Confira algumas dicas essenciais para contratar colaboradores e não perder nenhum talento!
Reter talentos é um grande desafio nas empresas. É comum contratar alguém muito bom, mas não conseguir manter o colaborador dentro do negócio. A área de gestão de pessoas deve estar muito bem estruturada para evitar esse problema. Mas vale lembrar que tudo começa justamente na contratação!
Se a contratação for mal feita, o prejuízo pode ser enorme, tanto em termos financeiros, como na queda de produtividade. Então se você quer saber como contratar colaboradores da forma certa, continue lendo essa matéria onde daremos algumas dicas essenciais para empreendedores e profissionais da área de gestão de pessoas!
Como contratar colaboradores:
Defina o perfil da vaga
Pode parecer obvio, mas muitos recrutadores se esquecem desse passo essencial. O ponto de partida para uma seleção eficiente é ter em mente o perfil ideal de profissional que sua empresa precisa. Faça a si mesmo algumas perguntas como: qual atividade ele(a) deverá realizar? Qual nível escolar exigido? Que tipo de profissional estou procurando?
Responda a essas questões de forma simples e trace o perfil necessário antes de iniciar a seleção para contratar colaboradores. Tenha um cuidado ao selecionar o perfil do funcionário para compor seu time. É importante que ele deve ser compatível com os outros colaboradores.
Divulgue nos lugares certos
O processo de divulgação da vaga também é muito importante, pois quanto mais candidatos recrutados, maiores são as chances de encontrar alguém com o perfil que se espera. Para isso, crie uma espécie de anúncio, que seja objetivo e claro, com todas as informações sobre a vaga.
Escolha divulgar nos canais mais adequados para o seu tipo de negócio, que pode ser tanto nas redes sociais, grupos de Facebook, portais de vaga, bancos de currículos gratuitos etc. Divulgue também a vaga internamente e para conhecidos, pois uma indicação de confiança é sempre muito bem vinda na hora de contratar colaboradores.
Seja claro e objetivo na entrevista
Durante a entrevista para contratar colaboradores, você deve ser claro com o candidato sobre o que a empresa busca, seus valores, atribuições que o escolhido irá desempenhar, benefícios oferecidos, possibilidades de crescimento profissional e muito mais. O candidato deve entender perfeitamente suas obrigações e direitos. Assim, ele saberá se está disposto a aceitar o desafio ou não.
Vá pela razão, e não pelo coração
Muitas pessoas cometem esse erro comum na contratação, que é seguir seu coração e não a razão. Isso aumenta muito as chances de escolher o candidato ideal. Tudo bem, existem sim casos isolados de pessoas que não tinham um currículo ideal mas se mostraram ser funcionários exemplares. Mas na hora de escolher, leve em conta as experiências ou a potencialidade do candidato em primeiro lugar. Isso se torna mais fácil se a empresa tem sua lista de critérios bem estabelecida.
Analise o tempo de experiência
Mesmo que você tenha todos os cuidados do mundo na hora de contratar, pode acontecer de o funcionário não se adaptar à empresa ou suas funções. Ou até mesmo que você não tenha escolhido o candidato certo. E é justamente para isso que serve o período de experiência, para avaliar e analisar o desempenho do colaborador após a contratação.
Realize acompanhamentos periódicos para ver se as atividades estão sendo realizadas corretamente e se o funcionário está cumprindo com as normas da empresa. Caso a resposta seja negativa, faça o desligamento antes do período de experiência. Do contrário, isso pode gerar custos e perda na qualidade das funções desempenhadas.
E aí, gostou dessa dica de como contratar colaboradores ideais? Conhece outras dicas que poderiam ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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