Você está preparado para empreender em 2023? Veja algumas ideias que separamos para você!
Dizem que são nos momentos de crise que surgem oportunidades. Embora a economia esteja passando por um período instável no Brasil, encontrar o nicho certo para apostar em um novo investimento pode ser uma porta para novos caminhos para um futuro de sucesso.
Não há como prever com 100% de precisão qual mercado trará mais lucratividade para seus investidores, porém existem estatísticas que apontam para determinadas áreas que devem ter um crescimento significativo nas próximas décadas. Separamos aqui algumas perguntas chave que qualquer investidor deve fazer a si mesmo antes de decidir colocar capital em qualquer negócio. Também é importante lembrar que uma decisão de investimento deve ser estratégica e muito planejamento. Aqui, incluímos apenas algumas sugestões e ideias para que você possa se aprofundar antes de abrir uma empresa ou de tomar qualquer decisão no futuro.
Estude o mercado
O primeiro passo ao decidir abrir um negócio é analisar quais indústrias e negócios menores estão demonstrando crescimento em mercado e popularidade. Procure ler pesquisas e dados embasados sobre o mercado o qual pretende investir, estude o público-alvo, as estratégias de outras empresas que deram certo e também as que não deram certo. A internet é sua aliada nesse processo. Gaste o tempo que for preciso analisando e estudando seu nicho para construir um plano de negócio sólido.
De olho nas tendências
Tecnologia: Cada vez, o mercado tem buscado incorporar a Realidade Virtual de forma inovadora em seus modelos de negócio com o objetivo de tornar a parte operacional mais eficiente e melhorar a experiência de compra do cliente. O mesmo acontece com a Inteligência Artificial. Sem sair de casa, essas tecnologias proporcionam ao público a possibilidade de viver a experiência que o produto ou serviço oferece sem sair de casa.
Assistentes virtuais como Alexa e Siri devem estar cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Iniciativas como Cidades Inteligentes planejadas por Inteligência Artificial, apontam para um futuro onde as cidades serão mais sustentáveis e organizadas por meio de sistemas automatizados.
Clubes de Assinatura: Popular e em crescimento desde 2021, segundo levantamento da CNN Brasil, os serviços de Clube de Assinatura prometem permanecer fortes no mercado. Seja nos nichos de vinhos, cervejas artesanais, livros em edições exclusivas, produtos de beleza, comidas saudáveis, entre muitos outros, esse é um mercado que deve atingir 75% das empresas em 2023.
Alimentação: Com o retorno das atividades sociais após a vacinação contra o COVID, investir em um negócio como esse pode ser muito lucrativo. É claro que você deve estudar o mercado no qual deseja ingressar para identificar quais serviços de buffet estão com alta demanda.
Drop Shipping: Nesse modelo de negócio, a empresa que vende o serviço ou produto mantém o estoque e o processo de compra e venda de forma terceirizada. Todos os pedidos são atendidos e enviados diretamente de um atacadista. Dessa maneira, o empreendedor consegue focar seus esforços nas estratégias de marketing e business.
Consultorias Online: Outra grande mudança implementada do dia para a noite durante a pandemia foi o uso de videochamadas como meio de comunicação essencial para milhões de empresas e seus funcionários. Isso significou um encurtamento de distâncias e um aumento nos negócios que são geridos integralmente online. Os serviços de consultoria e aulas online via chamadas de vídeo devem continuar crescendo no futuro.
Marketing de Afiliados: É um modelo de negócio onde uma pessoa filiada ganha comissão através divulgando o serviço de outra empresa. A Amazon e as empresas B2W (Submarino e Lojas Americanas) oferecem links específicos a influenciadores e quando seus seguidores utilizam esses links para realizar uma compra no site, o influenciador ganha uma comissão da venda. Números apontam que apenas nos Estados Unidos, houve um aumento de 10% nos gastos com Marketing de Afiliados a cada ano, o que significa que, até 2022, esse número chegará a US$ 6,8 bilhões.
Social Media: As redes sociais não vão a lugar algum. Mais do que nunca, profissionais de Social Media e Marketing Digital são essenciais para qualquer negócio se firmar na internet e alcançar seu potencial máximo. Investir em empresas nesse nicho certamente pode trazer grandes retornos financeiros diante da grande demanda de mercado.
Energia Elétrica: Não é de hoje que as mudanças climáticas são uma grande preocupação para as grandes e pequenas indústrias. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o aquecimento global está atingindo níveis sem precedentes. Isso significa que a mudança é urgente. Por esse motivo, empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente ou cujo negócio visa diminuir os impactos do ser humano sobre o planeta têm uma grande chance de se consolidar no futuro, principalmente no que diz respeito a novas iniciativas de energia limpa e renovável.
Um pequeno negócio
Começar a empreender não significa apenas estar disposto a entrar nos grandes mercados. Pequenos negócios também têm grande potencial de crescer em 2023:
Capinhas de celular: Como um dos países líderes no mercado de smartphones, a popularidade das capinhas de celular é enorme e apresentam-se como uma ótima oportunidade de negócio, principalmente trabalhando com produtos personalizados.
Feito à mão: As suas habilidades manuais são uma grande oportunidade de negócio. Itens de cerâmica, artes digitais, papelarias online, doces, bolos, entre muitos outros, podem se tornar uma fonte de renda expressiva. As redes sociais nesse tipo de negócio são essenciais para atrair novos clientes e crescer.
Os caminhos são muitos e o importante é planejamento e organização, mas também coragem para se tornar um empreendedor de sucesso, e caso precise de uma ajuda para abrir sua empresa conte com a OSP Contabilidade!
Fonte: Jornal Contábil
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