Você está pensando em investir em marketing digital, mas não sabe se é realmente o momento? Confira este artigo!
O marketing digital chegou para ficar e, infelizmente, quem não aderir estará cada vez mais perdendo competitividade no mercado. Isso porque diariamente milhares de buscas são realizadas em motores de buscas.
Além disso, há, atualmente, o Brasil tem milhões de pessoas conectadas à internet, diz IBGE. O dado indica que seu cliente está online e que seu concorrente pode estar tentando conquistá-lo com estratégias online. Por isso, é essencial entender se chegou a hora de investir em marketing digital.
Mas, afinal, você sabe o que é marketing digital?
Há diversas definições sobre o que é marketing digital. Contudo, podemos conceituar o termo como um conjunto de ações online que são desenvolvidas, a partir de uma estratégia, visando atrair e fidelizar clientes, bem como estabelecer uma marca.
Diante disso, por meio do marketing digital, uma empresa pode promover seus produtos e serviços nas mídias sociais, como sites, redes sociais, motores de busca etc. Além disso, pode criar um relacionamento mais próximo com o cliente visando promover a fidelização.
O conjunto de ações online ainda fazem com que a empresa consiga transmitir sua missão, visão e valores. Desta forma, ela consegue, com objetividade, estabelecer sua marca por meio de uma comunicação horizontalizada com os clientes.
Qual é a importância do marketing digital?
Para entender quais são as vantagens, é essencial destacar que, atualmente, o Brasil conta com 116 milhões de pessoas conectadas à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesse sentido, estamos falando de usar uma estratégia que pode atingir mais da metade da população brasileira. Isso, em si, já é algo vantajoso, né? Afinal, amplifica a voz da empresa. Só que não para por aí. Veja abaixo outras vantagens!
#Baixo investimento inicial: antigamente, a publicidade era algo praticado, principalmente, por grandes empresas. Isso porque anunciar em rádio, TV, jornais e revistas exigia um alto investimento.
Felizmente, os tempos mudaram e o avanço tecnológico permitiu que as ações publicitárias ficassem mais democráticas no online, já que o investimento inicial no marketing digital é muito mais baixo.
#Mensurar resultado: diferente da publicidade offline, no qual é difícil mensurar o resultado do investimento, o marketing digital é muito mais prático. Ele é desenvolvido a partir de métricas que permitem saber exatamente qual foi o impacto de cada ação.
#Estratégias direcionadas para o público ideal: quando uma empresa faz um anúncio em um outdoor, ela não sabe exatamente quem receberá o conteúdo. Já no online é diferente. Todos os anúncios são segmentados, ou seja, são desenvolvidos para um público-alvo que tem todas as características para se tornar um potencial cliente. Sendo assim, há muito mais chances de sucesso.
“Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los” – Philip Kotler, professor universitário e maior especialista em Marketing.
Quando é o momento de investir em marketing digital?
É possível que você tenha percebido que investir em marketing digital pode proporcionar diversos benefícios para o seu negócio, certo? Contudo, você pode ainda estar em dúvida. Pensando nisso, decidimos listar os momentos ideais para investir em marketing digital.
1. O negócio não consegue obter resultados satisfatórios com publicidade offline.
2. Todos os concorrentes investem em marketing digital.
3. A empresa não está conseguindo fidelizar os clientes.
4. O negócio não consegue definir um público-alvo.
5. O faturamento está baixo.
6. A empresa não consegue manter um diálogo com seus consumidores.
7. Os clientes reclamam de falta de informação sobre os produtos e serviços.
8. Sua marca está perdendo relevância no mercado.
9. Os clientes estão insatisfeitos.
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