fbpx

5 dicas para escolher um sócio para a sua empresa

 em Marketing e Inovação

Todo empreendedor sabe que uma empresa dificilmente cresce sozinha. E, portanto, é necessária a ajuda de alguém ou de algum capital extra para um investimento ainda maior no negócio. Assim, é possível que a empresa atinja patamares ainda maiores em faturamento, colaboradores e tamanho.
Para isso, uma das saídas é a escolha de um sócio para a sua empresa. Uma outra pessoa alinhada com os objetivos do seu negócio pode ajudar e muito no crescimento. Além disso, um sócio para a sua empresa pode ser um apoio e tanto na administração do negócio e na gestão dos colaboradores. Mas fique atento! A escolha de um sócio depende de muitos critérios para que você não tenha problemas futuros com essa parceria. Então, veja nossas cinco dicas para escolher um sócio para a sua empresa.

Escolhendo um sócio para a sua empresa:

Tenha uma boa convivência

Escolha uma pessoa que você tem uma boa convivência, afinal, o sócio para a sua empresa é alguém que você irá passar mais tempo até do que com os seus familiares. Portanto, busque afinidades de gostos, de temperamento e até de comportamentos para agir em determinadas situações. Busque alguém que saiba encarar os problemas de frente, com bom humor e com muita responsabilidade.

Busque características complementares

Para escolher um sócio para a sua empresa é bacana você analisar habilidades complementares às suas. Por exemplo, se você odeia cálculos e gestão financeira, busque alguém que pode te ajudar com essa característica, de maneira que possa te ajudar na administração dos recursos financeiros da sua empresa.
Da mesma forma, um sócio mais metódico e organizado, por exemplo, pode lidar com organização e burocracias, enquanto você pode cuidar dos colaboradores e negociações e vice versa. Cabe a vocês decidirem juntos, as atribuições de cada um.

Tenham objetivos em comum

Ao estabelecer uma sociedade com alguém, verifique se a pessoa possui objetivos em comum com os seus. Isso é necessário para que o crescimento esteja bem alinhado para os dois.

Ter confiança um no outro

A confiança é construída aos poucos entre os sócios de uma empresa. E ela é consolidada por meio de atos de respeito mútuo e responsabilidade. Portanto, escolha uma pessoa que tenha hábitos parecidos com os seus neste aspecto, de valorizar as mesmas prioridades.

Responsabilidade e capacidade de liderança:

A responsabilidade com as tarefas é uma característica imprescindível para você procurar em um futuro sócio para a sua empresa. Observe o comportamento dele com as atribuições com tarefas cotidianas. Verifique se ele vive atrasado, faltando a compromissos ou fugindo de responsabilidades. Essas são características negativas que podem refletir na gestão do seu negócio. Veja se o seu futuro sócio sabe ser líder de pessoas e, principalmente, de si mesmo.
Escolha o sócio ideal para ajudar você na gestão e no crescimento do seu negócio. Apesar de não ser uma tarefa fácil, seguindo as nossas dicas você consegue observar comportamentos e atitudes necessárias para a escolha de um parceiro de sucesso para a sua empresa!
Quais são os principais pontos que você observa em um sócio para a sua empresa? Compartilhe suas experiências e comente abaixo para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples!

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de dois empresários olhando para a tela de um notebook, representando os sites para empreendedoresHomem olhando para um quadro estratégico, representando como fazer uma empresa sobreviver