Você já pensou em abrir uma empresa de decoração de festas? Festas infantis, de aniversário, de formatura, despedida de solteiro, chá de panela ou chá de bebê acontecem em grande número, e em todas as épocas do ano. Esses eventos que antes eram feitos apenas com salgadinhos e bolo, hoje apresentam grande demanda por uma decoração mais elaborada, se tornando cada vez mais glamourosa e diversificada.
O ramo de decoração de festas apresenta variados serviços, gerando oportunidades de alcance e muitas possibilidades de organização. Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir o seu negócio e ter sucesso. Confira:
Tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa de decoração de festas:
Plano de negócios
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em sua empresa de decoração de festas. O plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também os clientes que irão requisitar os serviços oferecidos pela sua empresa de decoração de festas, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Resumo dos principais pontos do plano de negócio:
- O que é o negócio
- Quais os principais produtos e/ou serviços
- Quem serão os seus principais clientes
- Onde será localizada a empresa
- O montante de capital a ser investido
- Qual será o faturamento mensal
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
Escolha o local
Diferente da maioria dos negócios, uma empresa de decoração de festas não está limitada a sua localização, podendo ser desenvolvida até a partir da própria casa do empreendedor. Isso porque o serviço de decoração pode ser apresentado através do site da empresa e as negociações podem ser feitas remotamente.
Porém, caso o empreendedor decida atingir um público maior ou oferecer serviços e artigos de decoração mais sofisticados, ele pode abrir uma loja especializada ou uma casa de festas, onde além da decoração o espaço também poderá ser alugado. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir uma empresa de decoração de festas, você irá definir a faixa de renda e os hábitos das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.
O ponto ideal para montar e abrir uma empresa de decoração de festas é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização da sua loja e fácil acesso para os clientes. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar.
É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua empresa de decoração de festas poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa
Estrutura e equipamentos
Para abrir uma empresa de decoração de festas, se o empreendedor optar por trabalhar na sua residência, será preciso designar um cômodo para o desenvolvimento da atividade, para a área administrativa e financeira da empresa, e talvez recepção, caso algum cliente prefira negociar pessoalmente.
Já, se a escolha for alugar um imóvel, um espaço de 60 m² é o suficiente, dividindo o ambiente para oficina, salão de vendas com exposição e escritório.
Os principais equipamentos utilizados para criar decorações para de festas são:
- Tesoura – duas ou três de tamanhos diferentes inclusive uma com ponta curva;
- Lixas – para massa ou madeira; usada para lixar as peças de isopor;
- Lixas de unha – para dar melhor acabamento nos detalhes das peças;
- Pincéis – para artesanato de vários tamanhos, compre de boa qualidade;
- Caneta de retroprojetor – utilizada para traçar os desenhos no isopor;
- Cola quente – pistola e refil;
- Palitos de dente e alfinetes – para prender as partes a serem coladas;
- Potinhos – para dissolver verniz, cola ou tinta;
- Pano ou papel toalha;
- Tinta para tecido;
- Verniz – incolor ou transparente à base de água;
- Glitter – na mesma cor da tinta que for utilizar;
- Cola branca.
Já os materiais e ferramentas para decorar a festa em geral são:
- Compressor ou bomba de ar elétrica para encher balões;
- Tesoura – para cortar linhas e fitas;
- Extensão elétrica – para buscar energia em local mais distante;
- Alfinetes de segurança – para fazer a fixação da toalha na mesa;
- Bases para o arco de balões ;
- Tubo de sustentação do arco de balões
- Balões
- Linha de náilon – utilizada na montagem do arco e demais enfeites com balões;
- Fitas – Crepe, dupla face e transparente de 50 mm, para colar painéis e demais peças.
Divulgação e dicas
A divulgação da sua empresa de decoração de festas é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Invista na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também, uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.
É importante apresentar um portfólio variado para agradar a todos os públicos e conseguir uma grande cartela de clientes.
A dedicação no serviço oferecido e um bom atendimento são pontos importantes, visto que esse ramo também funciona através de indicações.
Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e trabalhar com a criatividade, pode apostar que a sua empresa de decoração de festas terá sucesso.
Documentação necessária
Os documentos necessários para abrir uma empresa de decoração de festas são simples:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa
Abertura Simples
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que sua empresa de decoração de festas seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!