Confira as dicas para desenvolver um comportamento empreendedor de sucesso
O ato de empreender exige habilidades que vão além de saber técnicas de gestão, de marketing e de vendas. Um verdadeiro empreendedor precisa promover mudanças em processos e equipes através da inovação, da capacidade de realizar os planos, e gerar transformação em qualquer tipo de ambiente.
Um empreendedor faz, sai da zona de conforto, coloca em prática novas ideias e enxerga oportunidades. Muitas vezes o sucesso não está atrelado diretamente ao negócio em si, mas à atitude empreendedora de quem toca a empresa. Proatividade, busca de oportunidades, iniciativa, constância e persistência são alguns dos comportamentos empreendedores essenciais para criar oportunidades de negócios no mercado e habilidades para enfrentar obstáculos.
Em um mercado cada vez mais competitivo, quem consegue desenvolver um comportamento empreendedor se destaca da concorrência e tem muito mais chances de obter resultados através da criatividade na solução de problemas e da vontade de vencer desafios.
Ao terminar este artigo, você entenderá mais sobre as características do comportamento empreendedor e conhecerá dicas de como desenvolvê-lo. Boa leitura!
O que é comportamento empreendedor?
O comportamento empreendedor nada mais é que um conjunto de capacidades que transformam ideias e oportunidades em ação. Ou seja, são competências e habilidades que ajudam um empreendedor a aumentar as probabilidades de sucesso nas ações, sejam elas referentes ao empreendimento, ideias ou projetos. São as qualidades e ações que tornam um indivíduo mais propício ao sucesso no mundo do empreendedorismo.
O que são habilidades empreendedoras?
Já as habilidades empreendedoras são os comportamentos que cumprem a função de aumentar as chances de realizar algo. Capacidade de liderança, foco, planejamento, organização, resiliência, disciplina, comprometimento, responsabilidade, criatividade e competitividade, são algumas das habilidades indispensáveis para quem quer ter um negócio de sucesso.
Como ter uma atitude empreendedora na sua empresa?
Atitude empreendedora é a vontade que o gestor tem em “querer fazer”. É não esperar que as coisas aconteçam, mas agir para que elas ocorram. É buscar soluções para os problemas, identificar oportunidades, procurar autonomia, manter-se informado e ter um norte de onde se quer chegar.
Muitas vezes o sucesso está atrelado à atitude empreendedora de quem toca a empresa. Isso, geralmente, é perceptível quando alguns negócios dão certo e outros não, mesmo atuando de formas similares.
Para ter atitude empreendedora, é necessário assumir o controle, vencer as dificuldades e valorizar o sucesso.
É possível despertar comportamentos empreendedores em crianças?
Sim! Crianças que sabem como perseverar, planejar e avaliar os resultados de seus esforços, serão parte da nova geração de empreendedores, prontas a construir um futuro melhor e mais sustentável. Ensinar comportamentos empreendedores para crianças é o melhor investimento para o futuro.
→ Preparamos um curso especial que vai te ensinar a despertar a curiosidade infantil para buscar oportunidades e trabalhar comportamentos voltados ao empreendedorismo na escola, na comunidade e na família. Clique aqui e acesse gratuitamente!
As principais características encontradas nos empreendedores de sucesso são:
- Busca de oportunidades e iniciativa;
- Persistência;
- Tem iniciativa e proatividade;
- Tem motivação e entusiasmo;
- Busca assegurar a qualidade e eficiência;
- Tem criatividade;
- Comprometimento;
- Estabelece metas e trabalha para cumprí-las;
- Tem planejamento e monitoramento sistemáticos;
- Independência e autoconfiança;
- Busca estar atualizado e munido de informações;
- Tem foco em resultados;
- Visão inovadora;
- Criatividade.
- Agora que você está mais familiarizado com o assunto, confira:
8 dicas para desenvolver o comportamento empreendedor
Seja proativo
A proatividade é o caminho para a excelência. Ser proativo é antecipar soluções, pensar de maneira positiva, tomar iniciativa, enxergar oportunidade nas dificuldades, mostrar alternativas de como algo poderia ser feito melhor. Para desenvolver a proatividade, é necessária uma boa comunicação, envolvimento, conquistar a confiança das pessoas, ser persistente, estabelecer expectativas de desempenho, buscar novas responsabilidades e novas maneiras de motivar a equipe.
Desenvolva a visão inovadora
O espírito empreendedor traz visão do futuro, de fazer a diferença na vida das pessoas. Para isso, você não pode ter medo da mudança, da inovação e de criar. A visão inovadora fará com que você use a criatividade para oferecer soluções que ninguém ainda havia criado. Você precisa ter capacidade de usar a criatividade para idealizar produtos e serviços inovadores, que ofereçam um diferencial competitivo e que tragam o sucesso do seu negócio.
Foque em resultados e aceite riscos
Focar nos resultados nem sempre é fácil, porque é necessário enfrentar riscos para atingir o sucesso. Ao desenvolver o comportamento empreendedor, você passará por muitos obstáculos e precisará aceitar alguns riscos para conseguir os resultados esperados. Nada vem fácil, mas com planejamento, é possível driblar muitas situações.
Antes de realizar suas metas, tente estudar quais poderão ser as dificuldades a serem enfrentadas e já trace um “plano de contingência” para cada situação. Assim, você conseguirá minimizar os efeitos que algumas situações podem causar.
Tenha persistência e pensamento positivo
Como citado no item anterior, ao desenvolver o comportamento empreendedor você enfrentará dificuldades. No entanto, você precisa ser otimista e encarar cada dificuldade com pensamento positivo! Quando os problemas complexos surgirem, encontre novos caminhos para resolvê-los, ao invés de somente desistir. Cuide sempre de sua mente, invista em conhecimento e tenha uma equipe confiável para lhe auxiliar.
Mantenha a mente aberta
Como o empreendedorismo é uma caixinha de surpresas, é preciso que você como empreendedor seja flexível a todo tipo de situação. Nem sempre as ideias, mesmo que sejam perfeitas no papel, podem ser totalmente realizáveis. Às vezes é necessário alguns ajustes e alterações para que de fato ela traga o resultado desejado. Ou seja, você precisa ter a versatilidade de redesenhar seus planos e estratégias e estar sempre aberto às mudanças necessárias.
Networking: forme uma rede de contatos
O trabalho em conjunto sempre trará mais resultados. Esteja aberto a ideias de outros empreendedores, amigos, colaboradores, familiares. Ter um bom networking é essencial para acessar diferentes linhas de investimento para empreendedores. Isso ajuda na troca de informações, na busca por fornecedores, na busca por conhecimento, redução de custos, maior competitividade e até mesmo fechamento de parcerias e novos negócios.
Seja confiante
Se você quer ser um empreendedor de sucesso, precisa ser confiante! Em tudo que fala, que faz e na forma de engajar sua equipe. Seus colaboradores somente seguirão seus passos se você inspirar confiança e, demonstrar que confia no que você almeja. Lembre-se que ao demonstrar autoconfiança, um líder inspira o mesmo sentimento nas pessoas ao seu redor e faz com que suas ideias sejam mais respeitadas e acreditadas.
Se atualize sempre!
Conhecimento nunca é demais e ao se tratar de empreendedorismo, é necessário bastante dedicação e uma atualização constante nos mais diversos assuntos que se relacionam com o negócio! A tributação e leis trabalhistas, por exemplo, vivem mudando no Brasil, e somente um empreendedor bem-informado acaba sabendo destas mudanças. Além disso, vivemos em um mundo em transformação e é preciso estar sempre muito bem-preparado para o que estiver por vir.
Fonte: Sebrae
No comment yet, add your voice below!