Você já pensou em abrir um bar? Muitas pessoas tem o hábito de se reunir com os amigos e sair para comer petiscos e beber alguma coisa, com isso, acabam usando o bar como um local de descontração e escape.
Não é difícil perceber a quantidade de bares existentes, seja perto de centros comerciais, próximos a boates ou faculdades. Porém, apesar da grande quantidade, bares que apresentam um bom atendimento e servem bebidas de qualidade, dificilmente ficam vazios. O mercado de bares do nosso país é um dos segmentos que se mantem em constante crescimento, visto que o ramo de alimentação e bebidas é um dos maiores no Brasil.
Pensando em tudo isso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir um bar e se dar bem nos negócios. Confira:
Tudo o que você precisa saber para abrir um bar
Tipos de bares
Antes de abrir um bar, é necessário definir qual será o segmento dele. Existem diversos modelos, como bares pequenos, bares luxosos, botecos de bairros, botecos gourmet, pubs, bares temáticos, entre outros. Tudo depende do público alvo que deseja atingir. Lembre-se, a identidade do seu bar é super importante para obter clientes.
Cardápio
Outro ponto que é preciso definir, são os tipos de alimentos e bebidas que você oferecerá em seu bar. O ponto forte de um bar são as bebidas, porém elas não são o lucro principal, sendo responsáveis por 30% do lucro total. As principais bebidas oferecidas em um bar são: cervejas e chopps, wiskys, caipirinhas de diversos sabores, drinks, refrigerantes, sucos e água com e sem gás.
Entre os petiscos e refeições mais pedidos estão:
- Prato de salada;
- Tábua de frios;
- Porção de batata frita;
- Porção de polenta frita;
- Coxinha;
- Camarão empanado;
- Porção de azeitonas;
- Porção de peixe frito;
- Xis;
- Cachorro quente;
- Prensado;
- Tábua de carnes;
- Sanduíches;
- Pastéis;
- Entre outros.
Plano de negócios
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em seu bar, como o cardápio e etc. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu bar, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Resumo dos principais pontos do plano de negócio:
- O que é o negócio
- Quais os principais produtos e/ou serviços
- Quem serão os seus principais clientes
- Onde será localizada a empresa
- O montante de capital a ser investido
- Qual será o faturamento mensal
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
Escolha o local
A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um bar, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.
O ponto ideal para montar um bar é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização do seu bar e fácil acesso para os clientes, verifique se a localização é segura e apresenta espaço para os clientes estacionarem. Nesse ramo, estar perto da concorrência pode ser uma boa opção, em grandes cidades existem regiões apenas com bares e estar no meio deles pode ser um fator de sucesso.
É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu bar poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa
Estrutura e equipamentos
A estrutura de um bar requer espaços que acomodem um salão com mesas e cadeiras, balcão para servir bebidas, banheiros, depósito para o estoque, área da cozinha e caixa.
Os equipamentos necessários para abrir um bar são:
- fogão industrial;
- balcão frigorífico;
- chapa com aquecimento a gás;
- exaustor;
- fritadeira elétrica;
- panelas, assadeiras, etc;
- forno de microondas;
- freezer horizontal com geladeira;
- geladeira vertical especial para cerveja;
- espremedor de frutas;
- liquidificador;
- prateleiras para bebidas;
- coqueteleira ou shaker para preparar coquetéis batidos;
- dosadeira.
- mesas e cadeiras
- aparelho de TV e DVD player;
- equipamento de som;
- materiais de uso diário, tais como: talheres, pratos, copos, panelas, cinzeiros, etc.
Não esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.
Divulgação e dicas
A divulgação do seu bar é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode até ser feita pelo método tradicional de panfletagem, que apresenta baixo custo e gera resultados. Não deixe investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também, uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.
Para fidelizar o seu público é necessário prestar um atendimento de qualidade e oferecer o seu melhor serviço. Se destacar da concorrência exige apresentar um diferencial. Pense em uma temática para o seu bar, em música ao vivo ou karaokê, lembre-se que seus clientes querem se divertir, por isso seja criativo.
Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu bar terá sucesso.
Documentação necessária
Os documentos necessários para abrir um bar são simples:
- Registro de compra dos alimentos
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa
Abertura Simples
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o seu bar seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!