Skip to content

Empreendedor trabalha muito, mas sente que falta tempo para a empresa, mostra pesquisa

Segundo levantamento do Sebrae-SP, donos de negócios têm jornada média de 9,3 horas por dia; mulheres são as mais afetadas pela sensação de falta de tempo

Com uma média 9,3 horas de trabalho por dia, os empreendedores costumam ter uma jornada mais longa do que funcionários com registro em carteira. Mesmo trabalhando aos fins de semana, porém, muitos sentem que não têm tempo suficiente para cuidar da própria empresa. É o que mpstra a pesquisa “Tempo do empreendedor”, realizada pelo Sebrae-SP e divulgada com exclusividade para PEGN.

Os dados foram coletados entre 23 de agosto e 9 de setembro por meio de 800 entrevistas telefônicas com empreendedores do estado de São Paulo. A pesquisa mostrou que a média de horas trabalhadas é diretamente proporcional ao tamanho do negócio, sendo de 9,2 horas para o microempreendedor individual (MEI), 9,7 horas em microempresas e 9,9 horas em empresas de pequeno porte.

78% dos empreendedores costumam trabalhar aos sábados, dedicando cerca de 7 horas desse dia para os negócios. Na comparação entre gêneros, 81% das mulheres trabalham aos sábados, contra 74% dos homens. A parcela de 33% dos empreendedores (homens e mulheres) que trabalha aos domingos tem jornada média de 6,3 horas nesse dia.

Ainda assim, 45% dos empreendedores dizem faltar tempo para a empresa. A sensação é maior entre as mulheres – afeta 51% delas e 40% dos homens.

O atendimento aos clientes é a atividade que mais ocupa o tempo dos empreendedores, com 3,9 horas do dia dedicadas a essa tarefa. Uma média de 1,7 hora é usada para resolver imprevistos. Entre os entrevistados, 43% dizem acreditar que esses acontecimentos fazem parte da atividade. Apenas 18% creditam os imprevistos a erros ou falta de planejamento. Os imprevistos pessoais ou familiares afetam mais as mulheres (41%) do que os homens (34%).

A pesquisa mostrou também a diferença na divisão do tempo entre atividades pessoais e trabalho entre os gêneros. Elas gastam 5,5 horas do dia com questões pessoais, enquanto para eles o tempo gasto é de 4,7 horas. Considerando o trabalho doméstico, homens gastam 1,2 hora e as mulheres, 2,1 horas.

O tempo para descanso também foi analisado, e o levantamento revela que empreendedores dormem 6,7 horas por noite, em média. Apesar de 59% considerarem que é tempo suficiente, 37% avaliam que não é o bastante. Uma parcela de 4% considera que é mais tempo do que precisam.

Segundo Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP, é comum que o dono de uma pequena empresa seja o primeiro a chegar e o último a sair. Ainda assim, é possível fazer uma gestão do tempo de maneira inteligente. “Ele deve se empenhar em pensar o negócio estrategicamente em vez de ficar mergulhado em tarefas operacionais que, sempre que possível, devem ser delegadas a outras pessoas.”

Fonte: PEGN

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!