Entenda o que é o Inbound Marketing, estratégia que pode fazer sua empresa atrair cada vez mais clientes
Nos últimos anos, muita coisa mudou. Inclusive a forma de fazer marketing. Hoje em dia, os consumidores querem cada vez mais se informar, e cada vez menos receberem interrupções comerciais. O marketing como conhecíamos, com propaganda invasivas, spams na caixa de entrada e ligações de telemarketing é uma estratégia ultrapassada, e quem produz conteúdo e arranja formas de entregá-lo atrai mais público, fecha mais vendas e conquistas mais fãs.
Essa nova forma de fazer marketing é o chamado Inbound Marketing. Se você não está familiarizado com o termo, não se assuste. Explicaremos a seguir:
- O que é Inbound Marketing;
- Benefícios do Inbound Marketing;
- Etapas do Marketing de Atração;
- Principais elementos.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de táticas, estratégias e ferramentas de marketing digital usadas em sintonia para a atração de novos leads e prospects. Sua ideia é criar e compartilhar conteúdos de qualidade direcionados para um público-alvo. Essa personalização age como uma espécie de imã que atrai esses potenciais clientes quando eles estão em busca de produtos ou serviços.
Diferente do Marketing Tradicional, ou Outbound Marketing, essa tática se baseia em ganhar o interesse das pessoas, ao invés de comprá-las. O “velho marketing” empurra os produtos e/ou serviços para chamar a atenção do cliente. Dessa forma, o Inbound se mostra como muito mais positivo, tanto para o cliente, que não é bombardeado de anúncios e propagandas, quanto para as empresas, que conquistam seus clientes de forma natural e confiável.
Na prática, se trata de mostrar o quanto você entende de determinado assunto e é autoridade, para assim atrair e educar os internautas desde o primeiro contato com o site da sua empresa, até o momento de fechar a venda.
Benefícios do Inbound Marketing
Custos reduzidos
Quando você produz um conteúdo on-line no seu blog, por exemplo, você tem ele disponível por tempo ilimitado, sem precisar gerar novos custos. Além disso, você pode avaliar os seus resultados em tempo real, fazer alterações sempre que necessário, e não necessita de grandes estruturas para ser desenvolvido. Resumindo, é um tipo de marketing muito mais acessível!
Melhor relacionamento com os consumidores
As pessoas não querem mais serem interrompidas com propagandas invasivas. Essas estratégias não funcionam mais para as vendas. Com o Inbound Marketing, o consumidor vem até você, e isso constrói um relacionamento mais humanizado. A empresa não possui mais o papel de insistente e se torna uma amiga do cliente.
Publicidade no contexto
Com o Marketing de Atração, você produz o assunto certo para as pessoas certas. Ou seja, você tem a possibilidade de desenvolver conteúdos precisamente personalizados, de acordo com as preferências, estilo de vida, região, faixa etária e muito mais, tudo para o seu público-alvo. Isso chega diretamente a ele, dependendo do seu comportamento apresentado na internet.
Etapas do Marketing de Atração
A metodologia se desenrola em cinco etapas, e são elas:
1. Atração: Comece atraindo seu público para o site da empresa, e para isso você deve utilizar postagens no blog que sejam relevantes, leves e objetivas. Nesse primeiro momento, o cliente ainda está descobrindo que possui um problema.
2. Conversão: Em seguida, seu objetivo é conseguir as informações sobre esse visitante, que até o momento ainda é anônimo. Assim que fizer isso, você estará transformando-o em um lead. Isso pode ser feito por meio de formulários, CTAs e landing pages, onde você oferece materiais que eduquem esse internauta, paralelamente instigando sua curiosidade.
3. Fechamento: O próximo passo é onde a pessoa já sabe que possui um problema, e o conhece. Se você educá-la corretamente a respeito do assunto, esse será o momento em que ela irá comparar os produtos para fechar a compra. Algumas opções para que ele considere seu produto ou serviço são muito bem-vindas, como testes, consultas grátis e gráficos comparativos.
4. Encantamento: Você conseguiu fechar a compra? Ótimo, mas não acaba por ai! É necessário também encantar seus clientes, para que eles se tornem verdadeiros promotores da sua marca de forma espontânea. Para isso, você pode desenvolver breves pesquisas de satisfação, dicas de como utilizar o produto adquirido, e muito mais.
5. Análise: Por fim, é necessário desenvolver estudos sobre a estratégia, o que foi feito que deu certo e o que não deu. Não se esqueça de que o processo não é, necessariamente, linear. Uma pessoa pode passar pelas mesmas etapas diversas vezes até que ela compre seu produto ou serviço efetivamente.
Principais elementos
O Marketing de Atração integra diversos componentes, como ebooks, infográficos, fóruns, vídeos, e muito mais. Mas basicamente, se resume em quatro elementos essenciais, que são:
Blog
Como já citamos anteriormente, um blog corporativo é uma ótima aposta para iniciar seu relacionamento com o público-alvo. Comece produzindo conteúdos relevantes, e se os artigos e matérias forem bem escritos, seus potenciais clientes enxergarão sua empresa com mais reconhecimento de autoridade no assunto. Ou seja, você será uma referência sempre que eles quiserem saber mais sobre o seu segmento.
Mídias Sociais
Hoje em dia, a maior parte das pessoas gasta horas navegando nas redes sociais, por isso é extremamente importante que a sua empresa também tenha presença online. Crie uma página para seu negócio, compartilhe seus conteúdos e também de terceiros.
Além de estar visível para mais pessoas, você também terá a oportunidade de ouvir o que seus clientes têm a dizer por meio de comentários, mensagens, etc. Dessa forma, é possível identificar o que pode ser mudado e melhorar de acordo com a demanda dos consumidores.
SEO
Quando seu consumidor procurar pelo seu serviço ou produto na internet, como ele irá encontrar sua empresa? Pelas ferramentas de busca! As técnicas de SEO funcionam dentro dos sites, blogs e e-commerces para otimizá-los de acordo com os melhores funcionamentos e práticas do Google, Bing e outros mecanismos de busca.
Aprenda a utilizar as palavras-chave adequadas para o seu negócio, pensando sempre com a mente do seu consumidor. Quais seriam as palavras exatas que ele procuraria até encontrar a sua empresa? A partir daí, utilize a palavra-chave no título, URL, descrição e também nas imagens que você utilizar em seu site.
Muitas pessoas tendem a pensar que o email marketing já está ultrapassado, mas não apostar nele pode ser um grande erro. O email marketing serve como um canal de contato direto com as pessoas que tem interesse em seus conteúdos e em sua empresa.
Ele é uma ótima forma de manter contato com seus leads, especialmente por meio do envio regular de newsletter, por exemplo, de acordo com a etapa em que seu cliente se encontra. Com isso, suas chances de ter sucesso são muito maiores.
Você já está desenvolvendo Inbound Marketing na sua empresa? Pensa em começar essa estratégia? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
1 Comment
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