Conheça o programa do Google para ensinar marketing digital para PMEs ao redor do país
O Google está praticamente em “missão de catequização” neste segundo semestre. O diretor de vendas de soluções de marketing Rodrigo Rodrigues está viajando em nome da empresa por todo país para disseminar os ensinamentos e conceitos para pequenas empresas.
Os poucos empreendimentos ainda sofrem com uma melhor infraestrutura na internet, e por isso acabam usando muito pouco da web para as vendas. Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae SP, do começo do ano, foi revelado que somente 34,2% dos empreendedores divulgam seus produtos.
O principal objetivo do executivo a frente da gigante norte-americana é trazer mais assertividade nas ações de marketing digital das pequenas empresas. Durante o Black Friday, por exemplo, a empresa trabalhará de forma intensiva com os empresários.
Uma das ferramentas que a empresa tem trabalhado para os micro e pequenos empreendedores é o Google Meu Negócio. Ela tem ganhado uma força e novas atualizações nos últimos meses pelo mercado brasileiro.
Marketing Digital para PMEs
“As empresas começam a entender agora que o meio digital oferece uma experiência mais completa de vendas”
Para a Pequenas Empresas Grandes Negócios, Rodrigues revelou: “a gente quer ajudar a educar o mercado. Se educamos, o empreendedor ganha mais. E a gente ganha mais, vendendo mais”.
O executivo afirmou ainda que outro exemplo do interesse do Google nos empreendedores brasileiros são o que chama de caravanas de capacitação. Essas acontecem em cidades como Natal, Teresina, Brasilia e Salvador.
O principal objetivo do projeto é apresentar as funcionalidades do Google Meu Negócio para pequenas empresas que não fazem parte do eixo Rio-São Paulo.
“A gente vê em projetos como esse uma oportunidade de apresentar o Google aos pequenos empreendedores. Queremos mostrar que é possível aplicar automação em empresas de todos os portes, em qualquer lugar do Brasil”, afirma Rodrigues.
O empreendedor marcou presença também em eventos como a Feira do Empreendedor e afirmou: “queremos impactar ainda mais pessoas, porque sabemos a importância de se comercializar com o auxílio da internet”.
Black Friday
Rodrigues disse que a principal atividade será focada durante o Black Friday deste ano. A empresa contará com ações exclusivas para esse período, que só perde em número de vendas para o Natal e Dia das Mães.
A ideia é ajudar os pequenos negócios que ainda não estão inseridos no ambiente digital a aproveitarem o aumento do número de vendas. A mesma prática deve acontecer também no Natal se der certo, mas a empresa ainda não tem detalhes de como funcionará a ação.
“Sazonalidade é um dos pontos que temos mais investido. Sabemos da dificuldade que os empreendedores têm em competir com as grandes empresas. Estar online já é o início de uma estratégia mais focada”, diz.
Outros serviços
O que também está no planejamento do Google é o investimento na customização nos anúncios para os pequenos negócios. Rodrigues afirma que “o consumidor busca algo mais refinado”, e não é contra os panfletos. Porém, ele disse ainda que o Google trabalha com assertividade. Quando o empreendedor procura por eles, ele tem acesso a ferramentas mais precisas.
Outra novidade ainda está sendo testada fora do Brasil, em versão beta. É o Google Local Services, tecnologia que conecta empresas e clientes a prestadores de serviço. Para Rodrigues, esse nicho de empreendedores poderá se beneficiar da aplicação. “Ainda não sabemos quando chegará ao Brasil, mas sabemos que atende”.
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Fonte: PEGN
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