Qual a missão da sua empresa? Saiba o que é e como estabelecê-la

 em Planejamento e Finanças

Você sabe o que é a Missão de uma empresa e como definir uma para seu negócio? Quando você já tem um planejamento mais elaborado sobre o negócio que está abrindo, é hora de estabelecer alguns conceitos essenciais aos rumos da empresa.

Além de se realizar uma análise sobre o mercado, público-alvo, enquadramento tributário e capital necessário, é indispensável criar a missão, a visão e os valores do empreendimento, como parte do plano de negócios.

MISSÃO – O PONTO DE PARTIDA

“Afinal, o que é a missão?”, você pode se perguntar. É um conceito que define as motivações da existência da empresa, o que ela oferece e para quem. Resumindo, é uma frase que convence que tal negócio tem credibilidade e um rumo a ser seguido, a fim de gerar identificação com os envolvidos. Como um “manifesto da empresa”.

A missão deve refletir determinada demanda do meio em que o projeto está inserido, seja social ou mercadologicamente, ressaltando a importância geral do negócio.

Apesar de a missão expressar as condições ideais almejadas para o oferecimento dos produtos/serviços, ela não deve ter relação direta com as metas a serem alcançadas, sendo elas comerciais ou não. Afinal, uma empresa que não tem um propósito relevante e planejamento socialmente sustentável, se torna inviável. Assim, a função dela é ser otimista (mesmo que clichê), refletindo os resultados gerais esperados.

Outro aspecto muito pertinente é que a missão tem uma forte influência na criação da relação com os stakeholders, que são todos aqueles que se envolvem, de alguma maneira, com a empresa, sendo equipe, investidores, fornecedores e clientes. A partir do momento em que se define a motivação da empresa, fica muito mais fácil de se estabelecer uma identificação.

Isso é muito útil, por exemplo, para o processo de selecionar possíveis colaboradores para a empresa, já que se requere compatibilidade entre as motivações da equipe e do empreendimento. Além, claro, de servir como um ponto de partida para manter, posteriormente, um possível time de colaboradores motivados, e pelas mesmas razões.

Citando Chiavenato, referência na área de administração: “A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros.”

AS TRÊS PERGUNTAS DEFINIDORAS

Sabendo que a missão serve para nortear a empresa, é necessário fazer três perguntas principais:

– Qual a razão da existência e da relevância da empresa?

– O que oferece?

– Qual o público-alvo do negócio?

Assim, o processo de estabelecimento de uma missão se facilita, tornando- se mais certeiro e conciso.

REVENDO A MISSÃO

Após criar o conceito da missão, é muito interessante que ela passe por uma espécie de comissão – sendo ela de amigos que realmente conhecem e entendem o projeto, ou de sócios -, a fim de verificar se a frase escrita condiz com as verdades da empresa, e não só aos pensamentos pessoais do empreendedor.

Afinal a missão é responsável por nortear todo o projeto, afetando não só o fundador, mas todo um entorno. Além disso, passar por essa avaliação externa tem um papel de revisão.

Vale escrever outras versões diferentes da mesma missão, sempre com a finalidade de ser o mais objetivo possível. E, claro, nessa parte do processo é muito importante verificar questões das regras da Língua Portuguesa.

Depois de algum tempo, é compreensível que a realidade da empresa não reflita perfeitamente o que é dito na missão. Assim, tudo bem realizar alguns ajustes. Mas nunca mudanças notórias, já que isso significaria uma troca de rumos da empresa, o que é bem mais complexo.

EXEMPLOS DE MISSÃO

Escola de idiomas. ensinar idiomas e cultura ligada a eles de forma intuitiva e personalizável, a fim de criar uma bagagem pessoal mais completa.

Marca de roupas. oferecer peças com design coeso, durabilidade e de moda sustentável, entendendo as demandas e as tendências do cotidiano contemporâneo.


Quais estão sendo suas experiências ao definir uma missão para sua empresa? Já estabeleceu uma para seu negócio? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Duas crianças poupando dinheiro, representando educação financeiraFoto de um homem escrevendo em um papel e digitando em calculadora, representando as obrigações fiscais