Você sabe o que é um marido de aluguel? Este profissional realiza diferentes tipos de reparos residenciais e soluciona diversos problemas do lar, desde problemas no encanamento, até a instalação de um varal.
Há situações em que alguns serviços não podem ser realizados por qualquer um, por isso a contratação de um marido de aluguel garante que nada de errado e o problema não volte a se repetir.
Se interessou? Confira este guia com tudo o que você precisa saber para montar um serviço de marido de aluguel!
O que é um marido de aluguel?
O marido de aluguel é um profissional capacitado para a prestação de serviços de reparos domésticos. Ele executa desde trabalhos mais simples, como instalações de cortinas e varais, pequenas pinturas, montagem e desmontagem de móveis, e, até mesmo, troca de chuveiro, troca de fechadura, pequenos reparos elétricos e hidráulicos etc. É por isso que esse profissional também é chamado de “faz tudo”.
Mercado
Segundo o PNAD – IBGE, calcula-se que o Brasil possua cerca de 62,8 milhões de residências, sendo 73% casas e 27% apartamentos. Deste total, estima-se que 80% necessitem de manutenção pelo menos uma vez ao ano. As empresas de serviços de reparos residenciais têm conquistado mercado devido à crescente falta de tempo dos consumidores e por, de certa forma, poder oferecer maior segurança jurídica nos serviços prestados.
A vida atribulada nas grandes cidades faz com que muitas pessoas na hora de realizar um reparo em sua residência optem por contratar uma empresa especializada, evitando eventuais contratempos na contratação de trabalhadores “informais”. Embora não existam estatísticas oficiais, trabalhadores informais exercem uma concorrência significativa para os empreendedores deste segmento. Centros urbanos demandam serviços de reparos e limpeza residencial, que podem ser estendidos a centros periféricos através de unidades volantes.
Principais serviços prestados
São muitas as manutenções e instalações que podem ser realizadas por um marido de aluguel. Confira alguns dos serviços a domicílio possíveis de serem oferecidos:
- Alvenaria: pequenos serviços de construção, demolição ou reformas em estruturas, paredes, colocação de pisos e azulejos, gesso, madeira, serviços em geral;
- Gesseiro: instalação e reforma de gessos e sancas e instalação e reforma de paredes de drywall;
- Chaveiro: instalação de fechaduras em residências, troca de segredo e cópias de chaves;
- Elétrica: instalação de disjuntores, fusíveis, tomadas, interruptores, lâmpadas e quadros de luz; extensões para novas ligações elétricas, instalação e manutenção de chuveiros, torneiras elétricas, ventiladores, condicionadores de ar e de aparelhos eletrônicos (home theater, computador, interfone, antenas, internet, extensões de telefone, etc.); reparos elétricos em geral;
- Hidráulica: eliminação de goteiras e vazamentos em geral; limpeza de caixa d’água, desentupimentos de canos e calhas, reparos hidráulicos em válvulas, torneiras, sifões e caixas acopladas; instalação de vaso sanitário, ducha higiênica e filtro de cozinha;
- Jardinagem: manutenção do jardim, paisagismo, poda de árvores e gramados, limpeza de terrenos, adubação, irrigação e plantio em geral;
- Pintura: pintura em fachadas e ambientes internos; pequenos reparos em paredes, portas e janelas;
- Diversos: montagem e desmontagem de móveis para mudança; troca de puxadores e dobradiças de armários, estantes e roupeiros; instalação de suportes de TV; manutenção e ajustes especiais em cadeiras de rodas e bicicletas; reposição de vidros e telhas; instalação de cortinas e persianas; troca de válvulas e mangueiras para fogões à gás; manutenção e reparo de portões automáticos e de câmeras de vigilância.
O que eu preciso para abrir uma empresa de marido de aluguel?
Assim como qualquer negócio, abrir uma empresa de marido de aluguel exige algumas obrigatoriedades e procedimentos a serem seguidos. É importante estar atento a cada uma dessas etapas e, claro, contar com a ajuda de um contador especializado em cada uma delas.
1 – Elabore um plano de negócios
O plano de negócios serve para que o empreendedor descreva seu negócio, os objetivos dele e os passos que devem ser dados para alcançá-los, além de possibilitar que você tenha uma visão mais abrangente do mercado e da sua própria empresa. No plano de negócios você irá definir os serviços que serão oferecidos. Além disso, o plano de negócios também faz o detalhamento da questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da sua empresa de reparos domésticos.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Resumo dos principais pontos de um Plano de Negócios
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
2 – Escolha a localização
A localização é um dos principais pontos de sucesso de qualquer empreendimento. Para você que deseja montar um serviço de marido de aluguel, será preciso considerar aspectos como acessibilidade, proximidade de pontos de ônibus, metrôs e estacionamentos, visibilidade, um local em vias com grande fluxo de pessoas e a claro, a segurança da região.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.
3 – Pense na estrutura e nos equipamentos
A estrutura para montar um serviço de marido de aluguel servirá apenas para instalar e armazenar as ferramentas e, caso necessário, uma pequena sala comercial para o escritório do empreendedor já basta.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Enceradeira;
- Aspiradores de pó e líquidos;
- Máquina de hidrojato;
- Vassouras de diversos tipos, rodos, esfregões, panos, escovas e discos para enceradeiras, esponjas de limpeza, baldes, escada e carrinho funcional;
- Martelo;
- Chaves de fendas e chaves Philips;
- Alicates;
- Chave de parafuso ajustável;
- Chave para tubulações;
- Pincéis;
- Serra marmore e serra tico-tico;
- Serra manual;
- Furadeiras;
- Marretas;
- Talhadeira;
- Entre outros.
4 – Saiba como divulgar
A divulgação é a ferramenta mais importante para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes em potencial. Para o empreendedor que deseja montar um serviço de marido de aluguel, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fator determinante para o sucesso do negócio.
Mas antes de tudo, é importante fazer a definição do seu público alvo, conforme os serviços prestados. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para o seu negócio..
O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar a sua empresa conhecida. Você poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele pode divulgar os serviços prestados.
Como dica de negócio, é imprescindível que o empreendedor realize com frequência pesquisas de mercado, de público-alvo e de concorrência para tentar identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém no mercado e claro, oferecê-los em seu negócio como diferencial.
Como abrir um serviço de marido de aluguel?
Assim como abrir como qualquer outro negócio, existem burocracias e exigências requeridas no processo. Mas não se preocupe! Nós do Abertura Simples produzimos um manual completo para que você possa montar seu serviço de marido de aluguel de forma tranquila e sem dor de cabeça!
Para garantir que tudo ocorra dentro do esperado, é importante estar atento à legislação envolvida, documentação necessária e ter em mente o tipo de empresa que você deseja abrir, se você contará com sócios, entre outras informações que impactarão no regime tributário do seu negócio. Para te ajudar com essas etapas burocráticas, ressaltamos a importância de se contar com a consultoria de um contador especializado neste segmento.
Se interessou pela prestação de serviços de marido de aluguel, mas não sabe como abrir este empreendimento? Veja o passo a passo a seguir:
1 – Identifique o tipo de atividade
Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que o seu serviço atuará. Existem três designações. Porém, a que mais se enquadra para o setor é a de prestação de serviços, onde o trabalho é realizado a título de mão de obra física ou intelectual.
2 – Escolha a natureza jurídica
Para ajudar a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra, é indispensável que se verifique a natureza jurídica do mesmo.
Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.
3 – Defina o porte da empresa
Será preciso definir o porte da empresa a partir do faturamento da mesma.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R $ 81 mil por ano e não permite com que o participante como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R $ 360 mil.
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R $ 360 mil e vai até R $ 4,8 milhões.
4 – Reúna a Documentos necessários para abrir um serviço de marido de aluguel
É preciso apresentar alguns documentos importantes na hora de abrir este serviço. Alguns dos documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por esta razão, é essencial que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e se atente a todas as datas e prazos estipulados.
Confira os documentos necessários para abrir um serviço de marido de aluguel:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Todos esses documentos devem ser levados até a Junta Comercial do Estado para que possam ser protocolados e, assim, o seu negócio estará registrado perante os órgãos oficiais.
Também é importante ressaltar que para solicitar o Alvará de Funcionamento será preciso apresentar algumas documentações, que são:
- Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
- O Alvará de funcionamento pode ser solicitado gratuitamente pela internet e este documento será emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.
5 – Abra um CNPJ
O processo de abertura de um CNPJ é relativamente simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal quando você abrir o CNPJ.
Dentro do site, faça o download do Programa Básico de Entrada. Em seguida, é preciso preencher e enviar o documento pelos Correios para a Receita Federal ou o leve pessoalmente.
Como montar um serviço de marido de aluguel com sócios?
Caso você abra um centro estético com sócios, além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar estes outros:
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- Certidão de casamento (se casado);
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Como é possível ver, abrir uma empresa não é um processo simples, envolve burocracias e várias exigências. Para te ajudar, o Abertura Simples produziu este E-book completo com o passo a passo de como abrir uma empresa, para você baixar e aprender tudo o que é necessário para abrir seu próprio negócio.
Baixe gratuitamente o E-book “ Como abrir uma empresa? Manual Completo “. O manual te ajudará com o passo a passo completo para abrir seu próprio negócio!
9 Comments
Muito bom, artigo sobre marido de aluguel.
Acredito que o item principal para abrir um negocio de marido de aluguel; É ser do ramo e ter experiencia.
As vezes o serviço é simples e bem basico, mas tem serviços que são bem complexos.
Gostei muito do artigo sou marido de aluguel.
infelizmente a muito gente trabalhado sem se regularizar neste setor, mais e indispensável este eme acordo com a leis par pode ter sua proteção na hora de trabalhar.
Obrigado por compartilhar
Gostei muito da Matéria obrigado por compartilhar
Este post me fez abrir os olhos para uma nova oportunidade no mercado, obrigado pelas excelentes explicações! É uma ótima saída nessa pandemia!
Ótima Material explica muito bem o que da uma marido de aluguel faz tudo em manutenção Residêncial
Belo artigo, é preciso de regularizar sem contar que para trabalhar pra algumas empresas tem que fornecer nota fiscal.
Legal o obrigado por compartilhar