A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (14) a versão pré-preenchida da declaração do Imposto de Renda 2022. Esta versão agiliza o preenchimento e evita erros porque já apresenta as principais informações do contribuinte.
Esses dados são fornecidos por diversas fontes à Receita Federal, como empresas, bancos, INSS, planos de saúde, médicos, hospitais e imobiliárias. Basta que você confira as informações.
Salários ou aposentadoria recebidos no ano passado, despesas com saúde, rendimentos de aplicações, entre outros dados, são preenchidos automaticamente.
Se houver algum erro ou divergência nos dados, você pode procurar a fonte daquela informação (empresa, médico, banco etc) e pedir a correção, evitando que sua declaração caia na malha fina.
Neste ano, a versão pré-preenchida estará disponível em todas as plataformas existentes de preenchimento da declaração: o programa instalado no computador; o aplicativo “Meu Imposto de Renda” para celular e tablet; e diretamente no site da Receita, para preenchimento on-line da declaração.
Para utilizar a versão pré-preenchida, é necessário que você tenha acesso ao sistema de sites do governo (gov.br) com nível de segurança “prata” ou “ouro”. Veja aqui mais orientações sobre como obter acesso ao sistema gov.br.
Se você vai utilizar o programa de preenchimento da declaração no computador, pode optar pela declaração pré-preenchida na tela inicial do programa.
Abra o programa, clique em “Nova” e, em seguida, escolha “Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida”.
Em seguida, confirme se a declaração é “própria” ou se você vai fazer a declaração de outra pessoa “por procuração”. Na sequência, o programa irá direcionar você para a página do seu navegador de internet. Nela, você deverá informar o CPF e senha de acesso ao sistema gov.br.
Após a confirmação dos dados no site gov.br, retorne ao programa do IR 2022 para concluir a importação dos dados da declaração pré-preenchida.
Fonte: UOL
No comment yet, add your voice below!