Google Meu Negócio, ferramenta que pode auxiliar seu negócio a conseguir mais clientes pela internet e ainda melhorar sua comunicação com eles
Independente de qual seja o segmento do seu negócio, você já deve imaginar que estar na primeira página do Google pode te ajudar muito a conseguir novos clientes, certo? Mas o problema é que muita gente ainda não conhece muito bem como o Google pode impulsionar o seu negócio.
Além das incríveis ferramentas que auxiliam o Marketing e produção de conteúdo, o Google também ajuda muitas lojas físicas. Utilizando o Google Meu Negócio, você pode atrair clientes potenciais para o seu negócio, receber comentários sobre o seu produto e serviço, avaliações, e muito mais! Continue lendo para entender melhor a utilização desse recurso:
Google Meu Negócio – como ele pode auxiliar seu negócio:
Crie sua conta no Google Meu Negócio
Para criar sua conta de forma gratuita, você deve clicar nesse link: https://www.google.com.br/business/
Em seguida, preencha o formulário com algumas perguntas básicas sobre o seu negócio. Preste atenção nos detalhes para não preencher nada errado, mas sem pressão pois você pode editar tudo posteriormente.
Então, você será redirecionado para uma página onde você deverá preencher as informações sobre o seu negócio, como:
- Endereço
- Horário de funcionamento
- Estacionamento
- Forma de pagamento
- Ofertas
- Tipo de produto ou serviço
Assim que todos os campos forem preenchidos, o Google irá enviar uma carta com um código para o seu endereço para verificação da conta. Esse procedimento pode levar de 3 a 4 semanas, dependendo da localização. E assim que o local for confirmado, ele já começará a aparecer nas pesquisas do Google.
É essencial que você mantenha todas as suas informações atualizadas pois imagine você como um cliente, e pense o quanto seria ruim não encontrar o endereço do local que você está buscando, ou o número só cair na caixa postal. Isso causa uma impressão péssima da sua empresa, e o cliente nem ao menos chegou a utilizar seu serviço.
Publique fotos
Quando uma pessoa busca pela sua marca no Google, os dois pontos que são mais importantes e com certeza aparecerão para ele são: avaliações e fotos. Mas, nesse momento, falaremos apenas sobre a segunda.
De acordo com o próprio Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.
Você pode incluir a foto do interior do seu estabelecimento, do seu produto (se for uma pizzaria, uma foto de algum sabor de pizza, por exemplo), da fachada do local, e muito mais. Mas certifique-se de que as fotos sejam bem tiradas para que o seu negócio não fique com a sua imagem manchada.
Procure ganhar boas avaliações
Um dos pontos mais influentes na decisão de compra dos consumidores é a opinião de outros clientes. Normalmente, esse tipo de avaliação gera mais influência do que qualquer outro tipo de propaganda ou publicidade institucional.
Porém, antes mesmo de conseguir as avaliações positivas na ferramenta, trabalhe para que o atendimento na sua empresa e nas redes sociais seja impecável. Além disso, as ofertas devem ser altamente qualificadas, os preços competitivos, e os comentários devem receber uma devida atenção.
Com uma experiência agradável e motivadora para os clientes, será fácil receber boas avaliações no seu Google Meu Negócio. Mas, caso seus clientes ainda não tenham consciência disso, incentive-os a fazerem seus comentários e avaliações. Trabalhe isso de três formas:
- Peça à sua equipe para que eles solicitem gentilmente aos clientes que o façam quando entregarem a conta e estes já estiverem indo embora. Essa estratégia deve ser muito bem treinada para que o cliente não interprete isso de forma ruim.
- Espalhe cartazes e displays no seu negócio estimulando os clientes a deixarem suas avaliações.
- Envie um e-mail pedindo sua opinião sobre o atendimento 24 horas depois do cliente ter comparecido à sua loja. Mostre que você se preocupa com a opinião dele, e também confira aqui algumas dicas para não errar no e-mail marketing.
Monitore as estatísticas
Em seu painel de controle, além de adicionar e editar as informações sobre o seu negócio, é possível também acompanhar os resultados do seu perfil no Google Meu Negócio. Alguns dados importantes que devem ser monitorados são
- visualizações, cliques e seguidores
- média de classificação dada pelos clientes
- quantidade de comentários
- chamadas feitas e rotas traçadas
Isso é uma ótima forma de criar novas estratégias, perceber como o seu serviço pode melhorar, o que está funcionando e também é uma maneira de interagir com os consumidores, respondendo seus comentários. Além disso, traz mais controle para você administrar seu perfil na plataforma.
Concluindo
Independente do porte da sua empresa, considere o Google Meu Negócio se quiser ter uma presença melhor na internet. A ferramenta pode auxiliá-lo a ser mais facilmente encontrado, além de permitir uma melhor comunicação com seus clientes.
Você já está utilizando essa ferramenta para a sua empresa? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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