Marketing Contábil: Tudo que você precisa saber para conquistar clientes para seu escritório na internet

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Saiba como o marketing contábil pode te ajudar a conseguir mais clientes para seu escritório pela internet

O avanço da tecnologia fez com que a internet fizesse parte da vida das pessoas cada vez mais. Todos os dias, são feitas pesquisas de marcas, produtos, dúvidas são tiradas, pessoas se conectam às outras, trabalham e estudam, tudo online.

As empresas já entenderam a importância de estarem presentes no mundo virtual, e com os escritórios de contabilidade não é diferente. Da mesma forma que um cliente pode buscar um tênis na internet, ele também pode estar a procura de um contador. Nesse momento, entra o marketing digital para contadores.

Apesar de muitos contadores e escritórios de contabilidade não darem a devida importância às estratégias de marketing, essa área pode ser de grande ajuda para conseguir mais clientes, ou mesmo para melhorar o seu relacionamento com eles. Tanto nos mecanismos de busca, como nas redes sociais, alguns escritórios de contabilidade já estão apostando mais em comunicação.

Vantagens do Marketing Contábil

O marketing digital para os contadores é uma das melhores maneiras de se destacar no mercado competitivo. Ele faz com que seu negócio alcance o máximo de pessoas, que você mesmo pode escolher. Se você optar por atender apenas empresas optantes pelo Simples Nacional ou pelo Lucro Presumido, por exemplo, o Marketing Digital te ajuda a atingir as pessoas certas por meio da segmentação. Além disso, nesse meio você escolhe quanto quer gastar, com orçamentos bem mais abaixo do que seria nas mídias offline.

Existe uma infinidade de contabilistas conservadores, absolutamente contra a comunicação, entendendo-a como uma artifício antiético e de pouco merecimento. Mas atente para o seguinte e espantoso fato: todo contabilista aplica diariamente conceitos e técnicas de marketing, mesmo sem perceber. Por exemplo, quando oferecem novos produtos, ou quando estabelecem relações duradouras com o mercado, e até mesmo na identificação de tendências na área de serviços e tecnologia.

Alguns dos principais objetivos e vantagens que o marketing digital pode trazer para seu escritório contábil são:

  • Mostrar-se e fazer-se conhecer;
  • Construir uma imagem positiva;
  • Diferenciar-se da concorrência;
  • Aumentar o número de clientes;
  • Gerir adequadamente o relacionamento com os clientes;
  • Ser tecnicamente mais eficaz.

Como funciona cada estratégia?

Cada estratégia possui um objetivo e também suas vantagens:

  • Ter um site ajuda a levar sua marca para o ambiente virtual, e quando as pessoas procurarem por ela ou pelo segmento, encontrarão com facilidade;
  • As redes sociais funcionam para se aproximar e engajar os clientes, além de promover seu conteúdo para ganhar reputação;
  • Um blog corporativo serve para criar conteúdo relevante para seu público, que vai enxergar a empresa como autoridade no assunto;
  • As técnicas de SEO (search engine optimization) fazem com que seu site se posicione nas primeiras posições nos sites de busca;
  • Investir em anúncios é bom para adquirir resultados mais rápidos e segmentar a audiência que deseja-se atingir.

Como começar o Marketing Contábil na internet?

Reflita!

Muitos contadores pensam que o marketing é uma estratégia sem resultados, ou mesmo que não precisam disso para conseguir clientes. Por muito tempo, essa captação de novos contratos era feita apenas pelo boca a boca, mas as coisas mudaram. A comunicação integrada pretende ir além do que um simples marketing de indicação.

O marketing contábil pretende influir na maneira como os clientes percebem o seu escritório. Não basta que você seja bom, mas se as pessoas não perceberem isso, você não conseguirá receber novos clientes jamais. É como diz aquela famosa frase: “quem não é visto, não é lembrado“.

Por isso, reflita sobre as perguntas que te apresento a seguir e entenda a necessidade do marketing contábil em seu escritório:

  • Quem é o seu cliente?
  • Como você se relaciona com seus clientes?
  • Como os mantêm informados?
  • Que equipamentos são utilizados em seu atendimento?
  • Como seria possível manter um vínculo com ele mensalmente?
  • O que faz para promover sua carreira?

Planejamento de Marketing Contábil

Para que a estratégia dê certo, é necessário se planejar. Determinar uma meta/objetivo de onde você quer chegar com o marketing contábil é essencial. Você espera conseguir mais clientes? Posicionar seu escritório no segmento? Perguntas simples como essa serão extremamente importantes para que seu projeto tome o caminho certo para o sucesso.

Além disso, deve-se manter um constante estudo do mercado, analisando como estão atuando os outros escritórios de contabilidade e como funciona o comportamento dos seus clientes. Isso deve ser feito por meio de muitos estudos e pesquisas. Com todas essas informações em mãos, será possível definir o posicionamento do escritório e traçar também quais as melhores estratégias e metas de marketing.

Redes sociais

Os brasileiros passam boa parte do tempo acessando as redes sociais, e isso se mostra uma oportunidade grande também para os escritórios de contabilidade. Criar uma página, com postagens frequentes, faz com que o contador tenha uma presença online forte. Além de estar visível para mais pessoas, isso cria uma relação com os clientes e prospects. O melhor de tudo é que esse é um dos meios mais baratos de marketing contábil para se investir.

Dessa forma, as pessoas podem se aproximar mais, entrando em contato direto com seu escritório por meio de comentários, mensagens, etc. Com essas informações, é possível identificar o que pode ser mudado e melhorar de acordo com a demanda dos clientes.

Preparamos uma matéria onde explicamos as vantagens de criar um perfil nas redes sociais e também como escolher a melhor para o seu tipo de negócio. Clique aqui para conferir.

Site

Se você ainda não tem um site, é quase impossível começar uma boa estratégia de marketing digital. Isso porque o site é o cartão de visitas de qualquer negócio!

Muito além de ter um site, é necessário que ele seja responsivo. Os smartphones, tablets e até mesmo as Smart TVs fazem parte do dia a dia das pessoas. Muitas, inclusive, optam por fazer pesquisas, compras e contratação de serviços pelo próprio aparelho. Por isso, ter um site responsivo é tão importante.

Sites responsivos são aqueles que, independente da plataforma em que estejam sendo acessados, adaptam seu layout ao tamanho e resolução de cada uma. É inviável criar um site diferente para cada dispositivo, por isso fica evidente a importância da responsividade no sucesso de um negócio.

Além disso, ter um site responsivo também ajuda a ter uma posição melhor nos sites de busca. Quem já se adaptou a esse modelo fica um passo a frente daqueles que ainda não se atualizaram.

SEO

Se você (ou a agência que cuidar do seu site) trabalhar bem o SEO, sempre que alguém estiver em busca de um escritório contábil, seu site será um dos primeiros a aparecer. O SEO faz com que o site tenha um ranqueamento melhor nos mecanismos de busca, como o Google, consequentemente aumentando a visibilidade da sua marca. Os pontos mais importantes para se analisar são a palavra-chave, a URL, o título, e a descrição que irá na busca.

Outra dica importante é cadastrar o seu escritório no Google Plus e no Google Meu Negócio. Isso fará com que as chances de aparecer na primeira página do Google cresçam para o seu negócio. Não se esqueça de preencher todas as informações corretamente para que os potenciais clientes tenham acesso ao seu escritório.

Imagem com um botão do ebook de Marketing Digital

Blog

Não importa se o seu escritório é pequeno ou se é considerado um dos maiores, uma estratégia de marketing contábil tem muito mais chance de ter sucesso com um blog. Se os artigos e matérias forem bem escritos, seus potenciais clientes enxergarão seu escritório com mais reconhecimento de autoridade no assunto. Ou seja, você será uma referência sempre que eles quiserem saber mais sobre contabilidade.

A maioria dos escritórios de contabilidade não tem estrutura, tempo ou conhecimento para investir. Isso faz com que eles percam uma grande oportunidade de conseguir mais clientes. Nesse momento, o Abertura Simples surge como uma solução para os contadores que desejam ampliar seus negócios.

Anúncios

Já os anúncios tendem a ter um custo um pouco mais alto do que o marketing de conteúdo, porém seus resultados são mais rápidos. Com eles, é possível segmentar e atingir as pessoas certas, selecionando a localização, idade, gênero, interesses, e muito mais. Um bom anúncio alcança as pessoas certas e no momento certo. Campanhas no Google Adwords ou no Facebook são excelentes opções para promover seu escritório de maneira direcionada e também mensurável.

Na maioria dos casos, você paga por cada vez que seu anúncio for clicado. Porém cada plataforma têm custos diferentes e um nível de competitividade para o segmento. Em ambas as plataformas citadas, você tem total controle sobre os valores investidos. É possível determinar o quanto será gasto por mês, dia ou campanha.

Mídia offline

Cada um sabe onde estão os seus principais clientes, especialmente quando falamos em mídias offline. Eventos, jornais, revistas especializadas, outros formatos de anúncios também são importantes. Eles podem dar maior visibilidade para o seu escritório contábil. Considere-os quando criar sua estratégia de marketing, mas não se esqueça de definir claramente em quais mídias investir.

A participação em eventos, por exemplo, é uma maneira de dar visibilidade ao seu escritório e em entrar em contato com diversas pessoas que podem se tornar clientes. Nesse tipo de local, tenha em mãos cartões de visita, folders e flyers para entregar à essas pessoas.

Nos materiais impressos, não esqueça de mencionar seus canais online. Isso porque as pessoas procuram na internet antes, para depois entrarem em contato para negociar ou solicitar um orçamento.

Abertura Simples: Marketing Contábil por você!

O Abertura Simples é referência no mercado brasileiro como o maior portal de abertura de empresas do Brasil. Hoje em dia, um dos maiores desafios da categoria é a captação de clientes. Trabalhamos para ajudar os contadores por meio de uma proposta de associação que envolve o marketing contábil do nosso portal. Fazemos a conexão entre contadores e micro e pequenos empreendedores.

Para fazer parte dessa parceria e conferir mais informações, clique no botão abaixo:

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