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Networking: saiba como fazer em eventos onde não conhece ninguém

Eventos de final de ano são uma ótima oportunidade para ampliar conexões profissionais.

Estabelecer contatos e conversas em eventos profissionais nem sempre é fácil, no entanto é um passo importante para estender a rede de conhecidos.

Por isso, confira dicas de especialistas em carreira sobre como estabelecer novas conexões durante esses eventos e abrir os horizontes profissionais, além de fazer um networking de qualidade.

Planeje o networking


“Networking bom depende de autoconhecimento. O que você pretende alcançar e o que pode oferecer aos outros?”, diz a diretora de marketing global, Gisele Perasolo Alves.

Ela diz planejar muito bem o que vai fazer em cada um dos eventos e encontros, já que o tempo é curto e quer aproveitar ao máximo o fato de estar ali.

Estudar os assuntos, o que eles podem render e as pessoas que podem estar lá e que possam trazer riqueza e conhecimento para sua vida e carreira são bons pontos de partida.

É interessante já ir com seu “elevator pitch”, que éo resumo do que você faz que caiba no tempo de uma viagem de elevador, preparado.

“Se alguém perguntar o que você está fazendo ou que projeto está desenvolvendo, é bom ter isso na ponta da língua e saber priorizar o que quer comunicar.”

Esqueça a hierarquia


O receio de se aproximar de altos executivos ou de empresárias famosas pode reduzir suas chances de contatos e oportunidades.

“Não gosto de começar a conversa ‘trocando cartões’. Prefiro me colocar de igual para igual com quem está ali, enxergando-o como um ser humano”, diz Perasolo.

Não pensar no cargo ajuda também a tirar o peso e o receio de não ser aceito ou de não ter nada a dizer.

Mapeie o ambiente


Ao entrar em um lugar cheio de gente, identifique pessoas que também estão sozinhas. Aquelas que estão acompanhadas geralmente permanecem entre seus conhecidos.

“Se você for com colegas, se afaste um pouco e dê espaço para conhecer gente nova e novas ideias. Esse é o objetivo de ir a um evento de trabalho e de fazer networking”, diz a especialista em comunicação e sócia da Linguagem Direta, Juliana Algodoal.

Guarde o celular no bolso


“Ficar olhando no celular pode ser um ponto de apoio para lidar com a timidez quando não se conhece ninguém, mas se você fizer isso não vai estabelecer conexões com quem está presente”, diz Algodoal.

Em vez de olhar no celular, é importante cuidar da expressão, “esboce um leve sorriso”, estabelecendo um contato visual com as pessoas. Assim, será possível ver que alguém também está olhando e terá um motivo para se aproximar e puxar assunto.

Aproveite o cantinho do café


Se aproxime da mesa do café ou dos petiscos, pois todo mundo vai passar por ali. Use o momento para comentar sobre algo que está saboroso, pergunte se a pessoa já experimentou o que está nos pratos e daí comece a conversar sobre outros assuntos.

Inove nos assuntos


É interessante compartilhar algo que faz e que saia do padrão. Um hobby ou uma experiência vivenciada e que possa despertar interesse e incentivar as pessoas a contarem algo sobre elas.

Trazer um ponto que chamou a atenção sobre a palestra que foi dada ou citar um filme ou livro que tenha a ver com o assunto do evento também pode render conversas mais duradouras.

Ouça mais, fale menos


“Não precisa ‘chegar chegando’. Mostre-se interessado em ouvir, sorria, tenha uma atitude aberta. Faça algum comentário positivo, demonstrando interesse no outro.

Se souber algo sobre a pessoa, pode comentar para abrir a conversa: ‘ouvi coisas boas a seu respeito’”, diz a consultora organizacional e professora da FGV, Caroline Marcon.

Faça perguntas que geram conversas


“A maioria das pessoas ficam ansiosas com o que vão dizer para agradar ou impressionar o outro nesse tipo de evento. No entanto, a melhor abordagem para um networking de valor é focar no que você vai perguntar”, diz Marcon.

Perguntar sobre o que a pessoa mais gostou na palestra ou que tipo de problema os clientes mais trazem é um jeito de incentivar as pessoas a falarem e estabelecer um bate-papo.

“Se você pergunta onde a pessoa trabalha ou o nome dela apenas, a conversa acaba ali”, diz Algodoal.

Ofereça algo de valor para o outro


Não existe networking sem troca. O profissional vai aumentar suas conexões e precisa oferecer a elas algo de valor também.

Se possível, ofereça uma dica útil dentro da sua especialidade, faça um convite para um evento de interesse da pessoa.

“Se alguém comentou que quer aprender a meditar e você frequenta um grupo de meditação, pode convidar a pessoa a participar de uma sessão para conhecer o trabalho”, diz Marcon.

Fonte: Contábeis

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