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Como montar um serviço de guincho? Confira o passo a passo completo!

O que você verá neste artigo:

Está pensando em montar um serviço de guincho? Está na hora de tirar sua ideia do papel e conferir algumas dicas para iniciar nesse negócio. 

A agitação das cidades, onde o tempo é consumido de forma intensa, permitiram o desenvolvimento de novos hábitos, onde a convivência e comodidade passam a ter um valor significativo na rotina das pessoas. O carro passou então a representar o símbolo desse novo conceito de vida moderna, não apenas como meio de transporte, mas como símbolo dessa conveniência.

Nesse cenário, insere-se o serviço de guincho. Este serviço oferece o atendimento emergencial a motoristas de veículos automotores com dificuldade de locomoção por conta de alguma falha no automóvel.

Confira o passo a passo de como montar um serviço de guincho!

Tudo o que você precisa saber para montar um serviço de guincho

Sobre o negócio

O serviço de guincho está ligado ao atendimento emergencial e de socorro. O profissional que presta serviço como guincho não deve ser confundido com mecânico, pois o primeiro profissional tem a função de prestar atendimento em uma necessidade momentânea para um posto ou oficina próxima.

Sobre o mercado

O mercado de serviço de guincho está diretamente relacionado ao mercado de veículos automotores. A frota brasileira de automóveis tem apresentado crescimento apesar de crises econômicas que o país vem enfrentando. Esse fator torna o Serviço de Guincho um negócio bastante interessante, principalmente em áreas com grande fluxo de veículos e pouca assistência técnica especializada.

O mercado da prestação de serviços de guincho está diretamente relacionado ao mercado de veículos automotores. As vendas da indústria automobilística no primeiro semestre de 2017, segundo dados do mercado, aumentaram 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 1.019,4 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Foi o primeiro resultado semestral positivo desde 2013.

Nesse ramo, o empreendedor deverá conhecer os mercados em que irá atuar. Basicamente será necessário identificar o mercado consumidor, o mercado concorrente e o mercado fornecedor.

A demanda por esse tipo de serviço – oferecido diretamente ao cliente final, e via convênios, que podem ser firmados com seguradoras, locadoras de veículos, concessionárias de veículos, revendas, etc. – apresenta um segmento de mercado com crescimento contínuo e bastante amplo.

Como montar um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que serve para demonstrar a viabilidade de um empreendimento. Neste documento, será descrito os objetivos de uma empresa e quais os caminhos que deverão ser percorridos para este objetivo ser alcançado.

É por meio do plano de negócios que você acessa informações detalhadas sobre o seu ramo, clientes, concorrentes, produtos ou serviços, mercado, etc.

O plano de negócios orienta os novos empreendimentos e de empresas já em atividade. Além disso, facilita a comunicação entre sócios, funcionários, fornecedores, e clientes.

Resumo dos principais pontos do plano de negócios: 

  • O que é o negócio?;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?;
  • Quais serão os seus principais clientes?;
  • Onde será localizada a empresa?;
  • O montante de capital a ser investido?;
  • Qual será o faturamento mensal?;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Como escolher uma localização adequada? 

Diferente da maioria dos empreendimentos que, na maioria das vezes, um dos principais fatores para o sucesso é a localização, o empreendedor que deseja montar um serviço de guincho não precisará se preocupar com isso, uma vez que o serviço a ser prestado normalmente não será procurado na sede da empresa. No entanto, alguns pontos deverão ser observados na identificação do local a ser instalado o empreendimento de serviço de guincho, já que os veículos pertencentes à empresa que será instalada são de médio e grande porte.

Esses veículos demandam espaço para manobras e guarda em garagem, por isso é necessário que a empresa seja instalada em uma área de fácil acesso de veículos de porte diferenciados e de preferência com pouco movimento. O ideal é que a localização seja em regiões de indústria ou de oficinas mecânicas ou ainda de concessionárias de veículos.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

Colaboradores

A quantidade de colaboradores que o empreendedor dependerá, fundamentalmente, de dois aspectos: necessidade e tamanho do empreendimento.

Inicialmente, o empreendedor precisará: motoristas; auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais.

Imagem de um carro sendo guinchado para remeter ao empreendedor que deseja montar um serviço de guincho

Qual a estrutura e equipamentos necessários para abrir um serviço de guincho? 

A estrutura mínima recomendável para montar um serviço de guincho é bastante simples. O estabelecimento precisará comportar as áreas de atendimento, estacionamento, manutenção de reboques e pequeno escritório para a administração.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesas e cadeiras;
  • Armários;
  • Impressoras;
  • Computadores;
  • Telefones;
  • Guindastes;
  • Prancha baixa;
  • Carro hidráulico;
  • Macacos hidráulicos;
  • Talha com capacidade a partir de 5 toneladas;
  • Redutores hidráulicos;
  • Alavancas;
  • Cunhas com roldanas;
  • Veículos adaptados para guincho.

Espécies de guinchos 

Veja abaixo algumas espécies de guinchos:

  • Guincho elétrico: tem excelente desempenho, mas quando utilizado por muito tempo sem intervalo, apresenta alto consumo de energia das baterias e pode sofrer superaquecimento, sendo necessário interromper seu uso para resfriamento. A principal vantagem é que funciona com o motor parado;
  • Guincho mecânico: seu funcionamento é muito bom, mas para o perfeito funcionamento tem que adequar o câmbio do veículo para que aplique a saída de força. Esse tipo de guincho não funciona com o motor parado;
  • Guincho hidráulico: não funciona com o motor desligado e para sua instalação é necessário que o veículo tenha uma bomba de direção hidráulica instalada. Tem grande potência e sua montagem é mais fácil em relação aos guinchos mecânicos pelo fato de não possuir eixo cardã. Além disso, utiliza mangueiras flexíveis e controle remoto.

Como abrir um serviço de guincho?

Os empreendedores desse ramo oferecem os serviços de remoção de veículos com problemas mecânicos ou elétricos até os locais credenciados para conserto em situações de emergência. Por conta da importância desse serviço, ele é uma ótima opção para o empreendedor que está pensando em investir em uma empresa neste ramo. 

Confira o passo a passo de como abrir um serviço de guincho abaixo!

1 – Identifique o tipo de atividade

É importante identificar o segmento de atividade que o seu serviço atuará. Dentre as três designações existentes, a que mais um serviço de guincho se encaixa, é a de serviço, como diz o próprio nome.

  • Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente.
  • Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos.
  • Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.

2 – Escolha a natureza jurídica

Verifique a natureza jurídica do seu empreendimento, pois isso te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

É importante definir o porte da empresa. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto da empresa.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.

4 – Reúna a documentação necessária

É obrigatório apresentar alguns documentos na hora de abrir um serviço de guincho. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso, ressaltamos que você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos. 

Confira os documentos necessários para abrir um serviço de guincho:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

5 – Abra um CNPJ 

Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.

Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal.

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Como abrir um serviço de guincho com sócios?

Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso a empresa seja aberta com sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

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Como emitir um Alvará de Funcionamento?

O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que o seu serviço de guincho pode exercer as funções no local em que você a instala.

O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.

Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente

Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.

Além das documentações citadas acima, o empreendedor deverá obter autorização e estar de acordo com as leis da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Divulgação e dicas

A divulgação de um serviço de guincho deve ser focado no meio de comunicação que mais atinge os motoristas de veículos automotores, que é o rádio. Também podem ser usados anúncios em jornais e revistas locais.

Pode ser implementado, para complementar a divulgação por meio do rádio, a impressão de cartões de visita e distribuição deles em postos de combustíveis de rodovias de sua área de atuação, lanchonetes nas mesmas rodovias, concessionárias de veículos, entre outros.

A divulgação através de site na internet deve ser considerada, pois muitas vezes, na hora da necessidade, as pessoas usam seus celulares para pesquisarem pelo serviço. Por isso, a necessidade de estar bem posicionado nos sites de busca.

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2 Comments

  1. Ótimo esta idéia de trabalho com guincho


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