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Vendarketing: saiba o que é e como ele é importante para a sua empresa melhorar os resultados.

O que você verá neste artigo:

Cada vez mais o Vendarketing vem mostrando por que ele veio para ficar no mercado. O alinhamento de marketing e vendas é uma parte integral de uma estratégia de Inbound Marketing (e de conteúdo) de sucesso. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:

VENDARKETING: ALINHAMENTO DE DOIS SETORES QUE OTIMIZAM OS RESULTADOS DA SUA EMPRESA! CONFIRA:

O que é vendarketing?

A palavra vendarketing é a junção das palavras vendas com marketing. Esse termo é derivado do inglês Smarketing (sales+markting), mas que vai além da simples união de dois termos.

A ideia desse conceito é determinar um mesmo objetivo a ser seguido pelos times, definindo objetivos, métricas e processos. Assim, é possível aumentar consideravelmente a forma como a sua empresa adquire novos clientes. O vendarketing serve para que o time de marketing qualifique um lead para que quando ele chegar no time de venda, todo esse processo seja mais eficiente e eficaz. Ou seja, seu empreendimento vai economizar tanto no tempo, como no dinheiro, já que ele busca juntar duas partes da sua empresa, alinhando objetivos e processos, mensurando o desempenho da sua estratégia dentro do seu negócio.

Estratégia de Inbound Marketing e o Vendarketing

O vendarketing atua exatamente na hora que você vai transformar o seu lead em um novo cliente da sua empresa. Se olharmos o fluxo do Inbound Marketing, atraímos estranhos e os transformamos em visitantes, convertemos esses visitantes em leads e finalmente, chega a hora de fechar o negócio.

Mas, se você não deixar bem claro para os times de marketing e vendas quais são os seus papeis e como esses dois setores interagem, a sua empresa está correndo perigo. E é aí que o vendarketing entra, sabe por que? Por que o Inbound Marketing é uma metodologia extremamente organizada, baseada em processos, métricas, objetivos, personas, metas e indicadores-chaves de performance.

Aqui, é importante entender que não adianta marketing e vendas terem números e ações separadas, se, no final das contas, eles precisam atuar em conjunto para transformar leads em clientes. Aplicar o Vendarketing na sua empresa significa criar um time pronto para aumentar o faturamento da empresa e os lucros alcançados.

Quais são os benefícios que o vendarketing proporciona para a minha empresa?

Comunicação harmônica com o seu público e com os seus clientes

O alinhamento do Marketing e Vendas afeta diretamente é na sua comunicação com os seus potenciais clientes e clientes, afinal, o processo começa com o Marketing, que atrai as melhores oportunidades para o time de vendas com conteúdos interessantes.

Em todos esses passos, o Marketing está passando mensagem para o público, educando sobre sua área de atuação e despertando o interessante deles pelo que a sua empresa tem a oferecer. E por isso, fica claro a importância dos dois times falarem a mesma língua e, principalmente, transmitam uma mensagem coesa para os seus contatos.

Entende a necessidade da sua empresa

A estratégia de Inbound Marketing ajuda a dar previsibilidade para a sua empresa, já que por meio desta metodologia, você consegue calcular as taxas de conversão dos seus vendedores, entendendo exatamente sobre o que o time precisa para bater ou então, melhorar a meta.

O vendarketing entra nesse aspecto para contribuir para o sucesso desse alinhamento, uma vez que todos estarão de acordo e batalhando para os mesmos objetivos.

Gerando leads mais qualificados

O alinhamento desses dois setores é tão importante que, a partir do time de vendas, que possuem um contato direto com os clientes, eles podem passar para o time de marketing insights de conteúdos, formatos e canais para melhorar ainda mais a comunicação com o público e como consequência, gerar mais leads qualificados.

Gerando mais lucro

Sabe por que a sua empresa gera mais lucro? Porque as oportunidades geradas estão melhores, mais bem trabalhadas e cada vez mais educadas, o que possibilitam mais vendas sem muitos investimentos.

Imagem de sales marketing para remeter ao vendarketing abordado no texto

Como implementar a estratégia de vendarketing na minha empresa?

PASSO 1: ALINHAMENTO, ALINHAMENTO E ALINHAMENTO!

Comumente vemos empresas em que os setores não conversam em si e, em alguns casos, desconhecem como o outro departamento funciona.

Quando ambos os departamentos não conseguem responder sobre quem é o cliente ideal, qual o objetivo do outro setor ou então, quais ações de marketing mais impactam o time de vendas, é sinal que a sua empresa não tem alinhamento e nem eficiência nos processos.

O primeiro passo então, é estabelecer o alinhamento entre os setores para que ambos saibam e lutem pelos mesmos objetivos, criando uma unidade conceitual que evita erros de interpretação na comunicação entre as equipes.

PASSO 2: COMUNICAÇÃO ENTRE OS TIMES

Depois desse alinhamento, é fundamental que no dia a dia os departamentos de marketing e vendas esteja sempre em contato e fazendo troca de informações, para que sempre haja um aprendizado.

PASSO 3: CRIAÇÃO DE UM SLA

Até agora falamos repetidamente o quão é essencial o alinhamento entre os times, certo? Agora, é hora de determinar dentro do processo de aquisição de clientes, ou seja, o que cada um precisa fazer para que tudo isso funcione de maneira eficiente. E para isso acontecer, é fundamental que exista um acordo entre os setores, chamado de SLA (Service Level Agreement).

O SLA é o conjunto de regras que determinam as ações e os entregáveis em casa ponto de contrato entre os setores, evitando que fatores subjetivos façam com que um time culpe o outro caso os objetivos não sejam alcançados. Quando as regras estão bem definidas, as tarefas de cada departamento estão claras e mensuráveis.

PASSO 4: MÉTRICAS

Manter a comunicação entre os times vai além de marcar reuniões e ressaltar pontos estratégicos. É preciso também ter números claros e para isso, nada melhor do que estipular KPIs (Key Performance Indicators) para mostrar aos dois times o que realmente está acontecendo na empresa.

É importante acompanhar as métricas que mostrem qual está sendo o retorno financeiro para a empresa. Sem considerar que, sem os dados, é impossível saber se o ROI (Retorno sobre investimento) está positivo.

PASSO 5: INTEGRAÇÃO DE SOFTWARES

Para que todo esse processo seja eficiente, é importante investir na integração dos softwares, por que, pense bem: se o time de venda receber um lead através de um sistema que já possui todas as informações e histórico de interação dos conteúdos e ações de marketing, a chance do vendedor conhecer muito mais o estágio de maturidade do cliente em relação ao serviço que você oferece é enorme e o poupará muito tempo, pois ele vai falar as coisas certas, no tempo certo, para a pessoa certa.


E aí, está pronto para implementar o vendarketing na sua empresa? É muito importante que você, empreendedor, gestor ou colaborador, entenda que essa estratégia é acima de tudo, uma mudança de mentalidade em relação à maneira que a sua empresa encara uma aquisição de cliente.

Você já tem alguma experiência e quer compartilhar conosco? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Fonte: Blog Marketing de Conteúdo

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