Você pode ter a melhor ideia, constituir a sua empresa e desenvolver o produto ou serviço que vai resolver todo e qualquer problema do público que pretende atingir, mas é o que dizem: a propaganda é a alma do negócio! Bem, talvez o correto fosse dizer que a publicidade, o ato de tornar público, é indispensável para qualquer negócio. Afinal, não adianta nada disso se as pessoas não tomarem conhecimento para comprar.
Contudo, o que ocorre na maioria das empresas que estão em fase inicial é ter um orçamento restrito, o que exige muita criatividade e organização para conseguir o objetivo de trabalhar estratégias e ações de marketing para divulgar o negócio sem gastar muito. Por isso, selecionamos algumas dicas de marketing para que você consiga driblar estas dificuldades iniciais e conseguir novos clientes para a sua empresa. Confira!
Dicas de marketing sem gastar muito:
1 – Estruture parcerias
Parcerias são excelentes formas de ganhar força de mercado com um investimento reduzido. Para isso, você pode entrar em contato com associações de classes que o interessa como cliente, outras empresas que tem o foco no mesmo público que você mesmo que tenham serviços ou produtos distintos, dentre outras instituições que têm objetivo similar ao seu.
Vocês podem fazer diversas ações de marketing em conjunto e ratearem os custos dividindo os resultados obtidos, que neste caso seriam os contatos de potenciais clientes, por exemplo. Além disso, cabe a você analisar também o tipo de parceria que tem mais a ver com o seu negócio e, assim, procurar pelos parceiros certos para transformá-la em sucesso de divulgação.
2 – Invista em marketing digital
O marketing digital é uma excelente forma de propagar a marca com custos mais acessíveis. Isso porque muitas das ferramentas disponíveis permitem a modalidade de pagamento pela divulgação apenas sobre aquelas que recebem cliques, ou seja, que realmente foram efetivas. Dessa forma você consegue propagar a sua marca, produto ou serviço, mas investir apenas no que traz o retorno certo: visibilidade!
Uma outra vantagem de investir no marketing on-line é que você conseguirá segmentar bem os anúncios que faz, podendo ser feitos por região, gênero, faixa etária ou o que for relevante para o seu negócio. Com isso você tem uma maior possibilidade de gerar as suas primeiras vendas direcionando a sua marca para quem realmente interessa!
3 – Ande com seu cartão de visitas no bolso e busque meios de distribui-los
Uma das melhores dicas de marketing e que não tem custo elevado é o tradicional cartão de apresentação. Tenha um bom cartão de visitas para que todo mundo possa guardá-lo, mas encontre locais para distribui-lo – e, acredite, isso pode ser até mesmo na mesa de um bar! Todo local é propício para networking, basta encontrar as pessoas certas. Por isso, nesse início de empresa, procure por feiras, congressos e outros eventos que propiciem com facilidade encontrar possíveis interessados na sua empresa, produtos e serviços.
Mesmo que você não possa pagar para participar nele como divulgador, interaja com os profissionais que por ali estão e distribua o seu cartão de visitas. Pode ser que aquela pessoa não precise do que você oferta no momento, mas você garantirá a lembrança de sua marca e propiciará a indicação para outros consumidores.
E você, o que tem feito como estratégia de marketing para começar a divulgar a sua empresa sem gastar muito? Gostou das nossas dicas de marketing? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo e aproveite para esclarecer dúvidas!
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