Não perca mais tempo. Descubra aqui o que é Marketing de Guerrilha e por que você precisa usá-lo nas ações de divulgação da sua empresa:
Sempre houve duas necessidades no ser humano: A de se reinventar, sempre, e a de divulgar todas essas mudanças. Por este motivo, podemos dizer que o marketing, nas suas muitas vertentes oferece o espaço perfeito para toda essa inovação.
Uma dessas várias formas é justamente o Marketing de Guerrilha que, cada vez mais, vem ganhando espaço pelo alto impacto que causa, mesmo sem gastar muito. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo para saber mais:
CONFIRA AQUI TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O QUE É MARKETING GUERRILHA!
O que é Marketing de Guerrilha?
O Marketing de Guerrilha é uma estratégia utilizada por empreendedores que desejam promover os seus produtos e serviços de uma forma pouco convencional. É uma tática alternativa, feita para criar uma experiência memorável no consumidor, algo que todo mundo que, não é mesmo?
Para uma campanha de Marketing de Guerrilha ser eficiente e bem-sucedida, não é necessário gastar grandes quantias em dinheiro. Mais importante é ter criatividade e energia. E é exatamente por isso que ações desse tipo são feitas muitas vezes em lugares públicos, de grande circulação de pessoas, como shoppings, parques e praias.
Apesar de ser conhecido como na atualidade por campanhas que fizeram muito sucesso online, o Marketing de Guerrilha surgiu antes da internet, nas mídias tradicionais. O conceito foi criado pelo escritor norte-americano Jay Conrad Levinson, que no ano de 1984 publicou o livro Guerrilla Marketing.
Por que o meu negócio deve investir no Marketing de Guerrilha?
Essa estratégia cresce a cada da que passa, já que a promessa dessa forma de marketing é fazer mais com menos custo, certo? Mas, além disso, o que será que faz com que os resultados sejam tão expressivos ao ponto de investir o Marketing de Guerrilha na minha empresa?
A resposta para essa pergunta é que o diferencial que essa abordagem tem, já que todos nós somos bombardeados com um volume gigantesco de informações, tarefas urgentes e prazos apertados. Sendo assim, é natural ficarmos mais seletivos quanto ao que merece nosso tempo e atenção, certo?
Por isso, os anúncios convencionais se tornaram uma distração facilmente descartáveis, já que os consumidores já estão tão acostumados com eles que nem se importam de prestar atenção.
Portanto, com o objetivo de justamente prender a atenção do público para algo novo, o Marketing de Guerrilha é ideal para os anúncios serem impossíveis de se ignorar, criando acima de tudo, uma impressão duradoura na mente dos clientes, provocando uma reação no consumidor, fazendo ele reavaliar suas prioridades e hábitos pessoais, métodos de trabalho ou mesmo por “mencionar” indiretamente, claro, algum concorrente.
3 Cases de sucesso para você se inspirar
Já sabe o que é Marketing de Guerrilha? Agora chegou a hora de se inspirar com 3 cases de sucesso, e pensar em algo parecido para utilizar com a sua marca. Confira:
Frontline
A marca de antipulgas Frontline colocou no chão do primeiro piso de um shopping na Indonésia uma imagem gigante de um cão se coçando. Os clientes do estabelecimento podiam caminhar normalmente sobre a figura, mas, quando vistos do segundo piso, suas cabeças pareciam pulgas no cachorro.
Kit Kat
Uma ação simples e criativa da Nestlé foi pintar um banco de madeira com as cores do Kit Kat, metade chocolate e metade embalagem. A pintura ficou bem fiel ao doce e deve ter deixado bastante gente com vontade de comer chocolate depois do almoço.
Netflix
Em setembro de 2017, a provedora de filmes espalhou por cidades dos Estados Unidos placas com a frase: “Netflix é uma piada”. Foi o suficiente para que usuários do Twitter começassem a especular se os outdoors se tratavam de um ataque da concorrência. No final, descobriu-se que a ideia era divulgar as novas parcerias que o serviço de streaming fez com grandes nomes da comédia, como Jerry Seinfeld, Ellen DeGeneres e Chris Rock.
Quais são as táticas essências do Marketing de Guerrilha?
Descobrindo o que é Marketing de Guerrilha, fica cada vez maior a vontade de implementá-lo em seu negócio, não é mesmo? E para conseguir a eficiência dessa estratégia, as táticas são implantadas com o objetivo de obter o máximo de exposição para uma marca ou seus produtos ou serviços para um investimento mínimo de tempo, custo e outros recursos.
Além disso, ele serve também para inspirar os empresários com orçamentos limitados, com a ideia de que não é preciso dinheiro para capturar a imaginação de seu público-alvo e converter esse interesse em novas vendas.
As seis táticas de Marketing de Guerrilha essenciais para o sucesso das suas ações são:
- Compreender a maneira como o público-alvo pensa (e se comporta);
- Ser criativo no desenvolvimento de táticas de marketing;
- Medir o sucesso não pelo número de novos clientes e lucros, e sim nas vendas;
- Desenvolver parcerias estratégicas com outras organizações para alcançar objetivos comuns;
- Aproveitar a mídia livre;
- Tomar decisões rápidas, usando agilidade para flanquear concorrentes maiores;
3 dicas para realizar um Marketing de Guerrilha de sucesso:
Conheça seus clientes
A primeira dica para você que já sabe o que é Marketing de Guerrilha e quer executá-lo em seu empreendimento é: conheça muito, muito bem os seus clientes. Isso inclui tanto os seus consumidores atuais, quanto os que têm potencial de ser um e por isso, é imprescindível que você leve em tona as personas do seu negócio neste momento.
Não faça nada que não se pareça com a sua marca
O Marketing de Guerrilha não precisa ser seguido de uma única forma e, ao contrário disso, para ter sucesso com ele é preciso que ele se pareça com o seu perfil. Enquanto algumas campanhas conseguem ser muito engraçadas, outras miram diretamente para a provocação e o desafio. O importante mesmo é não fugir das suas origens, por que o seu segmento permite uma linguagem mais leve e descontraída, siga esse caminho.
Seja original
Um elemento essencial das táticas de Guerrilha é a originalidade e a criatividade. Não dá para se dar bem só por copiar o que já deu certo em outros casos. Não importa o quanto uma ideia já provada pareça fazer sentido para o seu negócio: é sempre melhor e mais eficiente apostar em uma ideia original.
E aí, agora que você já sabe o que é Marketing de Guerrilha, está esperando o que para realizar esta ação na sua empresa? Vale ressaltar que essa estratégia, ao mesmo tempo em que ele é impactante, esse impacto pode ser tanto bom como ruim. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que a ação não tenha um efeito contrário ao que você espera e gere reação negativa do público.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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