Skip to content

5 motivos para você parar agora de ser um profissional multitarefa!

O que você verá neste artigo:

Confira todas as desvantagens de ser um profissional multitarefa e saiba como contornar esse problema

Muitas pessoas acreditam ser possível fazer dezenas de coisas quase simultaneamente. Ainda assim, quando você olha para o que eles estão trabalhando, geralmente está repleto de erros, problemas e esforços adicionais por conta do retrabalho.
Diversos estudos sobre já comprovaram que quem tenta fazer várias coisas de uma só vez perde mais tempo. Pode até ser possível fazer duas ou três atividades simultaneamente, o problema é ganhar tempo agindo dessa forma. A realidade é que existem pessoas que realmente conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo, mas uma porcentagem muito pequena consegue de fato ser produtiva dessa maneira.
O fato é que o multitasking não necessariamente faz bem ao nosso cérebro. Na verdade, de acordo com a ciência, essa postura não apenas é capaz de comprometer o foco como também pode causar stress e diminuir as capacidades cognitivas. Por isso, confira a seguir as desvantagens de ser um profissional multitarefa e também como parar com esse hábito! Continue lendo:

Desvantagens do profissional multitarefa

  1. Tempo de finalização: O tempo gasto para realizar suas tarefas pode aumentar em 50%, tirando assim sua disponibilidade para ser útil;
  2. Trabalho de baixa qualidade: A qualidade do serviço é piorada ou exige mais tempo para ser completada na presença de atividades paralelas;
  3. Cansaço e stress: O esforço cognitivo necessário para transferir-se entre várias tarefas deixa você cansado mais cedo, e aumenta os níveis de stress;
  4. Recompensa para a falta de foco: Cada mudança no foco de atenção ativa uma recompensa relacionada a novidade no cérebro, e por isso se torna um circuito vicioso para o mesmo, reforçando o comportamento multitarefa;
  5. Baixa autoestima: O aumento no número de erros cometidos e os resultados constantemente ruins abalam a autoestima do profissional multitarefa, afetando a capacidade cognitiva.

Como parar de ser um profissional multitarefa

Faça uma coisa de cada vez

Pode parecer um pouco estranho para algumas pessoas, mas você irá efetivamente concluir mais coisas se fazê-las individualmente. Além disso, você conseguirá fazê-las mais rapidamente, com menos erros e menos retrabalho. Por isso, antes de começar uma nova atividade, garanta que você concluiu completamente a tarefa anterior.

Planeje seu dia

Logo pela manhã, estipule metas ligadas a horários de execução. Defina ao máximo possível suas atividades que precisam ser concluídas até o fim do dia. E claro, certifique-se de concluí-las antes de começar a navegar pelo Facebook, Twitter, e-mails, etc.

Limpe seu ambiente de trabalho

Uma mesa cheia de coisas é o sonho de todo profissional multitarefa. Muitas coisas aleatórias para pegar e para trabalhar ao invés de sua tarefa real. É importante manter sua mesa limpa de todas as coisas que possam atrapalhar, menos a tarefa na qual você pretende trabalhar.

Deixe a tecnologia de lado

A tecnologia é muito útil em todos os sentidos, especialmente para trabalhar de qualquer lugar que você esteja. Mas isso não significa que você deve fazê-lo. Além do mais, as notificações nas redes sociais podem atrapalhar e tirar seu foco enquanto estiver trabalhando Quando estiver no escritório, feche o e-mail, desligue o celular e deixe qualquer tecnologia desnecessária de canto.

Reserve um tempo para “distrair”

Você não precisa ficar o tempo todo apenas focado o trabalho, sem descansos. Pelo contrário, você deve ter tempos definidos para poder relaxar e se distrair. Um cérebro descansado é muito mais capaz de manter o foco em uma atividade. Uma sugestão é manter 30 minutos de trabalho focado e 5 minutos de descanso. Fora desses intervalos, o ideal é manter quaisquer canais fora do alcance imediato para não atrapalhar a rotina.

Não deixe pequenas tarefas atrapalharem as grandes

Não comece a fazer aquela tarefa de apenas 2 minutos só porque ela é rápida ou fácil. Nem deixe tudo de lado para responder aquele e-mail entrando em sua caixa de entrada. Resista a permitir que as pequenas atividades interrompam o seu foco das grandes, pois pode levar mais tempo para você voltar a atenção ao trabalho anterior.


E aí, já sabe por quê você deve parar de ser um profissional multitarefa? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!