Aprenda a precificar os produtos e serviços da sua empresa com essas 4 dicas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entenda como precificar os produtos e serviços do seu negócio.

Ao abrir uma empresa, colocar um preço nos seus produtos e/ou serviços pode ser bastante complicado no começo, afinal, boa parte do seu lucro está envolvido nessa relação. E você ainda precisa ter um preço justo para atrair os consumidores para a aquisição ou mesmo, despertar neles o interesse de obter seu produto ou serviço.

Existem várias formas de precificar os produtos e serviços da sua empresa e, para isso, vários fatores devem ser levados em conta, mas aqui, temos quatro dicas especiais para que você possa dar os primeiros passos:

Saiba como precificar os produtos e serviços da sua empresa:

Baseada em custo

Precificar os produtos e serviços baseado em custos consiste em fixar um percentual de lucro diante dos custos que você teve para comprar o produto ou disponibilizar um serviço. Para isso, é preciso fazer algumas contas. Exemplo: se você deseja ter 20% de margem em determinado produto, você pega o custo inicial e adiciona mais 20% ao valor total, sendo este, o seu valor final. Lembrando sempre que este cálculo nem sempre é exato e que você precisa levar em consideração outros fatores, como a concorrência, por exemplo.

Baseada na concorrência

Observar a concorrência é fundamental para a definição dos preços de seus produtos/serviços. Portanto, além de realizar os cálculos para fazer a precificação baseada em custo, verifique como a concorrência tem praticado os preços para produtos semelhantes ao seu para que assim você possa despertar o interesse dos clientes pelos seus produtos e/ou serviços.

Baseada na oferta/demanda

Ao realizar uma análise de mercado, você também consegue observar a oferta e demanda dos seus produtos ou serviços, de maneira que quanto mais diferenciado ele for, mais você consegue aumentar o preço final para os consumidores. E por isso, fique sempre atento ao mercado para que essa relação seja ainda mais próxima e fiel às suas necessidades e as dos clientes.

Baseada no valor agregado

Se você tem algum produto ou serviço de alto valor agregado, como produtos e/ou serviços de luxo ou exclusividade, por exemplo, você consegue um preço ainda mais alto sobre cada uma das peças ou prestação de algum serviço. Porém, lembre-se que essa modalidade é pouco procurada e necessita de clientes fiéis para que sobreviva no mercado, especialmente durante algum período de crise, quando muitas pessoas tendem a eliminar produtos ou serviços com alto valor agregado.

Siga as nossas dicas e procure sempre mais informações para que o ato de precificar os produtos e serviços esteja adequada com as suas expectativas e também com a situação dos seus clientes, pensando sempre em uma visão macro de mercado que contempla a situação econômica do país e de prováveis consumidores que possam adquirir seus produtos ou serviços.

A pesquisa, neste caso, continua sendo uma das melhores formas de obter informações preciosas para que você consiga precificar os produtos e serviços da sua empresa sempre da maneira adequada e próxima às praticadas pelas empresas do seu segmento. Converse também com outros empresários do ramo e faça reuniões com a sua equipe a fim de entender as expectativas dos clientes na ponta.

Se você quiser saber um pouco mais sobre como é feita a precificação de produtos e serviços, confira o vídeo que lançamos em nosso canal no Youtube:

https://www.youtube.com/embed/hI9o_W0RSVM


Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário