Pensando em abrir a sua empresa? Entenda o que é capital de giro e sua importância

 em Planejamento e Finanças

Planejamento e estratégia são fundamentais para que empresa, nova ou não, consiga sucesso e mantenha-se no mercado em longo prazo. O que muitos empresários desconsideram, entretanto, é a importância vital do capital de giro. Se você está pensando em abrir a sua própria empresa, entenda o que é e qual sua importância.

O que é capital de giro?

O capital de giro nada mais é do que uma quantidade de dinheiro, que pode ou não ter liquidez. Ele serve para financiar todas as atividades da empresa por um determinado período.  

É calculado subtraindo os ativos circulantes – ou seja, o dinheiro que a empresa dispõe em caixa, as contas a receber e também o valor em estoque – todos os passivos circulantes – como as contas a pagar e custos fixos.

Qual a importância do capital de giro?

O capital de giro é utilizado para fazer financiamentos aos clientes – ou seja, quando uma empresa vende a prazo ou oferece condições de pagamento, ela está financiando a compra para o cliente, que paga de um jeito que seja benéfico para o seu orçamento. Junto dessa prática, a empresa muitas vezes precisa pagar seus fornecedores em prazos menores. Para isso serve o capital de giro.

Além disso, é responsável por permitir que uma empresa recém-aberta se estabeleça no mercado. Isso se deve ao fato de que um novo empreendimento terá que pagar fornecedores e custear suas despesas, ainda não tem uma ampla base de clientes. Por isso, o capital de giro faz com que a empresa se sustente por algum tempo até ficar estável.

De que forma o capital de giro pode funcionar como elemento para a competitividade?

A competitividade também é diretamente influenciada pelo capital de giro já que, ao dispor do valor correto, a empresa consegue oferecer condições muito mais facilitadas aos seus clientes, além de conseguir melhores condições com seus fornecedores. Isso, de maneira geral, aumenta a cartela de clientes e, consequentemente, os lucros.

Dispor desse capital também permite que a empresa faça investimentos estratégicos que surgem em oportunidades de negócio sazonais. Imagine que um determinado produto começa a despontar como a próxima febre do mercado e que esteja relacionado a uma empresa que ainda não o fabrica. A empresa pode sair na frente da concorrência, realizar o investimento e angariar boa parte da fatia de mercado.

Quais os riscos de dimensionar o capital de giro de maneira errada?

Muitas vezes, novos empreendedores têm uma ideia errada de que quanto mais capital de giro, melhor. A verdade é que o capital de giro muito grande trará tantos prejuízos quanto o insuficiente. Isso porque significará menos investimentos, provavelmente um estoque maior e clientes com menos facilidades.

Já o capital insuficiente faz com que a empresa não consiga passar por crises econômicas e também impede que ela possa fazer investimentos cruciais para o seu desenvolvimento.

Os riscos envolvidos incluem falta de liquidez, perda de competitividade, diminuição nos lucros e, como resultado, encerramento das atividades da empresa.

O capital de giro é um elemento muito importante quando se fala de abrir a sua empresa, já que ele poderá indicar se a sua empresa vai ou não obter sucesso e se firmar no mercado. O cálculo deve ser feito de maneira corretaavaliando o setor de atuação, tamanho da empresa e o tempo pelo qual as operações deverão ser financiadas.

Ainda tem dúvidas sobre esse capital? Comente e participe.  

 

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de uma pessoa contando moedas em um monte, representando como estimar o capital de giro