Algoritmo pode ajudar pequenos negócios com demandas de atendimento ao cliente, marketing, processos e análises de dados; veja como.
As novas tecnologias estão impactando cada vez mais o dia a dia das pessoas e dos negócios. Nas últimas semanas, o Chat GPT passou a chamar atenção devido às suas funcionalidades.
A ferramenta, criada por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos Estados Unidos, é um algoritmo baseado em inteligência artificial que oferece ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas sobre os mais diversos assuntos.
Chat GPT
O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”.
O recurso é capaz de realizar infinitas tarefas, desde escrever artigos e notícias e redações escolares até criar códigos inteiros de programação.
Além disso, o Chat GPT ajuda a encontrar erros e bugs em códigos, traçar estratégias de vendas, compor músicas e até produzir teses acadêmicas.
Oportunidade para pequenos negócios
De acordo com a analista do Sebrae e engajadora do Ecossistema de Inovação no Brasil, Cristina Araújo, a facilidade de acesso e a possibilidade de consultar desde temas simples até questões mais complexas traz uma gama de oportunidades para as micro e pequenas.
“O ChatGPT trará inúmeros benefícios para os pequenos negócios, reduzindo custos estratégicos e operacionais por meio desta tecnologia. Suas aplicações no campo do marketing, das finanças, no atendimento ao cliente ou no processo de vendas pode aumentar a sua receita e reduzir os custos”, opina.
O Sebrae listou várias possibilidades que podem ser exploradas pelos empreendedores. Veja quais são.
Atendimento ao cliente: uso de chatbot para responder a perguntas frequentes dos clientes e fornecer informações sobre seus produtos ou serviços;
- Marketing automatizado: os chatbots podem enviar mensagens personalizadas e ofertas especiais aos clientes;
- Processos internos: é possível automatizar tarefas repetitivas, como agendamentos e pedidos, por meio dos chatbots;
- Análise de dados: Coletar e analisar dados dos clientes para entender melhor suas necessidades e qualificar a experiência do cliente também pode ser uma estratégia.
- Integração de aplicativos: o chatbot pode ser integrado com outros aplicativos, como CRMs, para aprimorar a eficácia dos processos.
Além dessas alternativas, a tecnologia pode ser aplicada ainda na elaboração de conteúdo de marketing, brainstorming de ideias, automatização do processo de vendas e o aumento do envolvimento do cliente, levando a uma maior fidelidade e retenção, de acordo com a analista.
Contudo, como toda novidade tecnológica, existem controvérsias em relação à regulação do uso da nova ferramenta.
“Entusiastas da ciência e tecnologia dividem opiniões quando se fala sobre a substituição do homem pela máquina”, alerta.
A tendência baseada em deep learning ou machine learning já é uma realidade em muitos setores da economia e já está gerando novas profissões e eliminando algumas outras.
Como acessar o Chat GPT?
Para acessar o Chat GPT, clique na página https://chat.openai.com/chat e faça login com a a conta Google ou Facebook.
A Open IA, empresa criadora do Chat GPT treinou o computador com 45 Terabytes de textos até 2021.
Fonte: Contábeis
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