemas de crescimento há chances de que esses problemas sejam devidos à contabilidade.
Porém, antes de trocar a contabilidade é preciso ter certeza de que o problema é contábil e não meramente gerencial. A interferência no crescimento pode acontecer devido ao fornecimento de informações incorretas ou incompletas ou falta de apoio à tomada de decisão – e por isso a troca é tão importante.

Não-atendimento às novas obrigações as quais a empresa está submetida

Também não é uma situação incomum quando a contabilidade era a mais adequada para a empresa durante a sua contratação, mas com o passar do tempo acaba se tornando obsoleta. Um dos motivadores para essa situação pode ser o fato de a empresa estar submetida a novas obrigações fiscais que não são atendidas pela contabilidade.
É o caso, por exemplo, do Bloco K. Como se trata de uma obrigação muito complexa relativa ao estoque e à produção, se a contabilidade não oferecer suporte para o atendimento dessa obrigação e a empresa estiver a ela submetida então ocorre a necessidade de troca.
Mesmo que inicialmente a contabilidade atenda à empresa de maneira satisfatória, isso nem sempre se mantém ao longo do tempo. Se sua empresa vem encontrando esses problemas, então é hora de trocar a sua contabilidade e escolher um novo contador.
Você está encarando algum desses problemas no momento? Não deixe de comentar.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de um homem sorrindo e mexendo em um notebook. retirando seu certificado digitalMão masculina digitando em uma calculadora, representando a Simples Nacional 2016