O que é o Certificado Digital e como obtê-lo

 em Legalização de Empresas

Você sabe o que é Certificado Digital? Se você ainda não está familiarizado com esse termo, não se assuste. Diversos empreendedores nunca nem ouviram falar desse documento, que pode ser essencial no momento de abrir uma empresa ou mesmo para negócios que já estejam funcionando.
Muitas pessoas ficam receosas de acessar sua conta bancária pelo computador, ou mesmo fazer compras, por medo de terem suas informações roubadas na internet. Para essa preocupação existe uma solução que é o Certificado Digital. Sem ele, sua empresa pode perder muitas oportunidades. Entenda:

O que é Certificado Digital

O certificado digital funciona com um documento de identidade eletrônico, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Garante que as transações eletrônicas sejam realizadas com a devida identificação, evitando riscos de roubo de identidade ou de uma solicitação indesejada.
Hoje em dia, esse documento é sinônimo de segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual. Essa tecnologia tem o objetivo de oferecer autenticidade, confidencialidade, segurança e integridade para todas as partes envolvidas.

Vantagens

Ele permite realizar diversos serviços pelo meio eletrônico, dispensando a necessidade da presença física. Algumas atividades como entrega de documentos, reconhecimento de firma e idas ao banco podem ser realizadas online com a mesma autenticidade e proteção do que se fossem feitas presencialmente. Com o Certificado Digital é possível realizar:

  • Transações bancárias
  • Assinatura de notas fiscais
  • Envio e assinatura de documentos
  • Realizar transações de FGTS e Previdência Social
  • E muito mais…

Dessa forma, é possível garantir a redução de custos, agilidade nos processos e sustentabilidade, além claro da desburocratização desses processos.

Quem precisa do Certificado Digital?

O Certificado é obrigatório para pessoas (físicas ou jurídicas) que desejam realizar operações online de forma segura e autenticada. Porém, em alguns casos ele é uma obrigatoriedade, e não uma escolha.
Por exemplo, empresas que emitem notas fiscais eletrônicas, e também aquelas inscritas no sistema tributário de lucro real ou presumido. Com exceção de empresas inscritas no Simples Nacional pois, como não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica, não precisam do Certificado Digital.
Caso opte pelo seu uso, todas as notas fiscais eletrônicas emitidas terão garantida sua autoridade.

Tipos de Certificados Digitais

e-CNPJ: Vinculado a empresas, esse é emitido para que o representante legal da empresa possa realizar atividades como emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias.
e-CPF: Permite realizar operações pela internet com a mesma validade do CPF físico, por exemplo: entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que exijam uma assinatura digital.

Como obtê-lo

Para a emissão do certificado digital é necessário que o solicitante compareça a uma Autoridade de Registro – AR da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Além de levar os documentos obrigatórios, o solicitante passará pelo processo de cadastramento biométrico, com a coleta da biografia facial (foto) e das digitais.
Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre todo o processo.

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, auxiliamos você em todo esse processo, para que sua empresa obtenha o Certificado Digital de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender a todos as etapas para você.
Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos nossos parceiros, como as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização. Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.


Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o que é Certificado Digital? Sua empresa já o possui? Comente abaixo e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto da igreja da Sé, representando a anistia para igrejasIlustração que demonstra as vantagens de ter uma empresa regularizada