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Como trabalhar com as estratégias de marketing de conteúdo para contabilidade

 em Contabilidade, Marketing e Inovação

As estratégias digitais podem surtir efeitos muito positivos para quem quer aumentar os ganhos sem precisar fazer investimentos muito altos. E para você que quer utilizar a estratégia de marketing de conteúdo para contabilidade, confira esse post e veja como ela pode beneficiar seus serviços:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA APLICAR O MARKETING DE CONTEÚDO PARA CONTABILIDADE

O QUE É MARKETING DIGITAL

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criando relacionamentos e desenvolvendo uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

CONCEITOS CHAVES PARA ENTENDER O MARKETING DIGITAL E SUAS ESTRATÉGIAS

  • PERSONA: Perfis semifictícios baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal. Com a criação de uma persona, o profissional consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas;
  • LEAD: Os leads são os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento da compra;
  • FUNIL DE VENDAS: São as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão;
  • SEO: São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, auxiliando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa (Google);
  • FLUXO DE NUTRIÇÃO: É um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

O QUE É E COMO FUNCIONA O MARKETING DE CONTEÚDO PARA CONTABILIDADE

Primeiramente, é preciso dizer que existe uma infinidade de maneiras de se aplicar uma estratégia de marketing digital. O marketing de conteúdo para contabilidade é uma maneira de engajar seu público alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas, criando uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.

O funcionamento do marketing de conteúdo para contabilidade é literalmente uma estratégia, uma vez que visa atrair possíveis clientes e cultivar o interesse deles até que se tornem promotores da marca. E, para que toda essa estratégia dê certo, é preciso que o seu escritório elabore as personas e a jornada do cliente.

Como já dito anteriormente, a persona é uma representação ideal do cliente ideal, baseada em pesquisas. A jornada do cliente representa todos os passos que uma pessoa dá, desde o interesse inicial até depois de realizar a compra em si. Essa jornada é ilustrada geralmente pelo funil de vendas, que é uma forma de diferenciar as diferentes etapas que o consumidor se encontra e é também uma forma mais fácil de identificar o grau de interesse na solução que a empresa oferece.

O funil de vendas ajudará o contador a decifrar o nível de interesse e a produzir conteúdos interessantes para cada etapa desse funil. Para entender melhor, veja quais são essas etapas e o que você pode fazer em cada uma delas:

1° FASE: DESCOBERTA E INTERESSE

Essa primeira fase, denominada topo de funil, é quando a persona procura entender qual é o problema que ela está enfrentando e por isso, ele ainda não sabe o que quer comprar. A persona nesta fase está interessada em encontrar conteúdos que respondam suas dúvidas e por isso, não é recomendável você já oferecer materiais que mencionam sua marca e seu produto.

Para isso, ofereça temas simples e introdutórios que sejam relevantes da persona, como por exemplo: especificações sobre nota fiscal eletrônica; por que o fluxo de caixa é essencial para um negócio, entre outros.

2° FASE: CONSIDERAÇÃO E INTENÇÃO

Denominada como meio de funil, como o próprio nome já diz, é quando a pessoa entendeu o seu problema e por isso, ele deseja considerar a melhor opção para solucionar seu problema e vai considerar diferentes opções, como: assinar um sistema de contabilidade online; buscar um escritório de contabilidade.

A ideia é direcionar o problema do cliente para a solução que você oferece, mas ainda sem mencionar diretamente os seus serviços. Uma forma de proporcionar isso é oferecendo materiais ricos como e-books e whitepapers, por exemplo, que são conteúdos mais elaborados.

3° FASE: AVALIAÇÃO E COMPRA

A 3° e ultima etapa, é quando você conseguiu convencer o lead de que a melhor solução é a que você oferece. Agora é o momento final de todo o processo de compra do consumidor e neste momento, ele vai avaliar as empresas mais indicadas para atender sua demanda. Por isso, aposte em conteúdos que chamados de fechamento, que seriam matérias com depoimentos de clientes e pesquisas de mercados.

Imagem de um computador com a palavra conteúdo para remeter a matéria de marketing de conteúdo para o seu escritório contábil

QUAIS CANAIS EU POSSO TRABALHAR COM O MEU MARKETING DE CONTEÚDO

Existem 4 principais canais e veja como usar cada um deles para compartilhar o seu conteúdo para o máximo número de pessoas possível:

1 – SEO

Em uma estratégia de marketing digital, ser encontrado em mecanismos de busca é essencial, certo? Para você que quer trabalhar com o marketing de conteúdo para o seu escritório de contábil, é fundamental que você entenda sobre essa estratégia.

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa otimização para motores de pesquisa. O SEO são os esforços que um site faz para ser encontrado mais facilmente pelos sites de pesquisa como o Google, por exemplo. Fazendo a utilização dele, seu site aparece nos primeiros resultados feitos pelos usuários.

Quanto melhor o trabalho de SEO, maior será o seu tráfego orgânico (visitantes que não vem por meio de anúncios pagos).

2 – REDES SOCIAIS

Pouquíssimos lugares proporcionam tanto a interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Uma presença forte nas redes sociais pode mudar completamente o rumo dos seus investimentos em marketing de conteúdo. E, no caso das redes sociais, as estratégias têm vários fins, pois têm muita importância para branding e buzz e, ao mesmo tempo, para geração de tráfego e conversões. Elas são uma importante fonte de aproximação e engajamento com os clientes, leads e pessoas interessadas nos seus serviços.

3 – E-MAIL MARKETING

Email Marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos obtidos por uma empresa na internet. Ele pode ser utilizado como método de vendas, fortalecimento da sua marca, entre outros. Por meio dessa ferramenta, é possível conversar com os leads de forma altamente personalizada, o que aumenta muito as chances de conversão.

4 – BLOG

O blog é a casa do Marketing de Conteúdo. Isso porque ele é um canal exclusivamente seu de comunicação com o público, sem as interferências e distrações que outros canais podem ter. Ele é, basicamente, o centro de todos os seus esforços de Inbound Marketing. Com ele, você atrai clientes, gera leads, publica os conteúdo que serão compartilhado nas redes sociais e impulsiona sua estratégia de SEO. Ou seja, por meio do BLOG você, contador, consegue utilizar as outras 3 estratégias mencionadas acima.

Banner do ebook vendas na contabilidade

DICAS DE MARKETING DE CONTEÚDO PARA CONTABILIDADE

Antes de iniciar as suas estratégias de marketing de conteúdo para contabilidade é preciso que você faça um planejamento para que você crie materiais de qualidade, que interessem à sua persona e a conduzam adequadamente seu caminho pelo funil:

1 – ESTABELEÇA SEUS OBJETIVOS DE MARKETING

Ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo para contabilidade, a primeira tarefa deve ser definir os objetivos de campanha, ou seja, você precisa estabelecer o que você pretende alcançar com essa estratégia.

2 – ELABORE UMA PERSONA

Como dito anteriormente, a persona ajudará muito na criação de conteúdos realmente relevantes para o seu público. Mas, para que ela cumpra com o seu papel, é importante que você a crie com base em dados e números reais.

3 – FAÇA UM PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO

Você quer produzir conteúdos interessantes, não é mesmo? E para que isso funcione, é essencial a criação de um planejamento para que a sua equipe possa colocar os principais temas da área, sem que haja uma repetição ou assuntos irrelevantes.

4 – MENSURE OS RESULTADOS

Umas das principais vantagens do marketing digital é ser mensurável. E por isso, é extremamente importante que você mensure os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo para seu escritório contábil e vá fazendo ajustes conforme for necessário. Abaixo, deixaremos as principais métricas de mensuração utilizadas para essa estratégia, confira:

  • Visitantes Únicos: qual é o número de pessoas que acessam a sua página. Cada visitante é contado apenas uma vez dentro do período de tempo indicado;
  • Sessões: é o conjunto de interações, visualizações de página e cliques que um mesmo usuário executa em um dado período;
  • Tráfego Orgânico e Pago: representa a quantidade de sessões que são originadas de mecanismos de busca e campanhas pagas na web;
  • Taxa de Rejeição: é a porcentagem de usuários que realizam apenas uma visita, sem realizar outras interações, como cliques e visualizações de páginas;
  • Taxa de Conversão: é a porcentagem resultante entre o número de visitas e o número de conversões realizadas;
  • Links Externos: é o volume e a qualidade de links vindos de outros domínios que direcionam para o seu site ou blog.

E aí, está pronto para aplicar a estratégia de marketing de conteúdo para o seu escritório contábil? Seguindo esses passos, pode apostar que a sua estratégia de marketing de conteúdo para contabilidade lhe trará ótimos resultados.

Fonte: Marketing de Conteúdo


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ilustração representando o marketing local