fbpx

Quer montar um serviço de paisagismo e não sabe por onde começar? Confira tudo o que é necessário aqui!

 em Novos Negócios

Montar um serviço de paisagismo, atualmente, vem ganhado maior visibilidade, principalmente em função da tendência de concepção de espaços ecologicamente corretos. Com a propagação cada vez maior de uma preocupação com a preservação do meio ambiente, tais profissionais além de serem responsáveis pela busca de soluções harmônicas e práticas, também possuem a tarefa de conciliar organização ambiental com sustentabilidade.

SOBRE O SERVIÇO DE PAISAGISMO

O paisagismo surgiu a partir da necessidade do homem modificar o ambiente onde vive, adaptando a natureza que o cerca, de forma a tornar sua convivência mais atraente, mais agradável e conveniente. Montar um serviço de paisagismo, além de sua função ecológica, se reveste de função social inegável, promovendo o convívio comunitário em parques e praças públicas e levando a natureza até para dentro de “ambientes fechados”.Montar um serviço de paisagismo está relacionado à revitalização e harmonia do espaço e do ambiente de convivência dos seres humanos. Esse serviço destina-se a elaborar projetos de paisagismo para casas, apartamentos, fazendas, chácaras, jardins, empresas e prédios comerciais. O processo de trabalho desenvolvido por um paisagista consiste na elaboração de um projeto, no acompanhamento e vai até os retoques e avaliação do resultado final.

É importante lembrar que paisagismo é diferente de jardinagem. Enquanto o paisagismo elabora projetos de áreas verdes, compreendendo todos os aspectos que interferem na paisagem externa às edificações, aos espaços abertos (não construídos) e as áreas livres (com função de recreação, amenização, circulação e preservação ambiental) integrando o homem à natureza, a jardinagem atua na implantação de espécies vegetais, assim como objetos decorativos de um jardim.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR UM SERVIÇO DE PAISAGISMO DE SUCESSO

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como os serviços de paisagismo que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço de paisagismo, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um aspecto importante para o sucesso de um empreendimento. Os principais pontos a serem considerados para montar um serviço de paisagismo são: o preço do aluguel, a compatibilidade entre o público local e o padrão de serviço a ser prestado, visibilidade, existência de estacionamento, proximidade de transportes públicos, entre outros.

Uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas, com o menor grau possível de dificuldade. Se o atendimento for destinado ao público em geral, é importante que o empreendimento possua boa visualização em área de grande fluxo de pessoas, próximo ao local de residência ou de trabalho do público-alvo.

Para montar um de serviço de paisagismo, a localização do ponto comercial não é um fator determinante para o sucesso. Isto porque o serviço sempre será prestado fora do estabelecimento.

Assim, a localização seria apenas para um local destinado ao escritório, com espaço para guardar os equipamentos, material e para apresentar os projetos aos clientes.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

A quantidade de profissionais vai depender do porte da empresa. Para montar um serviço de paisagismo de pequeno porte, o empreendedor deverá contratar um atendente, um desenhista e um paisagista. Esse profissional deverá possuir conhecimentos de arquitetura, agronomia, engenharia de solos, ambiental e edificações, belas artes, desenhos clássicos e geométricos, relacionamento interpessoal, pois ainda não existe um curso superior para esses profissionais de paisagismo.

O paisagista deverá ainda possuir conhecimento sobre as plantas, sobre suas características e considerar que elas são elementos vivos. Ele terá que usar sempre a criatividade, pois cada projeto exige sensibilidade e percepção diferenciada sobre a composição do ser humano e plantas, para compor as áreas de lazer, caminhos, pavimentação, playground, como parte integrante dos locais paisagísticos.

Foto de um profissional fazendo paisagens para inspirar o empreendedor que quer montar um serviço de paisagismo

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura para montar um serviço de paisagismo deve contar com uma área de atendimento e um bom espaço para criação e desenvolvimento dos projetos, área de administração e banheiros.

Se o empreendedor optar por oferecer serviços de execução dos projetos, deverá considerar a necessidade de espaço para acomodação de equipamentos e ferramentas utilizadas nas obras. Nesse caso, a área de administração geral adquire uma dimensão maior, tendo em vista a necessidade de gestão desses serviços.

Como paisagista, o empreendedor pode fazer uma grande variedade de trabalhos. Alguns trabalhos são leves como o corte dos arbustos, enquanto outros envolvem alterações pesadas, tais como escavação de canais ou corte de árvores. Para ser capaz de tirar partido de todas estas oportunidades, empresas de paisagismo precisam ter o equipamento certo para qualquer tipo trabalho. Lembrando que estas atividades são executadas pelo jardineiro que trabalha para sua empresa de paisagismo, por isso, em função do projeto paisagístico, sua empresa deve ter o equipamento necessário para a construção do ambiente desejado.

Além disso, o empreendedor precisa pensar em questões como o transporte dos materiais, aparadores, os diferentes equipamentos para plantas e paisagens diversas, equipamentos de segurança, entre outros.

Também são necessários os seguintes móveis e equipamentos para a área administrativa (escritório de projetos):

  • Armários;
  • Cadeiras;
  • Sofás;
  • Estante;
  • Frigobar;
  • Impressora;
  • Mesas;
  • Computadores;
  • Materiais para desenvolver os projetos;
  • Softwares para projeto de paisagismo;
  • Telefone;
  • Entre outros;

DIVULGAÇÃO E DICAS

Os meios para divulgação de empresa de serviço de paisagismo variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido. Para um empreendimento de pequeno porte, pode ser usada a distribuição alguns informativos junto aos clientes que procuram à empresa, concentrando-se em fazer a divulgação das características de cada produto e facilidades do atendimento. Uma mídia de alcance bastante eficiente, são os anúncios em jornais de bairro, revistas de jardinagem e arquitetura. Para que o consumidor consiga visualizar o serviço, é necessário que o empreendedor elabora um “book”, onde são expostas fotografias dos diversos tipos e padrões de projetos que já foram feitos pela empresa.

Os sites na internet para esse tipo de serviço também costumar ser muito efetivos, uma vez que essa é uma das ferramentas mais usadas pelos consumidores atualmente. Outra opção de divulgação barata e de grande alcance são as redes sociais. É importante que o empreendedor crie uma página nesses meios e tente atingir o maior público possível divulgando seus serviços.

Para montar um serviço de paisagismo, é muito importante que o empreendedor esteja em tempo integral na empresa. Além disso, é fundamental investir na qualidade global de atendimento ao cliente, com qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, e etc. É preciso também procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como por exemplo: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando eventos e promoções.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu serviço de paisagismo terá muito sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para montar um serviço de paisagismo são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja montar um serviço de paisagismo consiga abrir a sua empresa de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto