Skip to content

Você já ouviu falar do Método SMART? Saiba como ele pode te ajudar

O que você verá neste artigo:

Conheça o método SMART para otimizar sua gestão

Todo empreendedor tem um objetivo com sua empresa, certo? Seja ele alavancar as vendas, ajudar comunidades, atingir a excelência… Para que um objetivo seja alcançado, é necessário determinar prazos e metas, pois só assim conseguirá ser efetivo.
Basicamente, o pilar de sustentação para o sucesso de um planejamento empresarial é a definição de objetivos. Com metas e objetivos bem articulados, os processos — internos e externos — se tornam mais assertivos. Consequentemente, as operações também se tornam mais fluídas e produtivas.
O visionário Peter Drucker criou um método que ajuda nesse processo: o método SMART, que otimiza, de maneira geral, os resultados de uma empresa. Conheça melhor e comece a utilizá-lo na sua empresa para conseguir atingir seus objetivos:

O que é o método SMART

Specific (específico)

As metas precisam ser precisas e específicas naquilo que se pretende atingir. Além de facilitar a compreensão e o foco para todos, você estará mirando exatamente aonde quer chegar, sem deixar espaço para dúvidas. Por exemplo: Quero aumentar as vendas do setor infantil da minha loja em 10%.

Mensurable (mensurável)

É necessário determinar também o indicador para verificar sua evolução ao longo dos meses. Isso é extremamente importante para avaliar de maneira objetiva o desempenho de cada colaborador, além de avaliar se o objetivo está sendo alcançado ou não. Por exemplo: O objetivo é correr uma maratona? Mensure a quantidade de quilômetros que a prova possui para saber o final.

Attainable (atingível)

O seu objetivo pode ser ousado, mas não deve de forma alguma sair de uma realidade possível, atingível e alcançável. Do contrário, isso pode provocar desmotivação e frustração pelo insucesso. Avalie bem se seu objetivo pode ser alcançado no mundo real. Por exemplo: Você pode definir que quer dobrar ou triplicar o faturamento de um ano para o outro como sua meta, mas será que o mercado vai acompanhar esse crescimento?

Relevant (relevante)

Cada meta precisa ser realmente relevante para o objetivo coletivo da organização. Analise cada ponto de sua lista e entenda se eles fazem sentido no contexto, e se estão seguindo a mesma direção dos objetivos estratégicos. Por exemplo: Uma meta de um estagiário de entregar relatórios mensais de visitar à concorrência pode, consequentemente, ser importante para atingir a meta de vendas da empresa em implementar melhorias.

Time-based (temporal)

Toda meta precisa ter um prazo bem definido. É impossível determinar uma meta com datas em aberto; do contrário elas nunca serão uma prioridade dentro da rotina de trabalho, prejudicando no seu objetivo final. Determinar um prazo motiva todos a quererem cumprir a meta dentro do tempo estipulado. Por exemplo: quero dobrar minhas vendas dentro de um ano.
Estabelecer objetivos e metas são essenciais, tanto nos nossos empreendimentos, quanto na vida pessoal. Sem um objetivo claro e definido, não é possível sair da zona de conforto e ir para lugar nenhum.
Você já conhecia o método SMART na sua empresa? Já utiliza? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!