Fazer uma autoavaliação e impor limites são as recomendações do especialista em futuro do trabalho Banks Benitez
Gerenciar o tempo é um dos maiores desafios no mundo profissional. Em artigo publicado no Quartz, o especialista em futuro do trabalho Banks Benitez salientou que pouca atenção é dedicada à forma como as pessoas organizam as horas e semanas de trabalho. Para melhorar esse cenário, ele indicou 4 maneiras de recuperar o controle do tempo.
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1- Faça uma autoavaliação
O primeiro passo é entender como você gasta o seu tempo. Para isso, marque tudo o que faz em um calendário durante duas semanas, desde reuniões até projetos especiais. Em seguida, realize uma autoavaliação refletindo sobre os dados e use os insights para executar as seguintes etapas:
- Identifique pequenas mudanças: fazer pequenas melhorias pode resultar em grandes diferenças.
- Identifique mudanças significativas: fazer grandes mudanças estruturais em sua semana também pode levar a mais tempo para o trabalho mais importante.
2- Reduza as distrações
Diminuir as distrações diárias pode render tempo extra. Algumas dicas para conseguir isso, segundo Benitez, são desativar as notificações por e-mail e reservar de 2 a 3 blocos diários de tempo para verificar e responder aos e-mails.
Além disso, ele sugere criar momentos no calendário com base em objetivos predeterminados (por exemplo, separe 30 ou 60 minutos para concluir uma tarefa específica).
3- Imponha limites
“Os limites são um passo crucial na redução de distrações, esgotamento e estresse no trabalho”, afirmou o especialista, acrescentando que eles podem ser difíceis de serem desenvolvidos e impostos. “Mas considere usar os resultados de sua auto-auditoria para ajudá-lo a determinar quais serão mais valiosos.”
Também é importante comunicar os seus limites para as pessoas e, ao fazer isso, concentre-se no benefício que eles criam para a tarefa em questão. Confira alguns exemplos passados por Benitez:
“Eu priorizo o tempo com minha família no dia X ou depois do horário Y, mas estou totalmente disponível [listar os horários normalmente disponíveis]. Como podemos aproveitar essa disponibilidade para atingir nosso prazo?” e “Estou trabalhando em vários projetos agora e quero garantir que sou eficaz. Dado que nossas metas trimestrais são [inserir metas/métricas/objetivos], parece que o projeto Y e o projeto Z são menos essenciais e oportunos do que o projeto x. Isto está certo? Como você propõe que eu priorize melhor?
4- Teste, otimize e repita
Em seu artigo no Quartz, o autor indicou que este processo seja iniciado projetando apenas um dia de trabalho para estruturá-lo proativamente. Na prática, faça de 2 a 3 pequenas alterações em notificações, tempo de trabalho profundo, e-mails e definição de limites.
Ao final do dia, revise como foi a fim de saber o que deu ou não deu certo e, no dia seguinte, faça novos testes. “Dobre em 1-2 práticas que você já implementou e selecione mais 1-2 para testar”, recomendou o especialista em trabalho.
“Muitas vezes pode parecer que nosso calendário é predeterminado para nós; só precisamos responder e fazer o melhor possível, nos esforçando para encaixar tudo. Mas temos mais poder do que às vezes nos damos crédito. Uma das melhores maneiras de encontrar mais tempo em nossa agenda é reconhecer o arbítrio dentro de nós e começar dando alguns pequenos passos”, finalizou Benitez.4 maneiras de recuperar o controle do seu tempo no trabalho
Fonte: Época
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