Neste artigo, entenda mais sobre os conceitos de liderança, líder e descubra como você pode desenvolver estas características no seu empreendimento!
Você é empreendedor e tem dúvidas se sabe ser um bom líder? Ou, deseja liderar mas não sabe como despertar o espírito de liderança? Saiba que ninguém nasce sendo líder, nem sabendo como liderar uma equipe, mas que isso pode ser desenvolvido com o tempo, através de muito estudo e de um olhar profundo para dentro de si mesmo, das próprias características.
Antes de te mostrarmos como você pode despertar a liderança, é importante você saber que uma liderança empreendedora é um diferencial competitivo na obtenção de resultados e no crescimento de uma empresa. Um líder empreendedor precisa saber que o sucesso da empresa só será possível, se ele souber engajar sua equipe e a manter motivada a realizar as metas propostas.
É essencial desenvolver e exercitar sua capacidade de gerenciar, conduzir e motivar as pessoas. É preciso ser visionário, não ter medo de assumir riscos e ser uma pessoa inspiradora para que a empresa cresça de maneira conjunta.
Continue lendo este artigo, e entenda mais sobre os conceitos de liderança, líder e descubra como você pode desenvolver estas características no seu empreendimento!
O que é liderança?
Liderança é a habilidade de conduzir, motivar e influenciar positivamente um grupo de pessoas para um objetivo em comum. Um líder inspira, inova e consegue engajar os colaboradores para que estes ofereçam todo seu potencial na realização das tarefas. A liderança vai muito além de apenas delegar tarefas. Ela requer atenção, inovação, vontade e empatia.
O que é ser líder?
Ser líder é diferente que somente ser autoridade. Um bom líder sabe gerenciar pessoas e ao mesmo tempo motivá-las. Diferente do chefe, um líder não utiliza o “medo” para garantir o respeito da equipe, mas sim a inspiração, influenciando os colaboradores a realizarem as tarefas de maneira positiva.
Conheça as diferenças entre chefe e líder:
Para despertar a liderança em você, é preciso compreender que ser chefe é diferente de ser líder:
Chefe:
Comanda as pessoas e impõe ordens;
Domina pela autoridade;
É temido, não respeitado;
Enxerga os colaboradores como subordinados;
Responsabiliza a equipe quando algo não dá certo;
Se vangloria quando um objetivo é alcançado.
Líder:
Exerce uma relação de poder democrático com qualquer pessoa;
Conduz as pessoas e as inspira;
É motivador, está sempre disponível e é respeitado;
Enxerga os colaboradores como um time;
Busca os resultados com a equipe de colaboradores;
Não precisa estar no topo de uma hierarquia para ser ouvido;
Se responsabiliza com a equipe pelos erros;
Divide a glória pelos acertos;
Acompanha de perto todos os processos da equipe.
Como despertar a liderança em micro e pequenos empreendedores?
Todas as pessoas são capazes de desenvolverem a liderança em determinado momento da vida, mesmo que a única pessoa a ser liderada seja ela mesma. A liderança não é um dom que nasce com a pessoa ou algo exclusivo para poucos. Para ser um líder, basta ter vontade de exercer e motivação ao liderar.
É importante sabermos que, sem liderança um empreendimento não tem condições de ter sucesso, indiferente de seu porte. Mas, vamos ao ponto mais importante: de que forma você, como micro e pequeno empreendedor, poderá despertar a liderança?
A primeira dica é que você dedique um tempo para olhar a si mesmo, descobrindo assim quais suas características mais fortes e quais as que precisam ser estimuladas. Para conhecer algumas características de liderança, nesta etapa de busca interior, basta analisar como é o seu trabalho em equipe: Como você costuma se relacionar com as pessoas? Você demonstra colaboração? Empatia? Preocupação? Aceita ideias de outras pessoas? Consegue sugerir ideias inovadoras?
Se a maioria das respostas à estas perguntas forem positivas, há grandes chances de você desenvolver rapidamente a liderança. Caso tenham muito mais “nãos”, ainda há tempo de desenvolver o espírito de líder, basta ter paciência e muita dedicação.
É claro que, para liderar, muitos desafios precisam ser enfrentados, e é justamente por este motivo, que o líder precisa unir as capacidades pessoais para dirigir as atividades do negócio.
Confira mais algumas dicas para despertar a liderança:
1.Proximidade com a equipe
O líder precisa estar próximo de sua equipe e conhecer as potencialidades e dificuldades de cada pessoa. Como já explicamos anteriormente, o líder é diferente do chefe, e precisa transmitir ao colaborador que um precisa do outro para atingir os objetivos esperados.
Quando a liderança consegue ser transparente e estimular a confiança, ela pode ter uma atitude mais autocrática. Ou seja, significa delegar mais responsabilidades e acompanhar os resultados a partir dessa divisão de tarefas.
Para conseguir liderar e motivar as pessoas, é preciso conhecê-las, ter uma comunicação assertiva, demonstrar interesse pelo que o colaborador deseja, valorizar o seu esforço, demonstrar respeito e fazer com que cumpram as tarefas, sem que elas precisem ser impostas com medo.
2.Empatia
Para um negócio ser eficiente, o trabalho em equipe é essencial. Toda empresa sonha com equipes engajadas e funcionários que “vistam a camisa”. Mas é claro que no dia a dia empresarial a realidade é outra e a gestão de pessoas acaba sendo um tanto quanto desafiadora. Afinal, os colaboradores são seres humanos, que passam por fases e problemas e que têm uma vida, nem sempre fácil, para manter lá fora.
Como o líder deve lidar com esses desafios cotidianos na gestão de pessoas? O micro e pequeno empreendedor precisa investir em autoconhecimento, inteligência emocional e em uma postura de maior empatia. A equipe precisa trabalhar em um local onde seja motivada constantemente, não onde sinta medo ou desconforto.
De acordo com uma entrevista realizada no “Fala Especialista”, do Sebrae/SC, a especialista na área, Rosemeri Lazaroto, comenta que não existe uma “fórmula mágica” neste processo de a liderança ter maior empatia na relação com seus funcionários, mas a recomendação é que o líder busque entender o conflito que está ocorrendo e procure soluções para o colaborador e para a empresa.
É preciso demonstrar que a empresa se importa com o colaborador, ao mesmo tempo em que é preciso saber dizer não para pedidos que extrapolem o razoável ou que prejudiquem o negócio.
Ao passo que o líder se coloca no papel do colaborador e se esforça para compreender o ponto de vista, os colaboradores ficam à vontade para falar o que pensam e sentem, para mostrar suas ideias, considerações, pretensões e sugestões.
3.Capacidade de adaptação
Além da empatia, para ser um bom líder é necessário ter flexibilidade e capacidade de se adaptar à diversas circunstâncias. As habilidades de liderança envolvem lidar com pessoas diferentes, de forma a motivá-las, entusiasmar e construir o respeito necessário dentro do ambiente de trabalho.
Planejamento e inovação
A essência da liderança empresarial é ser proativo, já que a liderança envolve a identificação de problemas e requer a criação de ações para que eles sejam resolvidos antes de atingirem proporções de crise. Para tanto, o líder precisa saber analisar, planejar e adaptar os planos conforme surgem novas oportunidades. É preciso ser flexível às mudanças, e se necessário, traçar um plano do zero, caso o já feito não sirva mais para determinada situação.
Visão estratégica
A visão estratégica fornece direção ao líder, que é a base para o planejamento. É essa visão que definirá qual o principal objetivo da empresa, onde ela pretende chegar, como deseja ser reconhecida no mercado, qual a direção que a empresa quer seguir, entre outros.
Como liderar em um mercado em transformação e com diversas gerações?
Em um mercado formado por colaboradores de diversas gerações, com distintos perfis e expectativas, o líder de uma empresa deve buscar o engajamento da equipe para obter sucesso nas operações. As novas gerações, formadas por Millennials e a Gen-Z, têm características muito diferentes dos predecessores, transformando a convivência em todos os lugares, inclusive as relações de trabalho. Os Boomers tinham trilhas de carreira mais estabelecidas, buscavam estabilidade e queriam permanecer e crescer na mesma empresa. Mas, como tudo muda, os mais jovens pensam diferente em relação ao assunto.
Para conseguir liderar em um mundo em transformação, os líderes precisam passar responsabilidades aos colaboradores e fomentar a escuta e trocas. É preciso saber lidar com as diferenças, ouvir das pessoas o que precisa ser melhorado ou suas sugestões e valorizar essa troca de ideias.
Nesta época em que é preciso adotar a liderança moderna, é importante estar ciente que algumas práticas adotadas há alguns anos não devem ser mais seguidas. É preciso entender as limitações das novas gerações e enxergar o potencial que elas trazem para o sucesso do negócio.
Demonstrar confiança e reconhecimento, compartilhar responsabilidades, reconhecer e agradecer a dedicação e o empenho da equipe e desenvolver um processo efetivo de comunicação, são algumas das dicas que podem ajudar nesse desenvolvimento de confiança e liderança com os colaboradores.
Falar sobre liderança é bastante complexo e para um melhor entendimento, é necessária uma busca de materiais que ampliem o conhecimento dos empreendedores. Aprender a ser um líder não é fácil, no entanto, não é impossível, já que qualquer pessoa que esteja disposta a fazer o esforço pode se tornar um bom líder.
Fonte: Sebrae
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