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5 lições de empreendedorismo para aprender com a Netflix

O que você verá neste artigo:

Após ultrapassar a marca de 100 milhões de usuários, a Netflix pode ampliar ainda mais a sua quantidade de clientes. Isso porque um número cada vez maior de operadoras de TV a cabo dos EUA (e do mundo) está planejando se aliar a pioneira em serviço de transmissão.

Alguns provedores pretendem vender o serviço como uma parte de seus pacotes de vídeo e internet. A Charter Communications, terceira maior do país, disponibilizará a Netflix por meio de decodificadores da TV, junto a mais de uma dúzia de operadoras de televisão por assinatura americanas.

Na França, a Altice está tentando essa abordagem, e pretende ampliar o acordo para os Estados Unidos. Porém, as negociações ainda se mantém privadas.

Isso serve como uma importante lição sobre o ambiente competitivo, e como é possível transformar um concorrente em aliado para o crescimento de ambas as empresas.

Porém, um dos maiores erros no mundo dos negócios é que a maioria das empresas não reconhece que seus concorrentes podem fazer algo que também poderá ser usado dentro da própria empresa.

Principalmente por orgulho, não querem aceitar que as ideias que os concorrentes apresentam é benéfica para todos. Quanta inovação, progresso e melhorias podem ser utilizadas para o bem de todos?

E não é só isso, a Netflix ainda pode ensinar muitas outras lições para os novos empreendedores que desejam alcançar o sucesso. Confira algumas dicas e lições que essa gigante tem para passar! Continue lendo:

5 lições de empreendedorismo com a Netflix:

1. Ande lado a lado com a inovação

No começo, a empresa entregava DVDs, mas com o tempo percebeu que deveria fazer a entrega por streaming e adquirir consumidores pela internet. Depois disso, a logística foi deixada de lado, e no lugar, os esforços foram focados na mineração de dados.

Eles perceberam que aquele modelo de negócio já estava ultrapassado e se reinventaram. Hoje, é um dos maiores cases de sucesso que estudou o mercado, inovou e saiu na frente de seus concorrentes.

DICA: Em um cenário cada vez mais competitivo, é necessário estudar o mercado, os consumidores, e oferecer novos produtos/serviços ou aperfeiçoar o que você já tem.

Só assim, será possível se diferenciar e destacar perante os concorrentes. Além disso, deve-se estar atualizado às tendências, novas tecnologias e inovações, pois isso pode fazer uma grande diferença.

2. Entenda seus consumidores

Caso você já tenha utilizado a Netflix, você provavelmente já percebeu que a plataforma sugere algumas recomendações de filmes e séries. Ele segmenta essas sugestões com base no histórico do que cada cliente assistiu nos últimos meses.

A partir disso, conseguiu prever, antes mesmo de lançar, qual os temas para suas produções trariam resultados melhores.

Isso é muito importante para desenvolver as estratégias de qualquer empresa. Cada cliente estará em um estágio do funil de vendas diferente, e a forma como você irá abordá-lo, o conteúdo que você irá criar para ele, também será diferente.

3. Crie conteúdo original

A empresa costumava disponibilizar apenas filmes e séries outras empresas produziam. Porém, após ganhar terreno na casa das pessoas, a Netflix começou a surpreender com suas produções originais.

Desde então, a empresa oferece uma mistura de programação original e conteúdo comprado de outros estúdios e redes, e já lançou grandes sucessos, como Narcos, House of Cards, Orange is the New Black e muitas outras séries e filmes.

Quando estiver fazendo marketing digital, sua empresa pode compartilhar conteúdos de terceiros, mas por que não mostrar aos seus clientes que você é expert no assunto?

Faça um esforço para criar seus próprios conteúdos em um blog ou nas redes sociais. Isso irá aumentar a sua visibilidade online e entregar valor para seus consumidores ou possíveis clientes.

4. Aposte nas redes sociais

A equipe da empresa está sempre presente nas redes sociais e não perde qualquer oportunidade de gerar engajamento com os consumidores. Com postagens divertidas e respondendo o máximo de comentários, a Netflix faz o máximo para se aproximar do público e interagir com ele pela internet.

Sites, redes sociais e blogs devem ser bem utilizadas por sua empresa. Tudo bem se isso não fizer parte do seu foco de atuação, mas lembre-se: esteja onde seu concorrente esta.

Se você perceber que ele possui presença online, talvez seja hora de considerar essa possibilidade para o seu negócio também.

5. Encante seu público alvo

A Netflix oferece um mês gratuito de seu serviço para que as pessoas tenham a chance de experimentá-lo. Ao fazer isso, o usuário tem a oportunidade de verificar se realmente gosta dos conteúdos disponibilizados pela plataforma.

Ofereça o melhor relacionamento possível com seu cliente, pois isso pode ser essencial na hora de fechar um negócio. Ao criar um atendimento personalizado e humanizado, você não só irá atrair seu cliente, como também tem altas chances de fidelizá-lo. Um cliente fiel pode trazer novos clientes – as vezes, tão fiéis quanto ele.


A história, visão a longo prazo, construção de um bom relacionamento com seus clientes e inovação da Netflix servem como ótimas lições para os empreendedores. Você está seguindo alguma dessas dicas na sua empresa?

Conhece outras que poderiam entrar nessa lista? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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