Um dos segredos do sucesso da maioria dos negócios é o ponto comercial. Ter colaboradores treinados, um bom produto e preço favorável são importantes, mas se a localização do seu empreendimento não for adequada, pode levar ao fechamento das portas.
Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos internos e externos do empreendimento que podem influenciar as vendas. Para ajudar, selecionamos aqui alguns itens essenciais a serem analisados para que o ponto comercial torne o seu negócio em sucesso.
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Perfil do público
Definir o público-alvo é o passo inicial no plano de negócios de qualquer empresa. Quando se analisa o perfil dos clientes com antecedência, é muito mais fácil criar estratégias para ampliar as vendas.
Definir a faixa de renda e hábitos de consumo do público ajuda a identificar melhor a região em que essas pessoas estão presentes. Por exemplo, regiões próximas a universidades acabam tendo muitos estudantes, logo é um ponto onde terá pessoas mais jovens morando/circulando.
Aluguel
Na hora de escolher o ponto comercial da sua franquia, verifique se o valor do aluguel está adequado com o seu plano de negócios e quais as condições para renovação do contrato. De nada adianta ter um ponto incrível se isso não for lucrativo para sua empresa e acabar dando prejuízos. É preciso verificar também outros valores que entrarão no planejamento, como o valor do condomínio, instalações, possíveis reformas, ampliações.
Vizinhança
Nesse processo, deve-se considerar uma análise da concorrência próxima ao local que pretende se instalar. Porém, o isolamento pode ser um risco. Se não há nenhum negócio por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região. Por sua vez, a incompatibilidade com outros negócios próximos pode afastar o cliente. Imagine só uma loja de perfumes próxima a uma peixaria.
Acessibilidade
Outro detalhe a ser percebido para quem está buscando um ponto comercial para uma nova franquia é oferecer área de estacionamento. Em alguns modelos de franquias isso é essencial para o sucesso do negócio, como no caso de alimentação e lavanderia. Se o espaço não comporta estacionamento próprio, vale pensar em um convênio particular próximo do local.
Além disso, é importante pensar no acesso de cadeirantes e pessoas portadores de outras necessidades especiais, implementando rampas de acesso.
Visibilidade
A capacidade de exposição do local é um dos pontos principais na hora de escolher a localização da sua franquia. O seu comércio precisa chamar atenção e ser visto de longe (uma boa opção é instalá-lo em uma esquina). Árvores bloqueando a fachada ou letreiro da sua franquia prejudicam a visibilidade e exigem uma nova estratégia.
A iluminação também faz diferença; se a rua for bem iluminada, seu comércio será percebido mesmo durante a noite. Vale também para a segurança do seu empreendimento e do cliente. É preferível também o lado de sombra da calçada, pois os negócios dão mais certo quando estão na mão conveniente do consumidor
Aspectos legais
É necessário ficar atendo também às regularizações de acordo com o local e licenças exigidas. Antes de fechar contrato, faça uma consulta na prefeitura para confirmar se o determinado tipo de negócio pode funcionar naquele endereço.
Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade. Uma parte do dinheiro do investimento deve ser reservada para o pagamento das taxar de obtenção do primeiro alvará.
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1 Comment
Gostei bem explicativo