Os principais erros de gestores ruins que podem arruinar sua empresa

 em Gestão e Produtividade

Alguns erros de gestores ruins podem ser fatais para a gestão de pessoas dentro de uma organização. E é compreensível, pois realizar a gestão de pessoas não é uma tarefa simples. Esta deve ser realizada com cautela para não trazer maiores consequências à empresa e aos próprios colaboradores. Por isso, o ideal é criar condições saudáveis e motivadoras para que todos trabalhem de forma eficiente e produtiva.
Porém, muitas vezes os gestores cometem deslizes trágicos que acarretam na perda de ótimos funcionários. Confira nesse artigo quais são os principais erros de gestores ruins e o que você pode fazer para impedir que seus melhores colaboradores saiam da empresa.

8 erros de gestores ruins e como corrigi-los:

Não se preocupar com o funcionário

Muitas pessoas acabam deixando seus empregos por conta da relação com o chefe. Certamente, gestores ruins que não se importam sempre terá uma alta taxa de rotatividade em sua empresa. Trabalhar em uma empresa oito horas por dia próximo à alguém que não está pessoalmente envolvido e não se preocupa com nada além do rendimento de produção é bastante incômodo.
Solução: Nenhum bom gestor trata de seus funcionários como máquinas; é preciso compreender que os colaboradores também possuem vida social, familiar e afetiva. Busque ter uma escuta empática sobre os problemas, mostrando-se resolutivo ao invés de apontar apenas as dificuldades.

Não reconhecer um bom trabalho

Todos gostam de ser elogiados, principalmente aqueles que dão o melhor de si e dão duro em uma tarefa. Os colaboradores são os melhores ativos de uma empresa, e precisam saber a importância de sua colaboração para a empresa. Um gestor que não demonstra os progressos positivos de sua equipe tem grandes chances de desmotiva-la e, consequentemente, torna-la pouco produtiva.
Solução: Faça com que cada pessoa entenda o significado de seu trabalho, mostrando os resultados e o impacto do seu trabalho. Isso traz mais motivação, estimulo e aumenta muito mais a qualidade do serviço do que simplesmente dizer o que deve ser feito.

Não desenvolver as habilidades das pessoas

Se não conseguir identificar e desenvolver o talento principal de seus funcionários, são grandes as chances de que eles se tornem entediados e complacentes. Outro erros de gestores ruins é ter medo de perder “poder” diante de seus funcionários, e ocultar informações importantes sobre a equipe.
Solução: Cabe ao gestor identificar quais as áreas que cada funcionário possui mais aptidão, e de que forma esse talento pode ser melhorado. Funcionários dedicados desejam um feedback, para que assim possam expandir seu conjunto de habilidades.

Não honrar os compromissos

Não há nada mais frustrante do que um gestor que faz promessas e não as cumpre. Ao desconsiderar um compromisso, você se apresenta como uma pessoa desrespeitosa e descompromissada perante a equipe, alguém que não cumpre com sua palavra. E se você não honrar com suas promessas, por que eles deveriam?
Solução: Duas qualidades muito importantes para um bom gestor são a confiabilidade e a honra. Por isso, é essencial agir sempre com transparência e honestidade perante os colaboradores.

Sobrecarregar os colaboradores

Muitos gestores caem na ilusão de que produtividade é sinônimo de trabalho duro, mas não é. Os prazos são apertados, e o comprometimento deve ser pleno, isso é um fato. Acabam sobrecarregando bons funcionários que apenas recebem e acumulam demandas que não conseguirão alcançar. Isso só faz com que eles se sentem esgotados e sufocados. Quem trabalha sob pressão o tempo todo alcança um momento em que a produção se torna impossível, além de ser altamente prejudicial a saúde
Solução: Se for necessário aumentar a quantidade de trabalho, é importante também melhorar as condições. Aposte em recompensas como promoções, aumento salarial, reconhecimento, e mais importante, não desviar os afazeres ao que o funcionário foi contratado a realizar.

Não fortalecem a criatividade

Funcionários talentosos tendem a melhorar tudo o que resolvem fazer. Um gestor ruim que está sempre fechado às inovações, limita e desmotiva esses funcionários que buscam alcançar todo o seu potencial.
Solução: Esteja aberto a novas ideias, pois além de melhorar sua empresa, melhora também a participação dos demais colaboradores. Bons gestores incentivam sua equipe a “pensar fora da caixa”. Eles exploram suas potencialidades e buscam sair de suas zonas de conforto para encontrar soluções diferentes para os problemas de sempre.

Contratar/promover pessoas não qualificadas

Um dos grandes erros de gestores ruins é cair na armadilha de contratar pessoas pouco qualificadas apenas por conta da indicação. Isso acaba desmotivando aqueles profissionais que possuem, de fato, competência e dedicação para exercer determinada atividade e deveriam ser a primeira opção em promoções e contratações.
Solução: Um bom gestor reconhece outras boas lideranças, e não cede a essa falha. É importante se atentar a desenvoltura dos funcionários que você já possui dentro da empresa. Para isso, crie um plano de carreira, motivando-os a melhorar, cada vez mais, para alcançar um cargo mais elevado.

Não investir em treinamento

Por fim, um erro muito comum de gestores ruins é a falta de treinamento. Mesmo que sua equipe seja formada por ótimos profissionais, com uma formação sólida e experiência, a única forma de garantir a excelência no trabalho é melhorando constantemente.
Solução: Invista em treinamentos, palestras ou workshops regulares que sejam importantes para o desenvolvimento da sua equipe. Assim, a empresa garante que terá funcionários bem preparados e motivados a se aperfeiçoar cada dia mais.

Conclusão

Se você quer ter e manter as melhores pessoas na sua empresa, é importante prestar atenção nesses detalhes. A maneira como os gestores se comportam dentro da empresa são cruciais na organização. A gestão de pessoas, como o próprio nome já diz, lida com seres humanos, que possuem sentimentos, necessidades e desejos. Por isso, qualquer deslize na conduta e forma de tratamento dentro da empresa pode causar a perda de grandes talentos.
Sabe de outros erros de gestores ruins que poderiam entrar nessa lista? Já presenciou algum desses erros? Deixe seu comentário, e acompanhe os conteúdos do Abertura Simples para saber tudo sobre empreendedorismo, abertura de empresas e muito mais.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de um rapaz sorrindo enquanto prende alguns papeis na paredeMoça com muitas mãos e segurando diversos objetivos, representando as 10 ferramentas de produtividade