Skip to content

Guia sobre segurança da informação para escritórios contábeis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

É urgente discutir segurança da informação para escritórios contábeis

Nos últimos tempos, as invasões de hackers viraram páginas de jornais no Brasil e também em outros países. Os episódios serviram como um alerta de que ninguém está imune. Diante disso, quem trabalha com informações sigilosas, como é o caso dos escritórios contábeis, precisa começa a pensar em segurança da informação.

Pensando em ajudar os contatores, que ainda não entendem muito sobre o assunto, vamos explicar, neste artigo, o que é segurança da informação, qual sua importância e quais são as dicas para proteger o escritório de invasões de hackers. Confira!

Suas informações digitais estão realmente protegidas?

Você usa softwares que não são originais? Salva todos os documentos dos clientes somente no computador? Tem uma senha padrão para acessar o e-mail ou algum sistema? Se você respondeu sim para apenas uma pergunta, sua segurança da informação é falha.

Agora se você respondeu sim para mais de uma pergunta, saiba que seu escritório, definitivamente, pode ser um alvo fácil para hackers e que esse fato pode manchar a reputação do seu negócio.

Isso porque os brasileiros estão cada vez mais conscientes da importância da segurança da informação. A Accenture realizou uma pesquisa e constatou que o brasileiro é o que mais se sente inseguro com a proteção dos seus dados.

77% dos entrevistados apresentaram preocupação sobre como as empresas armazenam suas informações pessoais. Desta forma, se você não quer prejudicar seus clientes e abalar a credibilidade do seu escritório, recomendamos que continue lendo este artigo!

O que é segurança da informação?

A segurança da informação é conceituada, pela Associação Brasileira de Norma Técnica (ABNT), na ISO/IEC 27002, como “a proteção da informação quanto a vários tipos de ameaças, de modo a garantir a continuidade do negócio, minimizar o risco para o negócio, maximizar o retorno sobre o investimento e as oportunidades de negócio”.

Nesse sentido, a ABNT explica que a segurança da informação é obtida por meio de um conjunto de controles que passam por políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software e hardware.

“Estes controles precisam ser estabelecidos, implementados, monitorados, analisados criticamente e melhorados, onde necessário, para garantir que os objetivos do negócio e de segurança da organização sejam atendidos. Convém que isso seja feito em conjunto com outros processos de gestão do negócio”, ressalta a associação.

Afinal, como colocar em prática a segurança da informação para escritórios contábeis?

Apesar da segurança da informação parecer um assunto completo, não é. Você não precisa ter um amplo conhecimento em TI para promover mais segurança para o seu negócio. Basta, apenas, que coloque em prática algumas atitudes simples. Vamos explicar, abaixo, algumas delas!

Faça backups

Os backups nada mais são do que cópias. Eles são essenciais para que o contador possa armazenar os documentos dos clientes com total segurança. Eles evitam uma série de dores de cabeça, como perda dos documentos por problemas como o computador e crimes cibernéticos. Uma dica para quem quer começar a fazer backups é sempre salvar o conteúdo na nuvem. Caso haja algum problema com o PC, as informações estarão preservadas.

Tenha um antivírus atualizado

Todos os dias novas versões de vírus são disseminadas na internet. Isso significa que os programas de antivírus também precisam se atualizar para melhorar seus recursos de combate. Desta forma, é essencial que todos os computadores do escritório contábil façam a atualização do antivírus para garantir a imunização contra vírus que possam danificar os aparelhos e até roubar informações sigilosas.

Use softwares originais

Sabemos que pode sair caro comprar a licença de todos os programas necessários para o trabalho contábil. Só que isso é essencial. Os softwares piratas possuem brechas que permitem invasão com muita facilidade. Além da segurança, usar programas originais é importante para que o escritório não tenha problemas com a Lei de Direitos Autorais.  

Desenvolva senhas complexas

Você sabia que 81% dos crimes cibernéticos ocorrem a partir de senhas corporativas com níveis baixos de complexidade? É o que indica uma pesquisa realizada pela operadora norte-americana Verizon.

Para não virar estatística, ou seja, para evitar ser mais um alvo de violação, é essencial que as empresas tenham uma política de senhas. É importante definir, por exemplo, que as senhas tenham um padrão alfanumérico com letras, números e caracteres especiais.

Utilize o duplo fator de autenticação

O duplo fator de autenticação evita que pessoas indevidas acessem seus dados. Se você tem uma conta de e-mail no Google, por exemplo, deve ter percebido que ao acessá-lo de um local diferente, é necessário confirmar que você realmente é o dono da conta.

O Google envia um código por e-mail ou para o celular. Para conseguir acessar o e-mail, você precisa digitar o código. Isso é um sistema duplo de autenticidade. Muitos programas oferecem o recurso e pode ser uma boa ativá-lo.

Contrate um profissional especializado

Em muitos casos, é interessante que o escritório de contabilidade tenha, em sua equipe, um profissional responsável por cuidar da segurança da informação. Com ele, será possível garantir que todos os dados, documentos e informações em geral estejam devidamente protegidos e armazenados com segurança.

Faça treinamento com a sua equipe

Caso você não tenha como contratar um profissional de segurança da informação, uma dica é promover, ao menos uma vez por ano, um treinamento com a sua equipe. Neste caso, você poderia convidar um profissional especializado para explicar quais medidas de segurança devem ser adotadas no dia a dia.

Por fim, lembre-se segurança da informação para escritórios contábeis é um assunto sério e que deve ser tratado com urgência. Afinal, isso impacta na credibilidade do seu negócio. Falando em credibilidade, como anda sua cartela de clientes? Baixa? É hora de começar a captar clientes para o seu negócio contábil!


Conte com o Abertura Simples para que sua empresa decole e aumente o faturamento. Saiba mais sobre a nossa proposta e implemente o marketing contábil no seu escritório agora mesmo! Clique no botão abaixo e entenda como o portal pode te ajudar.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *