Tudo que você sempre quis saber sobre Contabilidade Online

Entenda a Contabilidade Online e saiba como implementá-la no seu escritório

A contabilidade vem passando por transformações profundas, acompanhando as mudanças do mundo moderno. As relações profissionais estão tomando o rumo online, e é necessário que os escritório de contabilidade também se adaptem.

Com isso, surge a Contabilidade Online, que promete ser o futuro da atividade contábil. Mais do que um diferencial competitivo, esse modelo se mostra como uma sobrevivência no mercado.

Por isso, explicaremos a seguir o que é a Contabilidade Online, como ela funciona na relação entre contador e cliente, e como você pode começar a implementá-la no seu escritório. Continue lendo:

O que é Contabilidade Online?

Esse termo, que surgiu há pouco tempo, se tornou uma solução prática e acessível para o novo empreendedor ou microempresário. Diferente da Contabilidade convencional, a Contabilidade Online oferece a estrutura ideal para o empreendedor de pequeno porte, tanto para emissão de Notas Fiscais, quanto para abertura de empresa, e muito mais.

A principal diferença está no formato de atendimento, pois esse modelo conta com uma plataforma que pode ser acessada a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo. Essa plataforma é usada para arquivar e gerenciar documentos, que podem ser consultados sempre que o empreendedor achar necessário.

A Contabilidade Online oferece praticamente os mesmos serviços que um escritório de Contabilidade convencional, porém conta com uma plataforma online, onde o empreendedor pode esclarecer dúvidas e contar com a orientação do profissional contábil direta e rapidamente.

Como funciona a Contabilidade Online?

Alguns podem pensar que a contabilidade online surge como um substituto ao contador, mas isso é uma compreensão equivocada. A ideia não é de substituição, e sim de complemento. A internet pode ser uma aliada em muitas circunstâncias, pois ultrapassa os limites territoriais, e leva a informação de forma mais rápida. Porém, pode levar também o sentido de frieza, sem interação humana, apenas máquina com máquina.

Para os contadores, a internet é um meio de ofertar e realizar seu serviço, mas diferente de muitos setores, não dispensa a presença física.
Por isso, a contabilidade online é uma ferramenta que qualifica a relação do contador com seus clientes, e o atendimento à certas obrigações acessórias, como:

  • Monitoramento em tempo real do controle financeiro
  • Gestão de documentos armazenados em nuvem
  • Organização de dados em arquivos digitais para atendimento à fiscalização
  • Suporte ao cliente e consultoria simplificada
  • Recebimento automático de informações para análise contábil
  • Preenchimento e entrega de declarações por meio digital

Percebe-se, assim, que a tecnologia serve como um meio que qualifica a operação. Porém, ela depende unica e exclusivamente do contador, para que nada saia do esperado. Isso vale tanto na adoção das melhores práticas de gestão financeira, quanto do cumprimento das obrigações.

Como começar a fazer Contabilidade Online?

Existem quatro fatores que são essenciais para que um escritório doe contabilidade adentre no meio digital, e são eles:

1. Equipe

Se você quer que seu escritório seja digital, sua equipe também precisa ser. E isso implica na preparação de seus colaboradores para se tornarem mais consultores de negócios e menos digitadores de lançamentos. Para isso, é necessário treinamentos contantes e incentivo de implementação de uma cultura de inovação dentro do escritório.

Muitas pessoas podem se tornar um pouco resistentes quanto a isso, mas é necessário motivação e incentivo, especialmente com o pessoal mais antigo.

Assim que todo o time estiver pronto para entrar em campo, sua estratégia tem altas chances de ganhos de autonomia e produtividade, além de reduzir a necessidade de contratação de novos profissionais, logo que a o atendimento ao cliente será aperfeiçoado.

2. Cliente

O segundo elemento chave nesse processo é o cliente, pois se houver resistência da parte dele, é necessário saber como contornar. O principal desafio é convencê-lo da importância da tecnologia para o sucesso da empresa, e também de que a Contabilidade Online é segura e confiável.

Da mesma maneira que você foi convencido a implementar esse modelo no seu escritório, você deve apresentá-lo ao seu cliente, atuando como um consultor e indicando os benefícios que a ferramenta de gestão pode trazer para a empresa, além de colocar-se como um parceiro para ajudá-lo em qualquer situação.

Os ganhos são para ambos: tanto para o escritório que não precisará vivenciar a tradicional correria e cobrança de documentos para o fechamento contábil, quanto para o empreendedor, que terá mais informações para a tomada de importantes decisões.

3. Tecnologia

Para usufruir da tecnologia, é necessário utiliza-la corretamente, certo? Se a ideia é descartar as pastas cheias de papeis, um sistema online pode ser muito útil. O armazenamento em nuvem e outras soluções digitais reduzem a papelada e o trabalho manual, otimizando assim a operação do escritório contábil.

Assim, é possível realizar uma gestão melhor das contas dos seus clientes, e assim encontrar melhores soluções para a satisfação deles.
Além disso, a tecnologia também pode ser muito útil para manter uma proximidade no atendimento. Algumas ferramentas digitais (Skype, Hangout, e até mesmo WhatsApp), são formas de manter uma relação entre cliente e contador.

4. Marketing

Para poder aproveitar o potencial do meio online, o ideal é explorar também o marketing digital do seu escritório contábil. Afinal, podem existir milhares de organizações contábeis ativas registradas no Brasil, todas oferecendo o mesmo que você, mas se você souber como fazer para se destacar, ser encontrado e reconhecido, você conseguirá muitos mais clientes.

Oferecer um serviço de excelência é um fator importante, claro, mas com uma concorrência expressiva, é necessário marcar presença. Um dos primeiros passos é ter um site, e depois investir nas redes sociais. Mas o Marketing Contábil vai ainda mais além disso.

As estratégias de SEO, Inbound Marketing e muito mais podem ser essenciais para que seu escritório de contabilidade alcance seu público-alvo. Como muitos não possuem estrutura, conhecimento ou mesmo tempo para investir em marketing contábil, as oportunidades de conseguirem mais clientes acaba sendo perdida. Nesse momento, o Abertura Simples surge como uma solução para os contadores que desejam ampliar seus negócios.

Abertura Simples

O Abertura Simples é referência no mercado brasileiro como o maior portal de abertura de empresas do Brasil, presente em mais de 100 cidades no país todo e abrindo mais de 2.500 empresas. Algumas das vantagens para os contadores que decidem integrar essa parceria de marketing contábil são:

  • Presença online: marketing digital de alta performance para inserir seu escritório no mundo virtual
  • Criação de conteúdo: material rico para atrair empreendedores e torná-los clientes
  • Consultoria estratégica: abordagem inovadora de vendas
  • Maior rentabilidade: aumente seu faturamento mensal

Hoje em dia, um dos maiores desafios da categoria é a captação de clientes. Trabalhamos para ajudar os contadores por meio de uma proposta de associação que envolve o marketing contábil do nosso portal. Fazemos a conexão entre contadores e micro e pequenos empreendedores.

Para fazer parte dessa parceria e conferir mais informações, clique no botão abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/sou-contador/” target=”_blank” align=”left” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]SOU CONTADOR[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta