Você já pensou em abrir um pet shop? Confira o passo a passo abaixo!
A relação afetiva entre os animais de estimação e seus donos é muito forte. No Brasil a população de pets aumenta na mesma proporção que a população cresce. Como ter um pet demanda certos cuidados, esse dado faz com que o nosso país tenha o segundo maior mercado pet do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Se você gosta de animais, é veterinário ou um empreendedor que sente afeição por pets e está pensando em abrir um pet shop, saiba que esse é um negócio muito lucrativo que está sempre em expansão, mas iniciar um pet shop precisa de um planejamento específico. O Abertura Simples preparou uma matéria para te mostrar o que é preciso para tirar os seus planos do papel e colocá-los em prática.
Tudo o que você precisa saber para abrir um pet shop
O que é um pet shop?
Um pet shop é uma loja que vende produtos e serviços voltados para animais domésticos, que vão desde venda de rações, coleiras, brinquedos, camas e podem incluir serviços como hospedagem de animais e veterinário.
Como é o mercado?
Nos últimos cinco anos, o setor de acessórios e alimentos para pets cresceu 87%, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International. Essa tendência ainda resistiu à pandemia, com as pessoas ficando mais tempo em casa, elas passaram a investir mais em seus animais. O isolamento também fez com que muitos decidissem adotar um pet para a companhia.
O Instituto Pet Brasil apontou que o segmento cresceu 13,5% em 2020 no país frente a 2019. “O ano foi desafiador para todos os setores, mas nossos resultados mostram um crescimento muito expressivo e reforçam a resiliência do mercado pet”, indicou Sergio Zimerman, fundador e diretor executivo da rede de lojas Petz.
Como montar um plano de negócios?
Um pet shop não é um estabelecimento de apenas uma função, ele pode oferecer serviços de venda de rações, petiscos, brinquedos, acessórios, cuidados para a saúde e higiene dos bichinhos e também a venda de pets. Para abrir um estabelecimento assim, é preciso ter bem definido quais serviços você quer oferecer. Para esse e outros planejamentos, é necessário que você faça um plano de negócios.
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu pet shop, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Resumo dos principais pontos do plano de negócio:
- O que é o negócio?;
- Quais os principais produtos e/ou serviços?;
- Quais serão os seus principais clientes?;
- Onde será localizada a empresa?;
- O montante de capital a ser investido?;
- Qual será o faturamento mensal?
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
Como escolher uma boa localização?
A localização de qualquer negócio é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um pet shop, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.
Para pets shops, bairros residenciais com muitos prédios e casas são os mais indicados, procure por um local de fácil acesso e com estacionamento, esse é um diferencial importante.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a vizinhança. Se ao redor do local onde você deseja abrir o seu pet shop já tiver muitos outros, talvez seja um grande risco investir ali. Porém, o isolamento também pode ser perigoso. Se não há nenhum pet shop por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região.
É necessário também, ficar atento também aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o pet shop poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Por fim, não se esqueça de verificar se o espaço do imóvel é suficiente para todas as instalações, como o escritório que pode ser também um consultório veterinário, espaço de banho e tosa, alojamento de animais, espaço para atendimento, loja de venda de produtos e o depósito.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa
Quais os equipamentos, produtos e a estrutura necessária para abrir um pet shop?
Em um pet shop podem ser prestados os seguintes serviços:
- Serviços estéticos e de bem-estar animal;
- Serviços médicos veterinários;
- Vendas de produtos para os pets;
- Hospedagem;
- Adestramento
Para realizar estes serviços serão necessários equipamentos necessários para cada setor. Então separaremos em partes, pois você pode optar por ter tal serviço ou não em seu pet shop.
Serviços estéticos
- Banheira pequena;
- Esguicho de água;
- Mesa para pentear e secar;
- Secador;
- Máquina de tosa profissional;
- Lâminas para a máquina de tosa;
- Soprador.
Consultório Veterinário
- Armário vitrine;
- Balança;
- Carrinho curativo;
- Doppler vascular;
- Estetoscópio;
- Foco de iluminação;
- Mesa de atendimento;
- Microscópio;
- Suporte de soro;
- Termômetro;
- Agulhas;
- Além disso, é preciso lembrar das medicações, vacinas e equipamentos específicos para cada área que o seu consultório veterinário atender (ortopedia, cardiologia, oncologia, cirurgia, fisioterapia, etc)
Venda de produtos
- Rações empacotadas;
- Rações por quilos;
- Gaiolas;
- Casinhas e camas; c
- Coleiras;
- Brinquedos;
- Aquários;
- Petiscos;
- Tapetes e areias higiênicas;
- Entre outros acessórios e cuidados para pets.
Hospedagem e adestramento
- Gaiolas;
- Cercas;
- Tapetes e areias higiênicas;
- Camas e casinhas;
- Ração;
- Equipamentos de adestramento (petiscos, apitos, etc)
- Brinquedos.
Faça o seu melhor serviço
Sobretudo, um pet shop cuida do bem estar dos animais, cuidado e amor aos bichinhos farão toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Os donos irão prestar atenção na qualidade do serviço como banho e tosa, aparência e higiene dos seus pets e no bom atendimento dos funcionários. Com dedicação você manterá a fidelidade dos seus clientes.
Como abrir um pet shop?
Este segmento está em expansão, já que cada vez mais os donos de animaizinhos domésticos buscam dar o melhor em produtos e serviços aos seus pets.
Empreendedores que desejam atuar neste segmento, precisam ter em mente algumas coisas primordiais: a dedicação e o amor por este trabalho são os melhores aliados.
1 – Identifique o tipo de atividade
Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que o seu pet shop atuará. Dependendo do tipo de serviço que o pet shop ofertar, ele pode ser comércio ou serviço. Caso haja apenas a venda de produtos, ele será comércio, no entanto, se você optar por ter uma clínica veterinária ou hospedagem e adestramento, ele poderá ser caracterizado como serviço.
- Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
- Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
- Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.
2 – Escolha a natureza jurídica
É indispensável que você verifique a natureza jurídica do seu pet shop, pois isso te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.
Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.
3 – Defina o porte da empresa
É importante definir o porte da sua empresa. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto do seu pet shop.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.
As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.
4 – Reúna a documentação necessária
É preciso apresentar alguns documentos na hora de abrir um pet shop. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso ressaltamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos.
Confira os documentos necessários para abrir um pet shop:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
5 – Abra um CNPJ
Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.
Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;
Como abrir um pet shop com sócios?
Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso você abra um pet shop com sócios:
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- Certidão de casamento (se casado);
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Como solicitar um Alvará de Funcionamento?
O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que o seu pet shop pode exercer as funções no local em que você a instala.
O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.
Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente
Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:
- Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.
Exigências legais e específicas
Primeiramente você precisa saber que segundo a Resolução N° 1069/2014, um pet shop precisa ter obrigatoriamente um veterinário. O funcionário que realizar banho e tosa, deve possuir um curso específico que o certifique apto para esse trabalho. E por fim, os animais não podem ficar expostos em gaiolas ou em situações que causem estresse. O descumprimento desses itens pode causar multas de até 10 mil reais.
Além disso, é necessário um registro no Corpo de Bombeiros Militar, órgão que verifica se a empresa atende as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio, para que seja concedido o “Habite-se” pela prefeitura.
Também é preciso ter uma licença sanitária e registro de responsabilidade técnica caso o estabelecimento for comercializar produtos regulados pela ANVISA.
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