Skip to content

A importância de ter bem definido o propósito da empresa

O que você verá neste artigo:

O propósito da empresa será fundamental para a sua vida empreendedora. Entenda o motivo!

Atualmente, é um consenso entre empreendedores do mundo todo que empresas que atuam com um propósito possuem um desempenho muito melhor.

Especialistas acreditam que empresas com objetivos definidos ganham mais dinheiro, têm funcionários mais engajados e clientes mais leais.

Uma pesquisa realizada por Raj Sisodia para o seu livro “Firms of Endearment” constatou, por exemplo, que as empresas que operam com um senso de propósito claro e impulsionador, criam valor no curto prazo, bem como no longo prazo para suas empresas.

Contudo, o professor Cahners-Rabb de Administração de Empresas, Emérito, na Harvard Business School, explica que você não pode simplesmente adotar um propósito qualquer. “Ele deve ser conduzido, operacionalmente e em profundidade, pelo CEO e pela equipe de liderança superior”, ensina.

Diante disso, vamos falar sobre algo fundamental para a sua vida empreendedora: como encontrar o propósito da sua empresa!

A primeira coisa a saber é que o propósito de qualquer empresa está intimamente ligado com pessoas, ou seja, como o social.

Para ter uma ideia: Três quartos da geração Y aceitariam uma redução salarial para trabalhar em uma empresa socialmente responsável, de acordo com a pesquisa da Cone Communications.

Além disso, os consumidores desejam que empresas tenham um propósito. O que está diretamente ligado com a melhor das vendas.

Sendo assim, é provável que você tenha entendido, de fato, que não é possível empreender sem os motivos adequados, certo?

Agora vamos ensinar algumas dicas para você encontrar o real motivo de existência da sua empresa.

Crie uma lista de perguntas do tipo “por que” e “o quê”

O primeiro passo prático para saber o que motiva sua empresa a existir é fazer uma lista respondendo algumas perguntas, como:

1.  Por que estamos fazendo isso?

2.  Por que estamos no negócio?

3.  Por que existimos?

4.  Por que somos e quem somos hoje?

5.  Por que somos bons no que fazemos?

6.  O que as pessoas dizem sobre nós?

7.  Em que somos ótimos?

Converse com sua equipe

Após responder as perguntas acima, faça uma reunião com sua equipe. Durante a conversa, faça as perguntas acima para eles. Anote todas as respostas.

Em seguida, compare suas respostas com a da equipe. Veja se as respostas da equipe são iguais as suas. Caso sim, é bem provável que você esteja no caminho certo para entender a motivação do seu negócio.

Em seguida, reúna tudo em uma mensagem curta, simples e, o mais importante, genuína.

Exemplo: supondo que você tenha uma empresa de cosméticos. Uma das respostas sobre o que motivou estar neste mercado é fazer com que as mulheres se sintam bem com elas mesmas. Neste caso, já temos um dos propósitos da sua empresa: empoderar mulheres.

Depois de encontrar o propósito, faça-o aderir

O verdadeiro propósito é muito mais do que uma declaração de missão na seção “sobre” do seu site. Sabemos que é clichê, mas as ações realmente falam mais alto que as palavras. A fim de manter seu propósito, você precisa entrelaçá-lo onde puder, em mensagens publicitárias, em treinamento com a sua equipe e por aí vai.

Por fim, vale lembrar que a jornada empreendedora exige muito conhecido. Além de entender o propósito da empresa, é essencial saber como fazer uma boa liderança. Confira neste artigo 5 atitudes de um líder que inspiram e geram respeito.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.